Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mudança de internet 2x de 10 megas e 1 switch para juntar, estaria tudo certo?


Posts recomendados

Bom, estou optando por cancelar a Oi Velox aqui de casa que vai subir pra R$200 mês que vem, se eu quiser manter no preço atual tenho que voltar para a fidelidade, então aqui tem uma provedora de internet via rádio que é até estável de ping e download que fornecem serviços até de 10 megas, então estava pensando em contratar 2 serviços de 10 megas (Vai dar R$160) e juntar com um load balance (TL-R470T+) para poder ter 20 megas assim... Isso daria certo ou tem algo errado?

 

Ping da via radio chega a 30ms ou menos, ping da Oi fica 80ms ou mais...

 

Aceito sugestões caso haja como melhorar isso... (Obs: TL-R470T+ ta por uns R$224, se tiver um melhor na mesma faixa e recomendarem eu troco)

 

Após o load balance irá passar por um Archer C60 para distribuir para LAN e Wi-fi

 

 

Desde já agradeço a ajuda

 

Isso vai ser uma boa ideia ? (A Oi é bem instável de serviço e mesmo com velocidade e upload ok gera problemas de ping...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arthur Guillermo O ideal era usar um aparelho com load balance juntando os 2 links (cabos de rede) e deixando um segundo aparelho (um roteador forte) para gerenciar a tua rede interna. Falo roteador "forte" não apenas em sinal forte de WiFi, mas sim com hardware bom, com bom processador, bastante memória e que aguente muitas conexões simultâneas, ainda mais se você joga online e/ou faz uso de programas p2p.

 

Aqui dei sorte, tenho NET Virtua desde 2017, tive 120Mega por 1 ano e faz uns 9 meses que tenho 240Mega e uso o próprio modem roteador da NET (trouxeram um Sagemcom F@st 3486 lacrado na caixa quando migrei de 120 para 240Mega), o WiFi 2.4GHz é excelente e o 5GHz idem, mas este tem o alcance curto, logo só uso a Smart TV Android Sony 4K que tenho nessa rede. O resto fica na 2.4GHz. E meu PC de mesa uso cabo de rede (o modem roteador fica do lado literalmente), uso o cabo amarelo aquele comum, faço uso intenso de p2p, jogos online, tudo ao mesmo tempo e nunca travou esse modem roteador. Tive, antes, um Arris TG1692 que também fazia tudo muito bem sem necessitar de roteador separado, fiquei com ele 1 ano e 5 meses, mas veio a queimar com um raio, aí a NET/Claro trouxe esse Sagemcom faz uns 9 meses e é um espetáculo.

 

Boa sorte amigo!! Testa só com o "router" load balance e se você notar que ele está instável ou perdendo conexão por nada, coloque um roteador parrudo pra gerenciar a tua rede, ok? Grande abraço, espero ter ajudado! :) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ciro-mota para jogos terei que fazer o mesmo? 

@ciro-mota @simforoso esse loadbalance da certo para uma rede doméstica? Vi muitos comentários ruins referente a qualidade dele... 

 

Tô pensando em comprar pelo ML já que Kabum e outros sites está fora de estoque

 

Uso o roteador a menos de um ano e não tive problemas diretamente com ele, ele permanece sempre estavel tendo problemas só com o modem/internet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arthur Guillermo Como dito, em lugares como bancos online e/ou outros serviços que necessitam de entrar com os dados bancários e/ou do cartão de crédito, o mais correto é estar usando apenas um IP público, e não uma "junção" de dois. Ao acessar banco (exemplo) pelo celular ou PC, desative o load balance e plugue apenas um dos cabos (uma assinatura) no PC (ou no roteador WiFi de sua confiança se for via celular) e aí sim faça o que tem de ser feito no banco (e outras coisas que envolvam segurança extrema, relacionados à dinheiro).

