Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade em PC de 6 anos


Posts recomendados

Bom dia amigos, como estão? Tenho um PC de mais ou menos 6 anos que comprei na época que ainda existia a FirstPlace e nunca fiz nenhum upgrade nele pois até então não senti necessidade. Ele tem as seguintes configurações:

Core i7 4770K
ASUS Sabertooth Z87
Nvidia Quadro K600 1GB
SSD SATA 2 240GB
4 x 4GB RAM (16GB)

 

Uso apenas para edição de imagens não-profissional (Illustrator, Lightroom e Photoshop) porém de uns tempos para cá vi que ele tem dado umas engasgadas ao fazer esse tipo de trabalho.
Aí gostaria de saber se existe possibilidade de melhorar um pouco o desempenho dele sem gastar muito.
Sou meio leigo no assunto, mas pesquisando um pouco vi que poderia trocar o SSD por um SATA 3, dobrando assim sua velocidade (de 3Gb/s para 6Gb/s), e trocar talvez a placa de vídeo (vi uma Nvidia Quadro K4000 - 3GB por R$1.600,00 nova - porém estou por fora e não sei se é compatível com minha máquina, se o valor vale a pena e se o desempenho vai ser bom).
O que acham? Desculpe a falta de conhecimento, mas desde que montei esse PC eu não tive mais contato com essa parte da informática.

Abraços e tenham todos um bom domingo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Openkore disse:

@Julio Marin Bem vindo ao fórum.

Um SSD seria um ótimo upgrade e a placa de vídeo, eu iria de uma RX 590 8gb ou GTX 1660.

 

Muito obrigado! Essas gpu são compatíveis com minha placa-mãe? Teria que alterar algo? Abraços!

 

 

2 minutos atrás, Andros Santos disse:

No máximo um i7-4790k, que mesmo a sim seria jogar dinheiro fora.

Aconselho você mudar o kit e pegar um CPU: Ryzen 3600 ou 3700x + MoBo: B450/X470 + Ram: 16gb ddr4

Mudar o kit seria difícil de mais para mim, estou visando algum update mais prático e em conta (até R$1.800), mas muito obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Openkore disse:

@Julio Marin

Sim, compatíveis.

E a fonte do seu PC, sabe o modelo?
 

 

Opa, legal! Vou dar uma olhada nos preços dessas placas.
A fonte eu não sei não... gostaria que eu abrisse o PC e verificasse para ajudar na escolha?

adicionado 2 minutos depois
2 minutos atrás, Andros Santos disse:

@Openkore Os programas que ele usa são Illustrator, Lightroom e Photoshop com essa CPU Quad core.

Essa placa de video dele não é o maior problema.

 

@Julio Marin Com 1800 você pega um Ryzen 7 2700X (8 Núcleos, 16 Threads) + B450 + 16gb ddr4 

E continuo com a mesma placa de 1GB? E quanto a fonte? Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Andros Santos

4 cores e 8 threads.

Dá sim um caldo por bons anos.

Sem modismo cara. 

Lógico que um ryzen seria melhor, mas bem melhor pensar no orçamento dele.

adicionado 0 minutos depois

@Julio Marin Seria interessante saber o modelo da fonte.

PS: Eu vivi pra ver um usuário recomendar a troca de um i7 4770k falando que ele é um limitador gritante :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Openkore disse:

@Andros Santos

4 cores e 8 threads.

Dá sim um caldo por bons anos.

Sem modismo cara. 

Lógico que um ryzen seria melhor, mas bem melhor pensar no orçamento dele.

adicionado 0 minutos depois

@Julio Marin Seria interessante saber o modelo da fonte.


Pelo que pesquisei por ai, recomendam mesmo trocar o SSD e a GPU apenas, por uma dessas duas citadas (RX 590 ou GTX 1660)
Vou desligar aqui para chegar a fonte ok? Desde já muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma alternativa:

Pegar o kit com Ryzen e vender seu KIT em grupos de sua cidade ou mercado livre, e com a grana comprar a placa de vídeo.

