Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Prescott355

Membro Pleno
  • Posts

    29
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Prescott355 postou

  1. @Kevin Fernando , não conheço muito bem esse modelo de cooler. Pode ser que dê conta, pelo pouco que vi, mas eu ficaria com as marcas mais conhecidas, ainda que custem mais caro.
  2. Estou montando um PC gamer com um i9 e uma 2070 super. Não pretendo fazer overclock. Já tenho uma fonte de 600w da Thermaltake que está em excelente estado, é praticamente nova. Sei que vai funcionar normalmente com essa fonte, mas estou em dúvida se devo manter a fonte ou comprar uma mais forte para que funcione com mais folga. A configuração é relativamente simples e não pretendo gastar muito.
  3. Você pode instalar sim os programas no HD. Não há problema algum, fora o fato de que vão demorar a abrir por se tratar de um HD. E sim, você precisa selecionar onde vai instalar. Se não fizer isso os programas vão automaticamente ser instalados na unidade onde se encontra o Windows. Sua ideia de instalar os programas principais no SSD e os jogos no HD é ótima. Pode fazer sem medo.
  4. Tem o XFan de 120mm da Deepcool. Usei um desses recentemente e gostei muito. Bem silencioso e tem um ótimo fluxo de ar. Ele tem 2 conectores, um é molex e o outro 3 pinos, o que o deixa bem versátil. Me pareceu muito resistente também. Custa em torno de 22 reais na loja explosiva.
  5. Um bom air cooler deve dar conta. Um h411r da Cooler Master deve sobrar.
  6. Vamos por partes. Os fans de 2 pinos são os mais simples. É possível regular sua velocidade controlando a tensão, mas não tem muita precisão, até porque não informam a sua velocidade em RPM para a placa, então fica difícil saber a quantas o bicho está girando. São indicados para funcionar em velocidade única apenas. Os fans de 3 pinos são um pouco mais complexos, já que o terceiro cabo passa a informação da rotação para ser lida pela placa-mãe. Sua regulagem de velocidade é possível pelo controle da tensão da mesma forma que o de 2 pinos, mas fica mais fácil fazê-lo, já que é possível saber a sua velocidade em RPM. Não há nada que impeça sua utilização em velocidade máxima, bastando deixar na tensão nominal. Os de 4 pinos são os mais sofisticados, sendo dotados da tecnologia PWM, sigla para Pulse Width Modulation e permitem controle completo de sua velocidade, já que não apenas informam a sua velocidade RPM como também permitem o controle preciso da energia que estão recebendo, sendo possível que a placa-mãe controle com grande precisão a sua rotação. São os mais indicados para coolers e aplicações que precisam de velocidade variável, como case fans de gabinetes voltados para o silêncio de operação. De qualquer maneira recomendo que veja a disponibilidade de saídas na placa-mãe, especialmente se você quiser ter controle da rotação dos fans. Não vai adiantar muito comprar muitos fans PWM caros e ter que conectar com adaptador molex sem controle algum de velocidade. Se for para funcionar da velocidade máxima direto, compre fans molex para ligar direto na fonte ou compre os de 3 pinos e use adaptador. Via de regra, para case fans, compre 3 pinos. São baratos e versáteis. Pode ligar na placa e controlar a velocidade ou usar adaptador direto na fonte.
  7. Com esse orçamento fica meio complicado. Abaixo de 100 reais as opções são muito limitadas tanto em capacidade quanto em qualidade, geralmente tendo somente 60gb. Só o windows ocupará a metade da unidade. O maior problema disso vai ser a perda de desempenho já que SSDs cheios perdem muita velocidade. Se você aumentar um pouco o orçamento vai poder comprar modelos bem melhores, com 120gb e de marcas mais conhecidas, como Kingston e Sandisk.
  8. O de 2,5'' é voltado para notebooks. Peças para notebook tendem a ser mais caras. Além disso, HDs de 2,5" tendem a ter armazenamento limitado por seu tamanho físico menor, exigindo mais tecnologia para atingir a mesma capacidade.
  9. Valeu @WOZ Dods , muito obrigado. Ajudou demais! Vou colocar as fans no molex.
  10. Acho que um i5 de 2 núcleos vai rodar bem os programas normais. Um 660 pode ser uma boa pedida. Se quiser rodar jogos pesados recomendo um com 4 núcleos, como um 870 ou 880. Mas nesse caso você vai precisar de um cooler melhor, porque o TDP é mais alto.
