Ir ao conteúdo

Como fazer overclock no Intel Core 2 Duo E6550?

Ir à solução Resolvido por F4b10,

Posts recomendados

Postado

olá a todos do Clube do Hardware , então eu queria fazer um overclock no meu processador pra poder aumentar o desempenho meu processador é um Intel® Core™2 Duo E6550

e eu queria saber como posso fazer esse overclock e ate quanto eu posso por mas sem prejudicar muito na temperatura e sem forçar muito a cpu pois não tenho condições de comprar outra fonte melhr e nem cooler pra refrigerar melhor ;( então pfv me ajudem.

Postado

O Overclock exige mt consumo de energia + altas temperaturas, eu recomendo mais você tentar deixar o pc mais "leve" invés disso, visto que esse processador não é um médio-alto desempenho p/ aguentar bem isso.

• Obrigado 1
  • 4 semanas depois...
Postado

eu tenho um processador Intel Core 2 DUO E6550 de 2,33 GHz e queria poder fazer overclock nele, então eu queria saber até quanto eu posso colocar de overclock, mas que não aumenta muito a temperatura pois eu não tenho muita refrigeração só tenho o cooler do processador e a fonte tirando o ar quente, estou usando o pc atualmente sem a tampa lateral também.

Postado

Com fonte genérica e ventilação deficiente um overclock pode ser a gota d'água pra matar o PC de vez, se for arriscar comece pequeno, tipo 2.6 GHz, use o PC por pelo menos uma semana checando se o PC não trava ou da tela azul e só então tente chegar a 2.8 GHz, mas se notar qualquer instabilidade ou sobreaquecimento desfaça o overclock.

Overclock aumenta o consumo elétrico dos componentes e gera estresse adicional em peças com mais de 10 anos de uso e ainda com uma fonte genérica sabe se la de que potencia.

• Obrigado 1
Postado

Tenta postar uma foto do BIOS da sua placa, pra ver quais opções ela oferece, mas o básico é subir a frequência do barramento, (FSB frequency) e travar o clock do PCI-e em 100 MHz (PCI-e frequency) ao invés de deixar em auto, se o clock do PCI-e ficar em auto ele vai subir junto com o FSB, e geralmente o PCI-e não aguenta Overclock sem travar, ja que vários periféricos mais lerdos como som e rede on board estão ligados nesse barramento.

A frequência do processador sera a frequência do barramento multiplicada pelo multiplicador do CPU (CPU ratio), por exemplo, seu processador trabalha com FSB de 333 MHz e o multiplicador máximo dele é 7, o que resulta no clock de 2.33 GHz

Se quiser rodar ele a 2.6 GHz é só dividir essa frequência por 7 que voce chega a 371Mhz de FSB, fazendo overclock via FSB a placa inteira juntamente com a memoria RAM Vai trabalhar em overclock, o que coloca um stress sobre os reguladores de tensão da placa e sobre a fonte duvidosa.

• Obrigado 1
Postado

@F4b10 então mano fui la na bios e encontrei um nigocio lá escrito jumperfree configurations entrei lá e coloque o AI Overcloking em manual e apareceu esses 333 mais eu não consigo nem aumentar e nem diminuir vou entra lá de novo e tirar umas fotos também fui no CPU configurations e tinha esse valor 07.0 lá e só conseguia mudar se apertasse espaço

Postado

Pra alterar o valor varia, em algumas placas você apenas seleciona o valor e pressiona + e - pra alterar o valor, ou as setas, em algumas placas você precisava selecionar e digitar o valor no teclado numérico.

• Obrigado 1
Postado

@F4b10 eu coloquei um cooler aqui pra ajudar na refrigeração mas onde eu devo colocar ele tem um lugar na tampa lateral do meu pc e se eu colocar lá fica de frente pro cooler do meu processador tambem tem um lugar que fica de baixo da fonte que é onde estou usando ele, mas uma dúvida eu devo colocar ele posicionado pra jogar o ar quente pra fora ou dando ar frio pra dentro do pc ?

• Solução
Postado

@LuizinPVP O cooler na traseira deve tirar ar quente pra ajudar o cooler da fonte, quanto ao overclock, primeiro você altera o PCI express frequency, de auto deixe travado em 100 MHz, depois você altera o CPU frequency ate 370 MHz, ai testa

A frequência das memorias ( DRAM frequency) pode deixar em auto por enquanto, em um overclock mais agressivo pode ser necessário baixar o clock das memorias pra conseguir estabilidade, pois o clock das memorias sobe junto com o FSB e se subir acima do que os módulos aguentam pode causar instabilidades.

• Obrigado 1
Postado

Não, o PCI-e fica sempre em 100 MHz, essa de deixar ele setado em 100MHz é justamente pra garantir que ele não vai subir junto e atrapalhar o overclock.

Se quiser testar joga 110Mhz no PCI-e, mas já adianto que é possível que seu PC nem consiga dar video e você tenha fazer um reset no BIOS...

• Obrigado 1
Postado

@F4b10 ata ok obrigado vou deixar em 100 mesmo kk não vou arriscar, mano obrigado mesmo cara vou testar 370 mhz será que da pra mim ir testando ate em 400 sem e ter problemas ?

Postado

Em alguns reviews gringos essa placa chegava ate 500 MHz de FSB, quando nova e baixando o clock das memorias e com boa ventilação, o problema ai é que você esta lidando com fonte genérica bomba e uma placa com 10 anos já cansada, é melhor ir com calma e testar o OC por um tempo antes de tentar subir mais e ficar sem PC.

Postado

@F4b10 mn eu coloquei os valores que você disse e tava dando  overvoltage falied dai eu deixei em pci express auto e em CPU frequency em 342 só assim parou de dar esse negócio eu ia tentar agora colocar em pci em 100 mhz pra deixar ok mas perdi a coragem tlgd porque agora q fuciono kk tem problema eu deixar em auto ? 

Postado

O erro era mesmo over voltage failed e não overclock failed? pois ate agora nem mexeu nas voltagens e com um OC tão baixo nem deveria ser preciso aumentar as tensões sobre o CPU...

Se a placa já esta pedindo arrego com um overclock tão baixo o melhor a fazer é deixar tudo stock e não abusar da sorte.

Algo que prejudica muito o OC nessa placa-mãe é que originalmente ela foi feita pra trabalhar com FSB de 800/1066, pra trabalhar com esse processador que tem FSB de 1333 ela meio que ja precisa fazer um overclock, se o CPU tivesse FSB de 800 seria mais fácil conseguir um OC decente.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...