Ir ao conteúdo

Ventoinhas de gabinete com adaptador molex

Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Postado

Vou montar um computador e irei utilizar 4 ventoinhas, mas notei que a placa-mãe não tem conectores suficientes para todas as "fans" que pretendo usar. Tenho como opção principal usar cabos adaptadores molex para 3 ou 4  pinos pwm. Sei que não terei controle da rotação, mas gostaria de saber se as ventoinhas irão funcionar mesmo com o computador desligado mas conectado na tomada. A saída molex só funciona quando ligo o computador ou fica ligada direto?

Outra dúvida é quanto ao ruído. Irei utilizar "fans" AF120 da Corsair. O barulho em velocidade máxima desse modelo é muito alto?

E a opção de conectar 2 "fans" a uma saída na placa-mãe? Pelas minhas contas a corrente máxima exigida de cada saída da placa seria de 0,6 A. Tem algum problema? A placa pode ter algum defeito a longo prazo por causa disso?

• Solução
Postado
8 minutos atrás, Prescott355 disse:

Sei que não terei controle da rotação, mas gostaria de saber se as ventoinhas irão funcionar mesmo com o computador desligado mas conectado na tomada.

Não, nada a ver isso.

8 minutos atrás, Prescott355 disse:

A saída molex só funciona quando ligo o computador ou fica ligada direto?

Só quando o PC é ligado.

9 minutos atrás, Prescott355 disse:

Outra dúvida é quanto ao ruído. Irei utilizar "fans" AF120 da Corsair. O barulho em velocidade máxima desse modelo é muito alto?

Não é. 26 Db é médio para baixo.

10 minutos atrás, Prescott355 disse:

E a opção de conectar 2 "fans" a uma saída na placa-mãe? Pelas minhas contas a corrente máxima exigida de cada saída da placa seria de 0,6 A. Tem algum problema? A placa pode ter algum defeito a longo prazo por causa disso?

Algumas pessoas fazem isso com cabo Y. Sinceramente, nunca fiz nem pretendo fazer. Se extrapolar a capacidade da saída da placa-mãe posso perdê-la, e é um sacrifício que não acho válido em qualquer situação. Hoje quase todas ventoinhas vem com adaptadores molex, a rotação máxima é só lucro porque vai resfriar melhor o PC, e se for de qualidade não fará barulho. Vai durar menos por estar rodando a 100%, mas isso é um item consumível e vai ser perdido com o tempo de qualquer jeito. 

Pode instalar direto na molex sem medo. Já montei centenas de PCs assim e nunca tive qualquer problema ou complicação. Se algum dia ela falhar, compre outra e ponha no lugar (isso leva uns 8 anos ou mais).

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!