  11. Vou montar um computador e irei utilizar 4 ventoinhas, mas notei que a placa-mãe não tem conectores suficientes para todas as "fans" que pretendo usar. Tenho como opção principal usar cabos adaptadores molex para 3 ou 4 pinos pwm. Sei que não terei controle da rotação, mas gostaria de saber se as ventoinhas irão funcionar mesmo com o computador desligado mas conectado na tomada. A saída molex só funciona quando ligo o computador ou fica ligada direto? Outra dúvida é quanto ao ruído. Irei utilizar "fans" AF120 da Corsair. O barulho em velocidade máxima desse modelo é muito alto? E a opção de conectar 2 "fans" a uma saída na placa-mãe? Pelas minhas contas a corrente máxima exigida de cada saída da placa seria de 0,6 A. Tem algum problema? A placa pode ter algum defeito a longo prazo por causa disso?
  12. Teoricamente os 2 HDs de 3,5" são mais rápidos que o de 2,5". Enquanto os de 3,5" giram a 7200rpm o de 2,5 gira a 5400rpm. Via de regra os HDs de maior rotação são sempre mais rápidos. Só não se pode afirmar isso com maior certeza quando há grande diferença na tecnologia usada, o que não é o caso.
  13. Sim, é normal. O i7 4790 tem alto TDP (84w) e atinge elevadas temperaturas quando muito exigido e pouco refrigerado. Limpar o cooler, o gabinete e trocar a pasta térmica por uma melhor pode baixar a temperatura um pouco, coisa de 5 a 10 graus dependendo do caso. Se quiser baixar a temperatura de verdade vai precisar de um cooler novo. Acho que um bom aircooler com heatpipes vai resolver o seu problema. Se você for usar muito para jogos e programas pesados o upgrade do cooler é altamente recomendado.
  14. A sua necessidade é bem peculiar e não existe uma receita pronta para esse tipo de uso. Em linhas gerais acredito que você vai precisar de um gabinete full ATX, com muitas baias para unidades de 2,5" e 3,5" e uma Placa-mãe ATX com muitas portas SATA. Não precisa de processador forte e nem de muita memória. Não precisa de placa gráfica e a fonte pode ser pouco potente, mas deve ser de marca confiável e ter selo 80 plus. Uns 450w devem dar conta do recado. Para armazenamento interno recomendo combinar HDs de alta capacidade com SSDs para receber os arquivos imediatamente. Um único SSD de 1TB deve funcionar bem para isso. Não precisa ser um modelo de alto desempenho, uma unidade comum da SanDisk ou Kingston devem dar conta. Para HDs a coisa é diferente. Não sei qual o volume de dados você pretende armazenar, mas partindo do pressuposto que a maioria dos computadores do mercado comporta pelo menos 1TB, o ideal é conseguir ter o backup de 4 a 6 máquinas salvos e deixar espaço físico no gabinete para upgrades. Acredito que 1 HD de 4TB deve dar conta inicialmente. Se precisar de mais basta comprar outro. A dica final é relativa ao uso. Para ter velocidade recomendo armazenar os dados que serão usados em menos tempo no SSD. Caso não precise deles imediatamente pode passar tudo do SSD para o HD e desocupar o SSD para casos mais urgentes. Se o volume de dados for baixo, vale a pena abrir mão de capacidade em nome da velocidade e usar somente SSDs. A agilidade dos SSDs vai te poupar muito tempo. Apenas dê prioridade para os SSDs capazes de suportar o uso mais intenso e de maior TBW.
  15. Qualquer notebook atual que se preze deve conseguir rodar o Microsoft Office. Apenas fuja dos notebooks com armazenamento flash de 32GB, tipo Positivo e Mutlilaser de entrada. Minha dica é buscar modelos como o Samsung Essentials E20 e Lenovo Ideapad S145 . O processador mais fraco não deve ser problema para o uso proposto, mas recomendo um upgrade do HD para um SSD e aumentar a memória para 8GB de ram.
  16. Me parece ser 80mm ou 92mm. Pelas fotos não da pra saber ao certo. Tente medir a distancia entre os parafusos opostos passando pelo centro(canto superior direito com o canto inferior esquerdo). A medida não será exata porque a distância entre os parafusos não é igual ao diâmetro exato por causa da caixa. Você vai precisar aproximar. Se der mais de 80 e menos de 92 é de 80mm se der mais de 92 e menos de 100 é porque é de 92. Torça para ser de 80mm porque é mais fácil de achar e tem várias opções.