 

Fora isso, pode usar o load balance numa boa. Lembre-se também que alguns jogos tem problemas nos servidores online usando duplo NAT (2 IPs), então fique esperto com relação à isso também.

 

Pessoalmente já tive um período que tinha 2 ISPs aqui em casa (GVT 50Mb e NET 60Mb em 2015~2016) e tive bastante dor de cabeça com o load balance. Acabou que vendi o aparelho que unia os dois links, cancelei a internet da antiga GVT de 50Mega e mantive apenas a NET Vírtua de 60Mega, que passei em 2017 para 120Mega e em 2018 para 240Megas atuais. Assim, acesso banco no PC ou no celular com toda a segurança e tranquilidade, jogo online às vezes numa boa, etc. 

 

Leia mais sobre load balance em redes e os equipamentos/configurações necessárias e tire suas próprias conclusões.. a minha (breve) experiência com isso não foi muito boa, mesmo sendo links parecidos (50 e 60Mega). De 2015 pra cá resolvi investir numa internet mais cara e usá-la com cabos e WiFi aqui em casa para todo mundo (3 pessoas e 8 dispositivos WiFi). Estou bem satisfeito com os 240Mega da Net Claro, e não me incomodo com problemas de usar 2 IPs públicos na mesma "conexão" à internet.

 

Espero ter ajudado, abraços!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@simforoso no caso os 20 megas que procuro formar são do mesmo servidor de internet via rádio (se não me engano vai ser o mesmo ip... Já que é internet via rádio), serão 2 antenas recebendo 10 mega cada do provedor, passando pelo load balance que irá soltar pela porta LAN para o roteador Archer C60.

Será que mesmo assim será necessário sobre isso dos bancos?

 

 

Fiquei em dúvida entre o TL R470T+ e o TL R480T+... Será que compensa pagar R$120 a mais na versão R480T+?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arthur Guillermo Acho que francamente não compensa... a menos que os cabos de cada "assinatura" estejam próximos ao PC, aí quando você vai entrar no home banking e outros sites com muita segurança, além de os jogos mais recentes que te bloqueiem  a jogatina online por causa dos 2 IPs, aí você pluga apenas um cabo de 10Mega e usa, mas se fica longe e inacessível, procure ver na sua região uma empresa que ofereça um link maior que os 20Mega que você almeja, mas que venha por apenas 1 cabo, assim tudo é mais fácil de configurar, sem falar na questão de segurança que fica mais tranquilo de monitorar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@simforoso aqui a única que se tem é a Oi Velox, ou planos de internet da Claro que não são ilimitados para tráfego e sim com planos de 300MB+ (não megas, porém franquia)

 

Eu não queria fazer essa gambiarra até por ser rede doméstica, porém, a Oi vai ficar cara de mais se eu não pegar fidelidade e a outra que é fibra tá muito instável, a única que me resta é via rádio (que por incrível que pareça tá bem estável), porém já conversei e falaram que no máximo por antena só aceita 10 megas, as antenas são fornecidas por eles então só falta como juntar para ter um serviço de 20 megas, por isso que queria usar o load balance.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arthur Guillermo Entendo, mas puxa tem certeza que a franquia desse teu "Velox" da horrenda "Oi" é APENAS 300MB? 

Pergunto pois meu celular Claro (tenho TV, Vírtua, fixo e celular da Claro, pago tudo junto), tenho 7GB + 7GB bônus por tempo ilimitado, dá até para assistir uma twitch em 720p num consultório com a rede 4.5G da Claro, afinal para um celular consumir 14GB de dados é difícil. Não sei se o que sobra num mês eu posso usar no seguinte, tenho que ver com a Claro.

