Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ROTEADOR C7 como primario ou secundário?


Cejoos

Posts recomendados

Ola a todos!

 

Tudo bem?

 

Acabei de receber meu roteador AC1750. 

 

Minha internet é a NET e ja existe um modem conectado a NET. Então deverei conectar o meu roteador direto a esse modem, para poder distribuir a internet pela minha casa.

 

MInha dúvida é:

 

Deixo ele como reotador secundário e o modem controla a rede? Ou deixo ele conectado direto WAN, para que eu tenha uma segunda rede.

 

No rotador estarão conectados, um DVR, central de alarme, desktop e celulares. No modem, se conectam celulares e um notebook do trabalho.

 

Se eu deixo ele como secundário, perco algumas funcionalidades que ele me oferece, mas tudo esta dentro de uma rede só.

 

Se deixo ele com outro IP, teria duas redes. Uma do modem e a outra do roteador.

 

O que acham que é melhor?

 

E existe outra solução? Posso deixar o modem da NET como secundário e o rotador primario?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voce não diz se as lan do seu modem sao 10/100 ou 1000 pois voce comprou um excelente aparelho de mil.Vou supor que seu modem seja lan de 1000

 

Senta que la vem textão 

 

Rede Centralizda Vs Desentralizada

 

 e o modem controla a rede ou seja se tu fazer isso vai dar a sensaçao que é mais fácil a rede, mas é tanto controles  que esse aparelho tera que fazer, e ira  chegar uma hora que o modem da net ira travar, congelar engasgar. Pois é sempre assim esses modem dado ao assinante sao de baixa qualidade principalmente em processamento.

 

Esse aparelho nao pode travar pifar, se nao adeus internet certo e nao queremos isso ? Entao trataremos ele com carinho e como faremos isso ?

 

Com a Descentralização

 

Se deixo ele com outro IP, teria duas redes ou Decentralizado, nesse padrão tu ira dividir a carga de processamento dos aparelhos Roteadores, tem mais vantagens esse modo como por exemplo, tu joga suas câmeras pra funcionar exclusivamente no modem, e para seu lazer tu usa essa segunda rede, assim mesmo que venha pifar a segunda rede, tu nao fica vuneravel com as cameras que estão na primeira rede que tanto poderam ser acessadas Internamente como Externamente via ddns ou outro metodo..

 

Pra responder bem sua pergunta, é so pesquisar por Internet Centralizada e descentralizada no youtube e aplicar essa filosofia de provedor, para sua rede local.

 

Agora pra gosto pessoal eu faria por exemplo, modem da  net é exclusivamente para câmeras, uma tv ou um computador pessoal  que precisa de alta disponibilidade de velocidade. sem competiçao de banda. e todos os aparelhos que precisam ou usam ddns para acesso interno e externo.

 

Roteador 2, ou rede 2, Neste rede tu irá conectar visitantes, parentes chatos, assim conectaremos aparelhos que precisam ter sua banda limitada ou mesmo ilimitada,

manda essa internet pro vizinho, pra casinha do cachorro e deixa que eles todos briguem por banda nesse aparelho, ate a hora que esse aparelho pifar ou nao aguentar mais tanto usuario que chegou no limite, Nota se que aqui nesta rede ja nao temos mais o serviço DDNS rodando e nem firewall, pois o modem é que fará esse serviço,, 

 

Ai vamos sonhar um poco ? Ai imagina que tu é cliente net 240 mbps, e chegou o novo plano 2 gbps faz de conta, sua rede 2 ja estará operando a 1000mbps e imaginamos sei la que esse aparelhos aguente 50 parentes simultaneos utilizando e cada vez aparece mais parente na sua casa.

 

Ai tu cria a rede 3 bota mais 50 parente.ate começar a dar gargalo no aparelho, Ai cria a rede 4   Logo logo tu vai entender porque.

 

 

Posso deixar o modem da NET como secundário e o rotador primario?

Nesse modo tu iria deixar o modem em BRIDGE e fazer ppoe no C7.

Esse seria o pior cenario inicial, a nao ser que tu tenha grana e entendeu o principio da rede desentralizada ai valeria a pena,, Pois o modem da net nao vai servir pra nada, Ou Seja o cabo da net é obrigado a entrar nesse aparelho, Ai ele fara uma conversao do cabo de tv pra cabo de rede, O cabo de rede sera conectado no C7 e assim a internet começaria funcionar, pois é esse aparelho C7  que fara o PPOE;

Vai ser no C7 que acontecerá, DDNS, processamento rotas, multicast, vai ser tanto processamento, e quanto mais visita chegar mais processamento esse aparelho tera que fazer,  entao meio que tu terá um aparelho ligado na tomada gastando energia à toa, que é o Modem Bridge, e um Router se matando de tanto processar serviços.