  17. Não trabalho com edição 3D ou coisa do tipo mas tenho certo conhecimento de hardware e vou tentar ajudá-lo no que for possível. Primeiramente acredito que o seu orçamento esteja um pouco baixo porque programas de modelação 3D normalmente exigem componentes potentes, que normalmente são caros, mas vamos lá. Em primeiro lugar aviso desde já que um notebook de 2000 reais dificilmente conseguiria ter os requisitos necessários para rodar suavemente o programa que você quer. Não bastasse, os notebooks dessa faixa de preço tem refrigeração inadequada para esse tipo de uso, o que traria superaquecimento e barulho. Para piorar, o Blender requer uma placa gráfica com pelo menos 1GB de memoria, recomendando 4GB. São especificações só existem em notebooks caros e com placa de vídeo dedicada. Em suma, não vejo o notebook como uma opção viável para seu uso e orçamento. Então vamos para o desktop. Suponho que os 2000 reais não incluam os periféricos. Para montar uma máquina eu começaria escolhendo o processador. Um Pentium G5400 poderia ser uma boa pedida custando módicos 300 reais a vista em um site conhecido que começa com K (basta pesquisar a peça no Google que logo aparece o site). Para placa-mãe minha escolha seria uma Gigabyte H310M M.2 (360 reais no mesmo site). Memória eu acredito que com um pente de 8GB o programa iria rodar normalmente e deixaria outro slot livre para um futuro upgrade. A Corsair Vengeance LPX DDR4 custa uns 180 no site já referido e é uma ótima memoria. A fonte precisa ser boa. A Corsair CX450 custa 216 reais e é muito boa sendo frequentemente elogiada por aqui. O ideal seria uma capacidade maior para facilitar upgrades mas nesse orçamento fica complicado. Para placa de vídeo, uma Nvidia GTX1050 Ti pode dar conta do recado. Custa uns 616 reais. Restam apenas gabinete e armazenamento, que infelizmente ficaram prejudicados por serem menos prioritários, ainda que relevantes. Entre estes últimos recomendo que a prioridade seja o armazenamento. É nele que seu trabalho vai ficar armazenado, não vale a pena perder esses dados por conta de uma peça ruim. Eu compraria um SSD de marca conhecida, um WD green de 240 ou um SanDisk de 240 gb são bons e custam em torno de 220 no mercado livre. Sendo assim, o único gabinete que entra no orçamento é o NOX FORTE de 99 reais no site com K. De qualquer forma, recomendo que aumente o orçamento e adquira componentes melhores que esses que eu citei. Dê prioridade a um processador um pouco melhor, algo como um i3 e mais memória podem ajudar muito. Uma placa de vídeo mais potente também. Boa sorte com o projeto e se possível poste por aqui como ficou.
  18. Sim, o i7 4790 é compatível com o seu computador. Todavia o upgrade de processador pode não valer a pena, especialmente se seu uso for normal (navegação na internet, edição de texto etc). É que a memória de 4GB e o HD limitam muito o desempenho muito mais que o processador. O que recomendo é um upgrade mais conservador. Primeiro eu colocaria o SSD e aumentaria a memoria para 8GB. Se não desse conta aí sim faria os outros upgrades, mas sempre de olho no gasto porque pode não valer a pena investir muito numa máquina mais antiga.
  19. Normalmente os processadores de notebook são soldados na placa-mãe o que torna a troca muito complexa e cara. E não, você não pode colocar um processador de geração posterior ou inferior. Se o notebook estiver lento e você estiver disposto a melhorar o desempenho da máquina recomendo trocar o HD por um SSD e aumentar a memória RAM para pelo menos uns 4GB.
  20. Não vale a pena fazer upgrade do mSATA. O sistema de cache serve para acelerar um HD tradicional porque aproveita a performance do SSD para acelerar o acesso aos arquivos mais usados. Como os seus arquivos já vão estar em um SSD não adianta usar o sistema, muito menos trocar o SSD do cache por um maior.
  21. Realmente 80ºC é muito alto, nessa temperatura a placa não iria durar muito, ainda mais tendo mais de 10 anos de uso. Ainda bem que o vídeo integrado deu conta. Melhor usar ele mesmo.
  22. Pode até ser fonte, mas não parece. O computador às vezes consegue ligar e a fonte não é genérica. Tente limpar as memórias e os contatos na placa. Se não der certo e tiver acesso a outra memória faça o teste com a memória nova. Se não tiver acesso a outra memória pode ligar só com uma de cada vez. Vale também testar com outra placa de vídeo. Volta e meia aparece uma placa com funcionamento intermitente.
  23. @Gláwber, é melhor testar a pasta térmica e o encaixe primeiro porque pode muito bem ser o que o @Brc disse. Se for só isso é bem melhor. Em meu post apenas alertei para a possibilidade de não ser a pasta térmica mas falta de liquido ou defeito na bomba, que é comum nos water cooler com mais tempo de uso. Espero que não seja isso. Boa sorte nos seus testes e não esqueça de postar o resultado.
  24. Depois de verificar a pasta térmica veja também se ainda tem líquido e se ele está circulando normalmente. Um bom teste é ver se está saindo calor do radiador. Se ele estiver frio e o processador estiver quente a circulação pode estar comprometida.
  25. É possível que funcione normalmente sem a ventoinha por algum tempo, talvez até bastante. A troca de basta térmica sem dúvida ajuda mas eu não mexeria nela de cara. Eu primeiramente removeria o cabo da ventoinha sem desmontar o dissipador e monitoraria a temperatura com algum programa tipo HWinfo. Se ficasse abaixo dos 60°C no uso normal eu não mexeria mais.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!