Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

riscos futuros com raid 0


Posts recomendados

Olá, comprei recentemente uma B450 ASUS PRIME GAMING/BR e fiz RAID 0 em dois SSDS meus da Kingston, minha dúvida é, se mais pra frente eu precisar abrir o PC pra realizar alguma manutenção tipo alocar um novo HD ou precisar trocar os SSDS de uma porta SATA pra outra, há riscos do RAID 0 ser cortado ou dar algum problema de conexão? Tipo, o vínculo dos dois SSDS pode ser cortado se eu trocar a entrada SATA deles? 

Sou novo nessa parada de RAID.

O OS 10 tá instalado nos dois SSDS.

 

Desde já agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, Tupmi Stalinhu Nasis disse:

Olá, comprei recentemente uma B450 ASUS PRIME GAMING/BR e fiz RAID 0 em dois SSDS meus da Kingston, minha dúvida é, se mais pra frente eu precisar abrir o PC pra realizar alguma manutenção tipo alocar um novo HD ou precisar trocar os SSDS de uma porta SATA pra outra, há riscos do RAID 0 ser cortado ou dar algum problema de conexão? Tipo, o vínculo dos dois SSDS pode ser cortado se eu trocar a entrada SATA deles? 

Sou novo nessa parada de RAID.

O OS 10 tá instalado nos dois SSDS.

 

Desde já agradeço

Se tiver configurado corretamente TALVEZ você veja alguma diferença de desempenho. Se rodar um benchmark acredito que seu ganho efetivo ficará na casa de 20% (ao contrário dos 50% que muitos esperam). Pessoalmente não acho muito lucro, mas vai de você. Trabalhei com PCs em RAID 0 por muitos anos e fiz benchmarks exaustivos, então esse é meu referencial.

 

Voltando à sua dúvida, RAID 0 tem várias complicações:

  1. Se por qualquer razão você tiver de trocar de placa-mãe, provavelmente terá que emular o RAID 0 anterior (isso com outro disco instalado com sistema operacional funcionando e um software especial para esse fim) só para ter acesso aos seus arquivos. Depois disso terá que fazer backup, excluir o RAID com o aplicativo da MB, recriar e reinstalar o sistema. Em resumo, RAID de um chipset não costuma ser compatível com o de outro, especialmente se mudar de Intel para AMD ou vice-versa (muitas vezes mesmo dentro da mesma fabricante, em séries diferentes de chipset).
  2. Se você por acaso perder um dos discos, ele falhar, você perde 100% do que tinha. Esse não é um risco tão grande na minha experiência, pois usando dois discos que estarão se esforçando metade do que 1 sozinho se esforçaria, eles tendem a durar pelo menos 40% a mais do que durariam sem o RAID. Claro que essa é minha experiência com HDDs, então não sei se seria o mesmo caso para SSDs (mas posso presumir que seja similar).
  3. Uma vez criado, o RAID 0 não pode ser desfeito sem a perda de 100% do conteúdo dos HDs, sendo então necessário um backup anterior. Vale ressaltar que manter arquivos pessoais dentro de partições RAID 0 não é nunca aconselhável. Você sempre pode utilizar apenas parte de cada disco para o RAID, mantendo então ao menos algum espaço em cada um que esteja fora do RAID para armazenar seus arquivos pessoais mais importantes.

 

No exemplo que dei no Nº 3 acima, você pode, por exemplo, fazer um RAID 0 com apenas 200GB de cada disco de 240GB (por exemplo). Assim te sobram duas partições de 40GBs onde você poderá armazenar seus arquivos mais importantes. Esse processo se torna mais fácil se você redirecionar uma pasta do windows para aquela partição, pois assim tudo que você gravar nessa pasta irá para a partição secundária automaticamente. Para fazer isso basta logar no referido usuário, ir na pasta C:\usuários\[nome do usuário]\[pasta que quer manter em outra unidade] e movê-la para a outra partição. Recomendo muito isso pelo menos para as pastas documentos, desktop e imagens. Como o windows mantém rastreamento dessas pastas continuamente, ele mesmo reconhecerá que elas foram redirecionadas e fará as correções necessárias. À partir de então tudo que gravar nelas irá automaticamente para a outra partição que não é RAID 0.

 

Se optar por desfazer o RAID 0 por segurança, recomendo que mantenha um SSD para o sistema, o outro para jogos, redirecionando então o arquivo de cache do windows para o SSD secundário, pois isso lhe trará um ganho de desempenho comparável ao de usar RAID 0 sem os riscos inerentes ao mesmo. O windows carregará arquivos de um, gravará em outro.

adicionado 9 minutos depois
1 hora atrás, Tupmi Stalinhu Nasis disse:

novo HD ou precisar trocar os SSDS de uma porta SATA pra outra

Agora que vi essa parte da dúvida. Se você mudar os SSDs de porta nada se alterará enquanto estiverem na mesma controladora de onde foram criados. Entenda que muitas placas mãe hoje (em especial as mais porquinhas da Intel) tem mais de uma controladora de discos. Geralmente isso se dá na forma de X portas providas pelo chipset e X portas por uma controladora externa a ele. Se você mudar outros discos também não vai fazer diferença no seu RAID 0. O que importa é manter ambos os discos na mesma controladora, não importando a ordem, que pode ser alterada livremente já que é a controladora que faz todo o gerenciamento automaticamente.

adicionado 19 minutos depois
17 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Como o windows mantém rastreamento dessas pastas continuamente, ele mesmo reconhecerá que elas foram redirecionadas e fará as correções necessárias.

