Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Formato de instalação do Windows 10 e partição


-FelKs-

Posts recomendados

Olá, atualmente utilizo o Windows 10 Pro, possuo um HD de 1TB e não possuo SSD, gostaria de saber em relação ao HD devo deixa-lo em formato MBR OU GPT ? E na questão do pendrive, devo deixa-lo bootável em FAT32 ou NTFS ? 

obs: o pendrive possui 32GB, mesmo que o formato FAT32 não permita arquivos maiores de 4GB, eu consegui fazer a instalação através do Rufus normalmente utilizando o FAT32, porém não sei se é o formato que eu deva usar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kisarashi Olá!

 

-MBR ou GPT?

Obs.: Alguns sistemas mais antigos não suportam GPT.

  • MBR suporta apenas 4 partições primarias, GPT suporta até 128(Por isso muito servidores utilizam GPT).
  • MBR suporta 2 Terabyte, GPT suporta 9.4 Zettabyte (Equivalente a 9.4e+9 Terabyte).
  • MBR é melhor para computadores antigos. GPT seria mais adequado para computadores modernos.
  • GPT é mais resiliente a erros.

Enfim, se seu computador / sistema suportar utilize GPT.

 

- FAT32 ou NTFS

  • FAT32, limite de arquivos 268,173,300 para clusters de 32 KiB. NTFS 4,294,967,295 (2^32-1)
  • Atributos para FAT32, Somente leitura, volume, oculto, diretório, sistema, arquivo. para NTFS, Somente leitura, oculto, sistema, off-line, temporário, compactado, arquivamento, sem conteúdo indexado.
  • FAT32 não suporta criptografia, NTFS sim.
  • FAT32 A compactação de arquivos não é possível, NTFS sim.

Fat32 é compativel com a maioria dos dipositivos que você for utilizar o seu pendrive. Mas, se for possível utilize NTFS, é recente possui mais tecnologias de segurança.

 

Espero ter lhe ajudado, até mais!

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sannoy Bom, no caso do GPT meu PC já está, acredito que mesmo ele tendo a placa-mãe antiga, ele consegue suportar, até agora não apresentou nenhum problema, mas estou preocupado com esse FAT32, ele afeta alguma coisa no desempenho do sistema ? Pois eu não mexi no Rufus, deixei padrão, ele recomendou FAT32 e 16 quilobytes por padrão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kisarashi FAT32 em um pendrive bootável para instalar os sistemas da Microsoft, Windows 7, 8, 8.1, etc. Seria para tornar o pendrive bootável compátivel com a maioria dos sistemas/computadores sendo antigos ou novos.

 

Por padrão, a maioria dos software's, para criar pendrive bootável irá escolher FAT32, Por quê? vai que utilize NTFS e o pendrive bootável não da boot no sistema/computador...

 

O desempenho seria apenas na hora que você for utilizar o pendrive, mas irá variar mais por causa da versão USB, que você estiver utilizando.

 

Em questão de segurança varia porquê, segurança invólve diversos fatores mas, se entendi o que você está dizendo, seria mais a questão do arquivo .iso em si estar comprometido ou o sistema que você criou o pendrive bootável. Bem difícil, alguem explorar um vulnerabilidade no seu sistema instalado espeficamente porque ele foi instalado por um pendrive utilizando FAT32...

 

Exemplo: O CVE-2014-4115, Explora uma vulnerabilidade no FAT mas, um Hacker se, for explorar, irá ter planos maiores em mente porque, se for explorada com sucesso, O Hacker terá a chance de alterar o kernel de sistemas Microsoft Windows – Vista, Server 2003, and Server 2008, obtendo previlégios elevados. Mas, segundo o [Boletim de segurança - MS14-063] já foi lançada uma atualização de segurança.

 

Espero ter lhe ajudado, até mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo em sistemas antigos voce pode usar GPT. Eu tenho um computador bem antigo aqui, um LGA 775 de 10 anos atrás, e coloquei um SSD nele para deixa-lo mais ágil. O SSD esta formatado em GPT e conectado a uma porta SATA 2, ele esta rodando o windows 10 super bem e faz o boot em 15 segundos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Kisarashi disse:

possuo um HD de 1TB e não possuo SSD, gostaria de saber em relação ao HD devo deixa-lo em formato MBR OU GPT

MBR e GPT são Tabelas de Partições, para Windows 10 o recomendável é a GPT

 

13 horas atrás, Kisarashi disse:

E na questão do pendrive, devo deixa-lo bootável em FAT32 ou NTFS ? 

O padrão do Rufus é o FAT32, somente quando o install.wim ou install.esd for maior que 4GB ele usará o NTFS

Logo use o padrão dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...