 

Agora lembra que eu perguntei se seu modem as lan era 10/100 ou 1000 ?

 

Se por acaso seu modem for de 100 na lan ai tu será obrigado a fazer bridge e ppoe na C7 pra ver se da sorte de detectar toda a banda contratada.

 

TROQUEI DE OPERADORA E AGORA ?

Se tu usou o metodo filosofico que eu ensinei acima, Tu somente ira re plugar suas redes 2 3 4 no modem da nova operadora, pois afinal a programação dos controle de banda o mac adress daquele parente chato que tu adorra limitar a velocidade e todas as outras operaçoes ja estão armazenada nos seus aparelhos roteadores. Essa é a segunda vantagem da rede decentralizada, Se tu tivesse jogado todas as operações no modem da net tu iria passar horas reconfigurando rs rs

 

O que acham que é melhor?

Tudo depende para o uso, Uma pessoa sozinha por exemplo, que nunca ira receber visita, ou vender sua banda de internet em horario ocioso tambem se beneficie do metodo Descentralizado.

Se fosse eu, sozinho com cameras interna externa, criaçao de servidores, ou jogatina normal, eu faria.

No modem eu iria em DHCP e daria um ip exclusivo para o C7

Ainda no modem pegaria esse ip e jogaria no DMZ..

Pronto conectaria todos os aparelhos de minha casa no C7, Nota se aqui que eu ja defini que todos os ips da rede C7 poderam ser acessado ou usar as portas externas por causa do DMZ. Hora que eu quiser desativar esse serviço, eu desativo direto no gateway do modem. e pronto.

Isso seria um exemplo de facilidade. confiabilidade de entrada e saidas de portas sem ter que ficar definindo manualmente ip por ip, porta por porta. na lista de configuração do C7;

 

Espero ter lhe convencido sobre disponibilidade e confiabilidade das redes descentralizadas

 

 

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

 

@WYS Muito obrigado pela dedicação na resposta. Vamos la:

 

10 horas atrás, WYS disse:

voce não diz se as lan do seu modem sao 10/100 ou 1000 pois voce comprou um excelente aparelho de mil.Vou supor que seu modem seja lan de 1000

Velocidade 1000

 

10 horas atrás, WYS disse:

visitantes, parentes chatos

Quase não recebo visitantes ou parentes kkkk No maximo uma vez ao ano e olha la. São apenas minhas esposa  e eu.

 

10 horas atrás, WYS disse:

Tudo depende para o uso, Uma pessoa sozinha por exemplo, que nunca ira receber visita, ou vender sua banda de internet em horario ocioso tambem se beneficie do metodo Descentralizado.

Se fosse eu, sozinho com cameras interna externa, criaçao de servidores, ou jogatina normal, eu faria.

No modem eu iria em DHCP e daria um ip exclusivo para o C7

Ainda no modem pegaria esse ip e jogaria no DMZ..

Acho que vou optar por isto. Pois perco muita funcionalidade de um roteador que parece ser excelente.

 

Perguntas:

 

Quando uso rede decentralizada, não consigo ver todos os aparelhos da minha casa. Correto? Ou existe algum truque pra isso?

 

Você sabe de algum tutorial ou video que explique como fazer a sua opção. Eu até sei fazer. Mas quer ver se existe mais alguma dica.

 

Uma pergunta importante:

Posso criar um fpt ou um VPN no formato decentralizado?

 

Abc

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cejoos

Quase não recebo visitantes ou parentes kkkk No maximo uma vez ao ano e olha la. São apenas minhas esposa  e eu.

 

Otimo, Tu pode jogar todo  o conteudo no modem nao havera problemas, se um dia precisar dar uma festa de arromba, tu pega roteadores wifi antigo e acrecenta no seu modem para ai sim criar uma rede dois e jogar todo esse povo la dentro.  Pois a teoria da desentralizaçao de aparelhos é justamente essa, aumentar o numero de usuarios sem gargalhar a rede. Se um dia tu der uma festa, esperimente jogar todo o povo no wifi do modem por exemplo, nao vai durar nem 5 minuto rs rs. Entendeu a ideia ?