 

O meu Vírtua (internet banda larga fixa da NET/Claro), eu costumo baixar mais de 10~12TB ao mês e nunca aconteceu nada. Aliás, a ANATEL proibiu qualquer tipo de franquia para bandas largas FIXAS, o que me faz pensar que a OI Velox está te praticando uma coisa totalmente irreal e ABSURDA, pois: 1) 300MB de dados abre 2 sites de notícias com fotos e propagandas já foi toda a "franquia" de dados. E 2) Como disse, a ANATEL PROIBIU franquias de dados (downloads, uploads) em instalações fixas, seja NET, Oi, Vivo, etc. Então se você entrar na justiça contra a Oi, tendo tudo os protocolos de atendimento e as faturas em mãos, é causa ganha, pois estão indo CONTRA A ANATEL.

 

Aqui em casa meu PC fica basicamente ligado direto, vez ou outra o desligo à noite e/ou com tempestade elétrica, e ele sempre está baixando/enviando arquivos p2p, gosto disso e contratei o plano de 240Megas por R$139,90 dentro do combo TV, telefone fixo e móvel Claro, exatamente porque baixo jogos no Steam, Origin, Battle.net etc que passam dos GB (GTA V por exemplo que jogo muito passa dos 75GB de dados, fora as atualizações de 2~3GB que volta e meia eles liberam para melhorar o game). Isso é só um exemplo. 

 

300MB se você não estivesse me dizendo, eu iria dizer que era mentira, lenda urbana ou algo assim. Pois tem LEI SEVERA da ANATEL em relação à isso, estou me atendo à sua informação mesmo. Considere em falar com a Oi, não sei se sua assinatura é muito antiga, de repente cancelar e contratar no mesmo endereço com teu CPF por exemplo talvez seja interessante. Pois 300MB não dá pra nem 3 minutos de navegação pelos principais portais da internet (Youtube, Netflix e Twitch então em 2s já usaram os famosos 300MB).

 

Veja isso com calma amigo, depois volte para me dizer o que deu. Pois estão te passando a perna legal. Era para ter planos de 10Megas, ok. Mas TOTALMENTE livre pra baixar/upar arquivos ilimitadamente. No caso de 10Mega, teria que ser uma taxa de 1,1~1,3MB/s. Vê bem isso aí cara. Desculpe o texto grande mas é que fiquei muito intrigado com o que essa empresinha fundo de quintal está te fazendo. Tenho um NOJO da Oi, de 2007 até 2009 tive 1Mega deles que caía SEM MENTIRA, 30~50X numa tarde. Não dava pra trabalhar, baixar alguma coisa, assistir Youtube, nada... vieram mais de 20 "técnicos" e nada resolveu. Até que em 2010 a antiga GVT se instalou em meu bairro bem próximo à minha casa e consegui assinar 50Mega de download e 5Mega de upload, num serviço excepcional, comparado à Claro/NET que tenho hoje, zero problemas.

 

Boa sorte e depois conte o que deu. Lembre-se de cancelar para dar um "susto" neles, e se cancelarem, assina de novo (é a única aí que você disse), num CPF diferente, no teu, da sua mãe, irmã, irmão, etc. Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@simforoso  O plano da Claro para domicilio que é de 300MB+ a franquia, com um serviço não muito bom na minha região, além que para eu gastar GB em um mês teria que ser maior que uma franquia de 100GB pois no PC consumo muito...

Acabei de ver a fixa... que é a cabeada e diz não ter disponibilidade e que na minha região só usa por satélite...

 

O único que me da a Claro é sobre planos satélite ou móvel que são todos por pacote de dados, minha bisavó tem esse plano via satélite e não vale nada.

 

Aqui em minha residência é plano da Oi Velox de 20 Megas, não tem franquia limitade porém para eu manter um preço bom tenho que me manter em fidelidade, como talvez eu vá me mudar no meio do ano, não quero pagar 6 meses que não irei usar e na região tem internet melhor que da Oi, então o que eu queria colocar uma via rádio por agora que ta tendo uma estabilidade legal, ta tendo ping bom, velocidade ta puxando 100%, porém o provedor de internet via rádio falou que só pode 10 megas por antena (Eles fornecem a antena) então o plano é R$80 os 10 megas, eu pensei só eu contratar 2 vezes vou ter 20 megas por R$160, por isso a ideia de usar o load balance para fazer ele puxar 20 megas que nem a Oi puxa, só que a via rádio ta tendo um ping bem melhor que a Oi.