Ficaria com a placa de vídeo atual até conseguir vender o kit.

Essa seria uma troca legal, pois o i7 4770k e essa placa-mãe são bem valorizados em grupos de gamers.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Openkore disse:

Uma alternativa:

Pegar o kit com Ryzen e vender seu KIT em grupos de sua cidade ou mercado livre, e com a grana comprar a placa de vídeo.

Ficaria com a placa de vídeo atual até conseguir vender o kit.

Essa seria uma troca legal, pois o i7 4770k e essa placa-mãe são bem valorizados em grupos de gamers.

Vortei! :)
É uma 
Corsair GS700 CMPSU-700G
Ah, eu acho que demoraria MUITO para vender esse PC, moro muito no interiorzão e não conseguiria pegar muito dinheiro... 
Gostaria de tentar dar um upzinho nele. Até porque as engasgadas dele são bem poucos e apenas nas edições. De resto não tenho o que reclamar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Openkore disse:

@Julio Marin Boa fonte.

SSD + Placa de vídeo e seja feliz hehe.

 

Poxa, vocês são rápidos hein! Tiro e queda.
Eu ficaria dias aqui me matando para saber qual placa pegar, qual compatibilidade, se a fonte aguenta, etc etc etc...
Vou guardar um dinheirinho e pegar essa GTX daqui 2 meses no máximo. O SSD já está comprado.
É que gosto muito desse PC, ele NUNCA deu pau e nunca me deixou na mão. Não gostaria de vendê-lo.
Abraços e mil obrigados por essa ajuda :)
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa noite a todos! :)
Seis anos atrás comprei um PC já montado na FirstPlace e desde então o único upgrade que fiz nele foi colocar um SSD. Ele sempre rodou perfeitamente meus programas, porém esse último ano de 2019 sofri um pouco com alguns engasgos no Lightroom e Premiere Pro.
Pretendo juntar um dinheiro (mais ou menos R$5.000,00) para comprar um novo CPU até julho, que dure no mínimo mais 4 anos, pois já tenho um destino para este aqui.

Como não comprei mais nada desde que adquiri esse PC estou totalmente por fora dos atuais (lojas, valores e modelos) e então gostaria de uma ajudinha para me encaminhar nessa decisão.
 

Alguns pontos para se considerar:

-> Orçamento máximo: R$5.000,00
-> Preferência por Intel
-> Não jogo nada.
-> Faço edição de foto e, raramente, algum vídeo 1080p (nada 4k)
-> Vou comprar no Brasil, não importarei peça.
-> Preferencialmente gostaria de comprar o PC montado (por causa da compatibilidade das peças) ou tudo em uma loja só por causa do frete, facilidade e garantia.
-> Sou burrão em hardware, não sei casar peças nem montar o PC em casa. Se eu comprar as peças separadas terei que mandar em uma assistência para montarem.
 

Caso tenha esquecido alguma informação por favor me falem e eu coloco.

Obrigado a todos

UPDATE:
*Pesquisando em algumas lojas e comparações, vi algumas peças com "bons" preços na Kabum. Não sei se as seguintes peças são compatíveis entre elas, porém montei o seguinte PC dentro do meu orçamento, sem cooler nem gabinete por enquanto:

Intel Core i5-9600K Coffee Lake Refresh, Cache 9MB, 3.7GHz (4.6GHzMaxTurbo), LGA 1151 - R$1.230,00
Galax NVIDIA GeForce GTX 1660 1-Click OC, 6GB, GDDR5 - R$1.075,00
Gigabyte Z390 M Gaming, Intel LGA 1151, mATX, DDR4 - R$700,00
Corsair Vengeance LPX, 4x8GB, 2666MHz, DDR4, C16, Preto - R$760,00
SSD Corsair Force Series MP510, 480GB, M.2 NVMe - R$540,00
Fonte Corsair 750W 80 Plus Bronze CX750, PFC Ativo - R$500,00


TOTAL: R$4.805,00

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!