Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Configuração

processador: i9 9900kf

cooler: thermaltake 360 argb sync premium edition

mobo: asus rog strix z390 H

memorias: Kingston predator 4000mhz @3600mhz 1.35v

gpu: asus gtx 1070ti cerberus

gabinete: coolermaster Haf 932 amd edition

fonte: seventeam ST850zAF v-force series 850W.

Recentemente sai do meu i7950 para um i9 9900k, já tentei montar um set pra conseguir usar o i9 cravado em 5ghz porém tenho tido problemas com a configuração do over nessa bios nova, como era mais fácil usar a rampage do i7 antigo >.<.

Se eu deixar o perfil automático da mobo, meu processador trabalha a 5ghz na maior parte do tempo, porém quando faço um teste de stress pelo aida 64 ele vai a 85º casca e 90-95º cores, a tensão chega a picos 1.425v, já vi vários vídeos e tutoriais sobre o over  do i9 em rog strix e maximus XI, mas quando eu seto a tensão vcore em 1.32v por exemplo e clock travado em 5ghz, o pc inicia, ate consigo jogar com temperaturas adequadas na casa dos 70º, mas se rodar o teste de stress o pc acusa overheat em segundos e a danada da tensão não fica no setado, ela sobe automaticamente pra 1.39v, 1.4v, penso que esse pico de tensão é o que causa o excesso de temperatura e com o excesso de temperatura, quando no perfil da asus, o clock chega a cair pra 3.0ghz o que não faz o menor sentido, sendo que o cooler segura 4.7ghz em stress a 63º, vi vários vídeos desse water segurando o i9 a 5ghz na casa dos 80º.

Eu já troquei a pasta térmica original pela artic silver 5, melhorou um pouquinho, mas continua com o mesmo problema, o melhor resultado que tive foi usando o perfil original da intel nas configurações da bios, ele trabalha a 5ghz em alguns cores e a maioria em 4.7, quando em stress trabalham todos em 4.7ghz, porém, mesmo nesse perfil, a coisa fica estranha, ele trabalha a 4.7 por uns 30s com temperatura da casca entre 65-70º cores entre 75-80º com voltagens oscilando ate os 1.42v e então ele cai pra 4.2ghz voltagens próximas de 1v e as temperaturas caem pra 45º casca e 50º os cores.

Não me parece ser um problema do watercooler, nem de gabinete pois com ele aberto praticamente não faz diferença, e o cooler coube perfeitamente, estou com muitas duvidas. 

1 - seria o problema a mobo, que não consegue lidar com o i9 e não consegue mandar voltagens de forma estável, normalmente vejo os i9 em rog strix E (melhor mas menos bonita, a H casa perfeito no meu gabinete preto e vermelho) e a maioria em maximus XI;

2 - seria um problema da configuração da bios, estou deixando passar alguma configuração de tensão automática que fica ferrando a parada e fazendo esse incremento automático de tensão mesmo setando modo manual e especificando uma tensão (saudades da rampage onde manual é manual);

3 - seria a indestrutivel fonte de mais de 6 anos, um problema visto a sua idade, apesar de lidar bem com o i7 a 4.2ghz o i9 seria demais pra ela ( não acho que a fonte não de conta por capacidade de potencia, só se for de velhice, pois não acho que o i9 a 5ghz dissipe muito mais W que o i7950 a 4.2ghz, que possui tdp stock de 130w)

já rodei a ferramenta de analise da intel e o processador passou em tudo

Gostaria da opinião do pessoal sobre o que pode estar ocorrendo.

Minha tentativa de over foi com vcore 1.32 - vcio 1.16 - vco1.16 - dram 1.35, testei todas as config de loadline calibration e não adiantou, sempre oscila a tensão.

Postado
48 minutos atrás, azhaghal disse:

mas quando eu seto a tensão vcore em 1.32v por exemplo e clock travado em 5ghz, o pc inicia, ate consigo jogar com temperaturas adequadas na casa dos 70º, mas se rodar o teste de stress o pc acusa overheat em segundos e a danada da tensão não fica no setado, ela sobe automaticamente pra 1.39v, 1.4v, penso que esse pico de tensão é o que causa o excesso de temperatura e com o excesso de temperatura, quando no perfil da asus, o clock chega a cair pra 3.0ghz o que não faz o menor sentido, sendo que o cooler segura 4.7ghz em stress a 63º, vi vários vídeos desse water segurando o i9 a 5ghz na casa dos 80º.

Provavelmente, você tem que mexer no Load Line Calibration (LLC). Conforme as leis da física, quando você aumenta a carga, a tensão tende a cair, o que não é muito legal; é aí que entra o LLC, para tentar jogar um extra para que, em um mundo ideal, a tensão se mantenha constante. Mas existem vários níveis de LLC, e ter pouco pode não ser suficiente, ao passo que ter de mais pode causar esse pico de tensão que você está tendo, e no Auto, sabe-se lá qual deles que a mobo escolhe.

Coloque em um dos níveis medianos manualmente e veja. O ideal é que fique estável, ou então marginalmente maior que o que você pediu. Por exemplo, se setou em 1.32, seria bom que só subisse para 1.326 ou algo do gênero.

Postado

@Imakuni pois é cara, o normal seria isso, incrementos pequenos em torno da tensão setada, já testei todos os níveis de LLC da placa e sempre da esses picos, dei uma pesquisada nos fóruns da asus também e não achei nada de muito ajuda. 

• 3 semanas depois...
Postado

Em novos testes consegui deixar estável a 4.7ghz e 3600mhz das memorias com Vcore 1.2v - v system agent 1.05v - vccio 0.95v, dram 1.35v, descobri uma configuração que estipula um tempo para o processador trabalhar em full stress e depois baixar o clock automatico, essa config que fazia o clock baixar após alguns segundos de teste, desabilitando ele passou a ficar cravado em 4.7ghz no original porém as voltagens em auto atingiam os valores absurdos 1.425v de vcore, 1.44v de vccio, desliguei a tensão adaptativa e quando setei voltagens manualmente  parou de alterar as voltagens como acontecia antes e a temperatura reduziu consideravelmente.
porém  passei a utilizar o hwmonitor e por ele pude ver um valor de tensão do system agent absurdo, pela bios esta setado 1.05v que é a tensão standard, na bios informa que o valor máximo setável é 1,8v porém o hwmonitor mostra o sensor acusando 2.016v invariavelmente, mesmo que eu mude pra 1.12v - 1.2v, esse valor não altera. Tentando cravar nos 5ghz não tive mais problema com oscilação de tensão automática e de temperatura, mas não consegui estabilizar, fica utilizável, porém em stress reinicia em uns 3 min. Seria o caso de pedir um RMA dessa mobo? Fiquei cismado com essa tensão do system agent. Segue um anexo com as voltagens.

voltagens.png

• 6 meses depois...
Postado

@azhaghal

Recentemente comprei uma placa dessa e dei uma olhada aqui no seu tópico e resolvi olhar e a minha também está cravada em 2.0 mesmo eu setando manual.

Você mandou para rma essa sua placa-mãe por causa da tensão que estava cravado em 2.0 no system agent?

• 11 meses depois...
Postado

@montz cara, aparece esse valor porque a placa-mãe não tem sensor no system agent, então tudo que você setar vai ficar esse valor... Mas fica tranquilo que o que você colocar de tensão vai ser aquela! 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!