Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde queridos, tudo bem?

Recentemente comprei um Samsung Ativ Book 6 (já usado) e logo de cara comecei a enfrentar problemas de congelamentos ao tentar rodar jogos. Geralmente quando tento iniciar o jogo (ainda na tela de carregamento) ou com o jogo recentemente iniciado, o notebook congela, tendo que ser desligado via power button.

Esse notebook possui duas placas de video: uma Intel HD Graphics 4000 e uma AMD HD8850m. Aparentemente, deixando apenas a primeira habilitada, o note não enfrenta esses problemas. Só que essa placa não tem uma fração do poder da AMD, principalmente em jogos e para usos de programas mais pesados. Tentei atualizar drivers, voltar nas versões, fazer esse tipo de maracutaia até que, ao finalizar a instalação de do Adrenalin 2020 (ou 2019, realmente não me lembro bem) o note congelou por completo. Ai sempre que iniciava o note, após inserir a senha do usuario, o note congelava (assim como nos jogos). Tive que resetar o Windows e instalar o basico novamente. Não mexi mais nos drivers, somente instalei o Afterburner e a demo do Crysis. Consegui jogar algumas vezes sem travar, mas o problema ocorreu novamente (reiterando, isso aconteceu com outras demos também). Esse problema parece independer da temperatura dos dispositivos, já que ocorre enquanto o jogo está sendo iniciado (e o Afterburner mostra que as temperaturas estão "baixas"). Porém, durante o gaming, o processador beira os 100° e a placa uns 90~95°.

Andei pesquisando por ai e a galera parece ter enfrentando problemas com um Dell que tem uma configuração muito parecida, principalmente passando para o Windows 10. Mas esses problemas já tem um ou mais anos e não são exatamente similares aos que estou passando. Alguns perceberam que a retroiluminação do teclado apagou ao instalar o Windows 10 (coisa que nem sabia que o dispositivo tinha até tomar conhecimento desses problemas e que realmente continua não tendo). Além disso, a iluminação do monitor deixou de ser customizavel (o que realmente percebi ao tentar mudar pelo teclado).

Atualmente, as versões dos drivers da Intel HD e da AMD são:

AMD: 26.20.15002.61

Intel: 10.18.10.4276

Gostaria muito de saber como sanar esse problema de forma permanente pois, mais uma vez, tenho necessidades de usar o processamento gráfico no talo. 

- Especificações do Notebook -

Core i5 3230M 2,6Ghz (3,2Ghz em Boost)

8GB RAM DDR3 1600

Intel HD Graphics 4000

AMD Radeon HD 8850M

HD 1TB

Postado

Eu tinha um notebook que dava o mesmo problema, mas era um i7 da 4 geração.. com uma placa de video de 2gb..

Eu abri o note...e limpei ele...depois o congelamento parou...

Postado

@Lucashu3 Interessante. Bem, me parece estranho que o problema aqui seja esse porque, como disse, as temperaturas ao iniciar o game parecem normais. Mas vou tentar abrir o note aqui, limpar, trocar a pasta e comentar aqui se deu certo

Postado
3 minutos atrás, LFelixD disse:

@Lucashu3 Interessante. Bem, me parece estranho que o problema aqui seja esse porque, como disse, as temperaturas ao iniciar o game parecem normais. Mas vou tentar abrir o note aqui, limpar, trocar a pasta e comentar aqui se deu certo

As vezes cara comprar aqueles cooler que serve de apoio pro notebook também ajuda a manter uma temperatura melhor..como o notebook o espaço é pequeno..temperaturas altas..dependendo do jogo ...fica meio alta mesmo..

Postado

Ainda não realizei a limpeza. Estou esperando chegar uma boa pasta térmica e alcool iso pra realizar a troca da pasta e a limpeza da vetoinha dos coolers.

Mas enquanto isso fui fazendo outros testes. Como vi que muitos usuários tiveram problemas com o Windows 10, instalei aqui em conjunto uma versão do Windows 8.1 (esse note era 8.1, até a usuaria anterior atualizar para o 10). Ai o problema não era mais congelamento nos games, mas sim que o sistema estava apresentando tela preta ao iniciar os jogos. Então, após um bocado de pesquisa, resolvi procurar pela renomeação da placa (que foi de HD8850m para R9 M265x) no Yotube e achei o video de um usuário que, utilizando de Safe Mode, DDU, Catalyst 14 (que agora está datado mas que na época eram os drivers atuais da AMD) e Afterburner conseguia resolver o problema. Fiz o experimento no WIndows 8.1 e deu certo! Bem, talvez não 100% porque em algumas vezes iniciais que tento rodar a demo do crysis o programa fecha e há congelamentos ocasionais em Farcry (mas que travam por 2 segundos e já volta). Mas está muito mais jogável do que antes.

O complicado é que, aparentemente, por vias normais (na real por via alguma) eu consigo voltar do Windows 10 pro 8.1, e isso seria bom para que eu tivesse uma versão do 8.1 autenticada e pudesse atualizar. O que mata ainda mais é que, sem querer, acabei retirando a product key da etiqueta que ficava em baixo do note e, após a limpeza aqui em casa, o role foi embora. Vou ver se contactando o fabricante ou a Microsoft dá pra resolver isso, mas pelo jeito não. Tentei utilizar as chaves que aparecem utilizando sofware para verificar a chave do Windows e que está na Bios, mas elas não serviram.

De qualquer forma, a aparente lição que ficou é que a fabricante não soube lidar muito bem com possível incompatibilidade de alguns componentes com a atualização pro Windows 10 e nem fez questão de informar os usuários, ou talvez a própria AMD que tenha cagad* na história. Ainda vou fazer a limpeza no note para ver se sano os problemas de altas temperaturas que mencionei lá em cima, mas por hora parece que isso é o máximo que consigo fazer para desfrutar do processamento gráfico desse note (e na real se eu conseguir de alguma forma validar o Windows 8.1 e não tiver mais problemas, me dou por satisfeito).

Ainda sim, se alguém enfrentou problemas similares no Windows 10 e conseguiu resolver ainda nele, comenta aqui ou coloca o link de alguém que tenha conseguido por favor 😄

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!