Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Water Cooler 240mm seria a solução?


Posts recomendados

Fala galera, tranquilo?

Seguinte, minha configuração é:

Ryzen 7 3700x / Gigabyte B450m Gaming / Thermaltake Riing Silent 12 / Geforce RTX 2070 Galax / G.Skill 2x8gb 3000mhz / SSD M.2 Crucial 250gb / HD 1tb / Corsair CX550M / Alienware AW2518HF 240hz 

Jogo competitivamente alguns jogos, e não sei se posso estar tendo perda de performance após algum tempo de jogo por estar esquentando muito algum componente do hardware ou algum outro tipo de problema.

Resolvi fazer o teste de estresse do AIDA 64 pra elevar a temperatura de todos os componentes.

Analisando pelo HWMonitor, vi que apareceu o valor "1" em "Reliable Voltage Limit", lembro de já ter visto o valor 1 em "Power Limit" também, se não me engano.... enfim...

Fiz o teste do AIDA64 por cerca de 15 minutos, e vi que a temperatura máxima do meu processador chegou num pico de 95 graus, que seria a temperatura limite dele, mas nem o HWMonitor e nem o AIDA 64 acusou throttling.

Outra dúvida também, é que durante o teste, as frequências do processador ficaram variando muito, (uso plano de energia Ryzen High Performance), mas ficaram numa média de 3800mhz alguns núcleos, alguns em 3700mhz e ficava subindo pra 4000mhz e descendo de novo pra 3800mhz. Quando vou jogar, o pouco que já monitorei, vi que todos os núcleos ficavam em 4100/4200mhz, mas não sei se depois de esquentar muito, ou numa área de muitos players num curtissimo espaço do mapa (Fortnite competitivo) essas frequências poderiam estar descendo por conta das temperaturas ou algum outro problema.

Estou fazendo o teste ainda (chegando a 20 minutos) enquanto posto esse tópico, e agora o processador está girando em torno de 90 graus, e segundo o HWMonitor ele chegou num pico de 100 graus e o Aida 64 está marcando 97 graus como temperatura máxima, porém aparentemente não acusou nenhum problema (o aida 64).

Enfim, gostaria de saber do que se trata esse "Reliable Voltage Limit" e também se devo me preocupar com alguma coisa em jogos, de poder estar perdendo desempenho por conta das temperaturas ou de qualquer outra coisa.

Meu gabinete é um Gamemax H605-TA com 2 fans frontais e um atrás: https://www.submarino.com.br/produto/47451048?WT.srch=1&acc=d47a04c6f99456bc289220d5d0ff208d&epar=bp_pl_00_go_pla_pcgamer_geral_gmv&gclid=CjwKCAiAi4fwBRBxEiwAEO8_Hi72GfYfYDY7rHc7lAjpJWi4LSJTLuMRFsLVasVh0qcS519gakoJpRoCDVYQAvD_BwE&i=561e516d6ed24cafb531c34c&o=5c1a9e2b6c28a3cb503ec499&opn=XMLGOOGLE&sellerId=9634457000122&sellerid=9634457000122&wt.srch=1

O que vocês me sugerem??

Obrigado

 

Testes do AIDA 64 com todas opções marcadas, full load, por aproximadamente 25 minutos:

 

 

4.jpg

5.jpg

6.jpg

7.png

adicionado 0 minutos depois

Aqui um teste depois de jogar algumas partidas de Fortnite com o HWMonitor aberto:

 

3.thumb.jpg.f2a56eccb61b919eee06864e43f643b8.jpg2.thumb.jpg.94f842a4ddd68ff85ca905fc926aff4c.jpg1.thumb.jpg.d7a74a4f38f6d6852b1ffeb675be4dfc.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Boa Tarde 

 

Já tentou medir as temperaturas usando os jogos que mais jogo.

 

Esses programas de Stress usam o processador no máximo o tempo todo e nem sempre reflete o uso real dele.

 

Até uns 75 graus é tranquilo, mais que isso já pode começar a se preocupar.

 

Eu uso um Maelstrom 240t e minha temperatura não passa de 62 Graus em full em dia quente.  Para mim resolveu.

 

Tem que ver o espaço no gabinete também e se possui boa ventilação. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, eu to tendo as vezes um leve throttling, e ai cai o fps muito drasticamente no jogo e volta.