OBS.: é necessário consentir com todos os avisos que o windows emitir sobre sobreposição de arquivos .ini e demais ao mover a pasta. Ao criar a pasta ele cria esses arquivos de sistema em seu interior, então ele sempre vai perguntar se você tem certeza de que deseja repor o do destino pelo de origem. Não consentir com essa sobreposição interrompe o processo de cópia e causa falhas no sistema.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Então mano, eu no começo não queria fazer o RAID, mas como não soube como fazer pra configurar os os meus discos no PC, não me restou alternativa a não ser o Raid, se você puder me ajudar Mano agradeço muito, olha como meu PC ficou agora: raid 445gb dos 2 ssds + 4tb 2 hds de 2tb cada

Acabou ficando assim mas na real eu queria assim:

1 ssds de 250gb pro OS e o outro pra games mas não consegui configutar/Não soube nem encontrei tópicos ensinando a formatar com dois SSDs na máquina

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi sua dúvida. A parte mais difícil você já fez, que foi instalar os dois SSDs no interior do computador. Depois disso, não precisa fazer RAID (que é a coisa mais difícil que eu consigo imaginar que você poderia ter decidido fazer, diga-se de passagem), mas sim abrir a instalação do windows, selecionar o disco que deseja que seja instalado o sistema e seguir normalmente com a instalação. Depois disso é só mandar instalar o steam e os demais jogos na unidade SSD secundária.

 

O maior problema vai ser realizar o backup e depois desfazer seu RAID. Tente, se tiver dúvidas me comunique e tento ajudá-lo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Muito obrigado pela ajuda aí mano, acho que mais pra frente quando eu for fazer uma formatação futura eu exclui o array da RAID e vá usar os ssds separadamente, é que a primeira vez quando comprei o meu primeiro ssd eu fui tentar instalar windows nele e eu não conseguia realizar a instalação do OS no ssd, o HD tb estava plugado já no SATA daí quando fui ler a respeito disso na net em alguns fóruns diziam que pra instalar OS era preciso que apenas o ssd estivesse conectado na entrada SATA, isso na época que a minha placa-mãe era a A320, tá, beleza, daí eu consegui realizar a instalação do OS só com o ssd ligado e depois pluguei o meu HD, fui em gerenciamento de disco e o Windows reconheceu de boas a unidade, daí quando comprei o meu segundo ssd me passou pela cabeça que eu não conseguiria utilizar as duas repartições como deseja-se, um ssd com OS e o outro como unidade normal pois quando eu ia em gerenciamento de disco lá não reconhecia o ssd secundário, não sei man ou é pira minha ou sou muito burro mesmo, mas desde já agradeço por todo esclarecimento!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Tupmi Stalinhu Nasis disse:

@WOZ Dods Muito obrigado pela ajuda aí mano, acho que mais pra frente quando eu for fazer uma formatação futura eu exclui o array da RAID e vá usar os ssds separadamente, é que a primeira vez quando comprei o meu primeiro ssd eu fui tentar instalar windows nele e eu não conseguia realizar a instalação do OS no ssd, o HD tb estava plugado já no SATA daí quando fui ler a respeito disso na net em alguns fóruns diziam que pra instalar OS era preciso que apenas o ssd estivesse conectado na entrada SATA, isso na época que a minha placa-mãe era a A320, tá, beleza, daí eu consegui realizar a instalação do OS só com o ssd ligado e depois pluguei o meu HD, fui em gerenciamento de disco e o Windows reconheceu de boas a unidade, daí quando comprei o meu segundo ssd me passou pela cabeça que eu não conseguiria utilizar as duas repartições como deseja-se, um ssd com OS e o outro como unidade normal pois quando eu ia em gerenciamento de disco lá não reconhecia o ssd secundário, não sei man ou é pira minha ou sou muito burro mesmo, mas desde já agradeço por todo esclarecimento!

Você precisa de paciência e conhecimento de como o sistema funciona. Com isso você consegue fazer o que quer.

Paciência cabe só a você, mas conhecimento você sempre pode obter aqui conosco. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Tupmi Stalinhu Nasis disse:

um ssd com OS e o outro como unidade normal pois quando eu ia em gerenciamento de disco lá não reconhecia o ssd secundário, não sei man ou é pira minha ou sou muito burro mesmo, mas desde já agradeço por todo esclarecimento!

Quando instalamos um disco novo, vindo da fábrica, precisamos iniciá-lo no windows antes de podermos utilizá-lo. Isso se dá pelo gerenciamento de disco, clicando no disco com o botão direito. Se a BIOS encontrou seu disco, só faltava fazer isso. Se o RAID utility enxergou ele, então só faltou isso mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!