 

 

 

Quando uso rede decentralizada, não consigo ver todos os aparelhos da minha casa. Correto? Ou existe algum truque pra isso?

 

Se os dois aparelhos conseguiram criar Vlan automatico eles irão se enxergar se tu usar o gateway do modem, para as rede 2 3 em diante.

 

Se nao der certo, Precisamo usar a opção Dominio de rede disponivel nesses aparelhos.

 

os videos sao mais teoricos do que demostrativos,

Um video legal é

LACIER DIAS Palestra "Gestão x Alta disponibilidade para provedores"

outro video ilustrativo

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então...

 

No final eu fiz duas redes. Segui a dica de fazer DMZ com o IP do roteador. Funcionou muito bem.

 

E com isso posso usar todas as funcionalidades do aparelho. Qualquer coisa, mudo em um click para AP. Muito fácil.

 

Consegui conectar o aparelho ao IFTTT. Mas não consegui instalar nenhum aplicativo de interação, apenas de avisos. Mas ja abri um tópico no suporte da TP-Link

 

Ja instalei um Open VPN. E tb configurei o QOS. 

 

Se for AP, não consigo fazer nada disso.

 

Obrigado pelas dicas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cejoos Viu era isso que tu queria Afinal. Uma pessoa que sei la, tem NET 240 megas ou uma fibra optica de 500 megas, o que leva essas pessoa a gastar + 300 reais pra acrecentar roteador wifi nessa rede ?

Ou é porque wifi da net é ruim. é porque o camarada alem do wifi ainda quer acrescentar varios serviços utp nessa caixa da net. Não tem processador nesta caixas que aguente. Agora é so dormir tranquilo,e encher de computador essa c7 ate ela gargalhar kkk, E no futuro nao jogue esse aparelho fora, tu vai me acrescentar outro aparelho desse direto do modem criando uma rede 3. Agora sim tu pode contratar 500 megas 1gbps da net que vai levar anos pra ter nivel de problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WYS Sim. Eu ja estou com 240mb. e por isso que acabei comprando esse Roteador. Eu estava com o famoso Lynk sys azul de duas antenas com o firmware do DD-WRT.

 

Se ele não tivesse limitação de velocidade eu mantinha ele. Pois foi muito bom!

 

Agora vou guardar ele, pra quando precisar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cejoos ou deixa ele interligado no modem criando rede 3, e toda vez que a sogra vier, tu manda ela se conectar nessa rede entendeu, sabendo que ele limita a 99mbps,  

 

voce ainda terá livre no seu canal 141 megas disponiveis.  entendeu agora a logica, joga sogra, joga todo mundo pra se conectar na rede 3 e eles vão sempre competir pelas 99 megas de banda, voce ainda tera 141 megas pra mandar pra outros lugares.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tio Chang gostaria de te agradecer toda a ajuda. 

 

Mas resolvi hoje devolver o C7... Pelo preço achei uma bela de uma porcaria... Eles dizem que tem serviço IFTTT, porém não funciona. Solução do suporte da TP-LINK é voltar ao padrão de fabrica e tentar de novo... Mesmo assim não funciona.

 

Wifi, se desconecta do nada e fica com internet intermitente... Tenho que ficar ligando e desligando a antena para voltar... SOlução TP-LINK, voltar ao padrão de Fabrica.

 

Do nada quando entro no roteador, da erro de certificação. E fico impedido de entrar... Reposta da TP-LINK. Problema normal. Solução voltar ao padrão de fabrica kkkkkkkkkkkkkkkkk

 

Instabilidade na conexão, principalmente quando estou jogando online... Ai ferra tudo... Deixei no padrão de fabrica, para ver se era alguma configuração. Mas não sei se o roteador esta dando conta... Ou pode estar com algum problema...

 

Sei la... Varios problemas que eu não tive com o meu Linksys de 15 anos. Se o roteador fosse barato... Até entenderia... Mas não... Pelo preço ele tem que ser perfeito e o suporte também tem que ser muito bom. Mas o suporte deles foi o que mais me incomodou...

 

Como ultima chance, tentei entrar em contato via Chat. Depois de esperar 30 minutos, recebo a mensagem abaixo:

 

image.thumb.png.b83bc106cc2d02283c4b28f7be3ff3da.png

 

Sempre respostas a la Telefonica... E isso nos EUA.

 

Estou aconselhando q que não comprem com a TP-link. Olhem no forum deles a quantidade de reclamações não respondidas. E a quantidade de gente insatisfeita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!