 

No caso o load balance é para juntar a velocidade das 2 antenas para tornar só 1, tipo é 10 e 10, ficar 20 já que o sistema dele não esta preparado ainda para minha região para puxar os 20 megas só com uma antena

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arthur Guillermo Entendo, o problema que via rádio (posso estar enganado), durante fortes tempestades de raios, deve ser impossível navegar com o ping disparando, pacotes sendo perdidos e desconexões, provenientes da interferência eletromagnética dos raios. Não sei se isso evoluiu, mas fica atento nisso.

 

Tá um dia de chuva torrencial e você vai querer relaxar um pouco e a internet tá uma droga por conta do mau tempo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@simforoso Até que parece que a atual aqui não ta tendo tanta interferência ... porém em questão da minha que sempre ta ruim (Inclusive agora ta lenta até para carregar o Clube do Hardware) é bem melhor que ficar sofrendo de mais, outra coisa que aqui na minha cidade custa muito... porém muito mesmo chover kkk, ta chovendo ali na BR-153 (500 metros da minha casa) porém na cidade não chega a chuva... Aqui é péssimo de chuva kk e geralmente não uso internet no PC, somente no celular quando esta tendo raios, afinal a área não tem para-raios nem aterramento, muito menos DPS além do que uso no computador. Meu primo inclusive trabalha nesse provedor que queria utilizar, ele costuma jogar a noite toda e não apresenta problemas na dele.

 

Porém então... ficaria certo eu usar as 2 antenas, o TL-R470T+ e o roteador Archer C60 para ter os 20 megas? fiquei bem confuso em algumas coisas depois de ler uns tópicos que para alcançar a velocidade tem que estar em conexões que repartam o arquivo tipo para download... não sei se seja bem isso, teria que usar programas específicos ou o próprio navegador conseguiria baixar a velocidade?

 

Tava pesquisando e vi que falaram que o da Mikrotik Rb750 é superior... e a questão de diferença é de R$50 entre um e o outro... porém a questão serve para fazer a junção da velocidade ou somente para caso um link cair ir para o outro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Arthur Guillermo disse:

 

Porém então... ficaria certo eu usar as 2 antenas, o TL-R470T+ e o roteador Archer C60 para ter os 20 megas? fiquei bem confuso em algumas coisas depois de ler uns tópicos que para alcançar a velocidade tem que estar em conexões que repartam o arquivo tipo para download... não sei se seja bem isso, teria que usar programas específicos ou o próprio navegador conseguiria baixar a velocidade?

Imagino que sim amigo, nunca mexi em internet via rádio, só ouvi falar. Sobre a configuração do load balance você teria que ler o manual do aparelho e/ou ver alguns tutoriais no youtube por exemplo. O roteador C60 é bom para 20Mega mas se você puder gastar um pouco mais, pega um roteador com porta gigabit 10/100/1000 pensando no futuro... pois o C60 é 10/100 as portas, e uma conexão acima de 100Mega ficaria limitada em 94~96Mega. 

 

No seu caso, agora, é 20Mega aí beleza o C60. Mas se futuramente alguma empresa como a Claro/NET cabeia tua rua e você assina 120 ou 240Mega (eu pago 139 em 240Mega acho barato) e você vai querer usar o teu roteador próprio vai ter que gastar de novo num 10/100/1000..pense nisso.

 

Espero ter ajudado, abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@simforoso O Archer C60 tenho já utilizando já faz desde o começo do ano kk, O Rb750Gr3 daria conta de fazer isso que estou querendo ? Ou seria bom pegar o TP-Link ? (Dizem que o da TP-Link costuma travar, porém é fácil de configurar, o Mikrotik é mas complexo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!