Agora eu diminui a tensão pra 1.32 e setei a frequencia pra 4200mhz no Ryzen Master e até agora ta de boa, de uma melhorada.


Pelo que vi, acho que meu gabinete só suporta Water Cooler de 120mm. Vale a pena colocar Water Cooler de 120mm?

Ou um AIR Cooler da Noctus. Problema que é caro o air cooler da noctus rsrs...

To deixando a tampa aberta hoje também, já que é um dia quente aqui em São Paulo!

adicionado 55 minutos depois

Galera, setei como disse a tensão em 1.32 e a frequência em 4200mhz em todos os núcleos, e jogando por um bom tempo aqui, com discord aberto também, esses foram os resultados:

 

5.thumb.jpg.c8c09dd5f63688f31a77bad92e97c10d.jpg

 

Deixei o gabinete (Gamemax h605-ta) aberto na lateral para testes também. Sei que esse gabinete não tem uma circulação/fluxo de ar tão bom, por ter a frente fechada com vidro temperado. Ele possui 2 fans de 120mm na frente e uma de 120mm atrás também.

 

Não quero ter que deixar o gabinete aberto, isso me incomoda um pouco, principalmente pela poeira que vai acumular. Qual seria a melhor solução para mim? A minha RTX 2070 aqueceu MUITO menos também, visto que ela fica muito próxima do "chão" do gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que ta meio quente mesmo e ele ta dando thermal throttling mesmo, porque a frequencia ta caindo pra 3800mhz. O meu 3600 tem all core durante stress de 3970mhz mais ou menos.

 

Enfim, o que eu faria:

- Atualizaria os chipset drivers

- É recomendado usar o plano de energia ryzen balanced, nao o high performance, acho que o high performance nao deixa os núcleos entrarem em repouso

- Colocaria tudo em relação a tensão, frequencia, pbo, xfr e auto-oc em automatico na BIOS, eles dao pouco ganho de performance e aumentam muito a temperatura

- Baixa o HWInfo64, que os usuarios do reddit dizem que é mais confiavel que o hwmonitor:

https://www.hwinfo.com/download/

 

Dai testa de novo no Aida64 e nos jogos com o HWInfo64 aberto e posta aqui.

 

Enfim, eu tenho num 3600 o Noctua NH-U12S com um fan extra da noctua e ele segura bem, 75 graus no maximo no stress do CPU-Z. Meu amigo tem o mugen 5 e o dele bate no pico 80 graus.

 

Caso continue alto assim, eu iria com o Fuma 2:

 

https://www.pichau.com.br/cooler-para-processador-scythe-fuma-2-120mm-scfm-2000

 

Performance superior ao meu noctua e custa metade do preço, alem de ser mais bonito, so comprei o noctua na epoca porque nao tinha disponivel o fuma. E ele costuma acabar rápido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera então, abri a tampa frontal de vidro do meu gabinete, onde ficam as duas fãs frontais, não fiz o Aida 64, mas fiquei jogando por algumas horas com o HWMonitor ligado. Sempre que eu dava ALT TAB pra conferir o HWMonitor, o processador estava em 58 57 graus, e o pico máximo que deu foi de 69. Esse teste com a tampa aberta eu fiz com a tensão setada em 1,32 e a frequência em 4200 em todos os núcleos pelo Ryzen Master.

 

Eu recentemente fiz atualização da minha bios para a versão mais atual, será que pode ter desconfigurado alguma coisa de tensão ou coisa do tipo, que a Terabyte (loja que comprei), tinha feito na versão passada?


Digo isso, pois agora estou fazendo o mesmo teste porém sem o Ryzen Master atuando. Por enquanto estou utilizando o plano de energia "Desempenho máximo", pois era esse plano que usava antes de atualizar minha bios e me dava uma performance a mais, sem maiores problemas.


Liguei o PC e abri o jogo aqui e to monitorando por enquanto, nas condições normal do meu processador, sem o Ryzen Master atuar em nada. E vi que a tensão já deu um pico pra 1.5V. Será que tem algo desconfigurado na bios? Pois to achando esse pico de tensão, segundo alguns posts que li aqui no fórum, muito exagerado, não?


Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...