Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, boa noite!

Estou iniciando na programação WEB e estou com um projeto particular em mente mas não sei como executá-lo.

O que eu desejo é criar um sistema de gerenciamento em que eu possa editar, por exemplo, o nome das categorias do menu, o nome de determinados campos do meu site, atribuir e restringir funções a determinado usuário de acordo com a sua hierarquia e diversas outras coisas. Pelo que andei lendo, o nome desse tipo de sistema é CMS.

A minha dúvida é o seguinte: Quais seriam as linguagens mais recomendadas para se utilizar na criação de um CMS completo, seguro e efetivo?

Postado

Boa noite amigo,

Você terá de utilizar uma linguagem back-end como php, asp, aspx, ruby (dentre outras), um banco de dados como MySQL, PostgreSQL, SQLServer (dentre outros), a partir da sua escolha terá de montar o projeto baseado em privilégios, para isso é necessário estruturar o que será permitido para tal grupo de usuários, para realizar a verificação (um modo bem simples) é só criar uma coluna com um nome do tipo: nivel_usuario, e realizar a verificação em cada página utilizando SELECT e IF, é possível criar uma função para automatizar a checagem :D!

Grande abraço.

• Curtir 3
  • Moderador
Postado

@Preciouz Só complementando a resposta anterior do colega, você pode também usar diversos CMS prontos e adaptar para seu propósito. As vezes, isso agiliza o seu desenvolvimento e evita de "reinventar a roda" das funcionalidades. 

Por exemplo, o wordpress é um cms que é todo customizável. Desde visualmente( o editorzinho tipo arrasta e cola) quanto em códigos. 

Ele já vem com funcionalidades básicas como o CRUD(create, read, update, delete) e você pode implementar outras funcionalidades. Tanto por plugins como você mesmo as criar. 

Existem outros bons  como Joomla!, Drupal etc.

Se quiser saber um pouco mais sobre eles https://www.hostinger.com/tutorials/best-cms. é um artigo recente de 05/12

Desses aí, o que mais indico é o wordpress. Ele tem bastante material de estudo .:thumbsup:

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!