Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boas, alguém sabe me informar, ou indicar fontes, de como a performance/processamento do processador cai, mediante o aumento da sua temperatura?

Pelo que li, os processadores possuem uma faixa ideal para operar, e uma faixa limite, e, após certo nível, conforme sua temperatura aumenta, a BIOS da motherboard diminui sua performance, a fim de tentar diminuir a sua temperatura, podendo chegar ao ponto de reiniciar a máquina por sobreaquecimento.

Gostaria de saber se há uma tabela, ou gráfico, ou algo assim relacionando mais ou menos o aumento da temperatura e sua performance.

E com a placa de vídeo? Ocorre a mesma coisa?

Postado

Não entendi mt bem, mas vamos lá:

Para medir a temperatura do processador etc: HWMonitor

Para fazer um teste de estresse no pc, deixando ele no max de processamente e de consumo:AIDA64 Extreme

Fazendo o teste de estresse com o hwmonitor aberto junto você tem as porcentagens que deseja

Postado

@Hunger Predator Na maioria dos processadores o thermal throttling começa por volta dos 80 a 90°C desligando o PC se a temperatura passar de 105°C, no caso da CPUs intel eles tem uma excelente ficha técnica com detalhes das temperaturas máximas cada modelo suporta.

A temperatura "ideal" pra qualquer processador é a mais baixa possível, idealmente todo semicondutor é pensado pra trabalhar a 25°C, mas na pratica isso é praticamente impossível de se conseguir, logo mantendo o CPU uns 20°C abaixo da temperatura limite já seria excelente.

As CPUs atuais tem o turbo boost, um recurso onde o CPU "sente" que esta frio, ou que tem núcleos ociosos e consegue fazer um pequeno Overclock, esse overclock cessa ou é reduzido logo que a temperatura começa a subir, ou os núcleos ociosos sejam utilizados, logo usar um air cooler decente pode dar um ganho de desempenho mesmo sem fazer overclock, ja que o processador pode trabalhar no modo turbo por mais tempo.

• Curtir 1
Postado

@F4b10 Aee, valeu, era nisso que tinha dúvidas, e eu não sabia se existia um termo para esse procedimento (Thermal Throttling), deve ser mais fácil pesquisar sobre na net agora.

Por exemplo, o meu CPU é um intel i3 2120, há algum lugar que eu possa saber qual seria a percentagem de perda de desempenho do processador, conforme a temperatura aumenta a partir desses 80 ° C (temperatura onde o Thermal Throttling começa a atuar)? Vou dar uma caçada pela net tb.

O Thermal Throttling também ocorre na GPU da placa de vídeo? 

adicionado 6 minutos depois

@F4b10 Tenho outras dúvidas:

Quanto mais frio o processador ficar, até em temperaturas abaixo de zero, mais eficaz ele fica? Temperaturas muito baixas podem afetar seu funcionamento (não tipo, -50 graus, mas muito abaixo de zero)?

Até que ponto o turbo boost é eficaz? Tipo, relacionando com a questão a dúvida acima, se eu ir reduzindo a temperatura do processador, o turbo boost vai aumentando e aumentando o seu desempenho?

Desde já, valeu pelas respostas cara kkk

adicionado 11 minutos depois

@Alisson93 Pode ser como exemplo o que estou usando, um i3 2020. 

O F4b10 esclareceu bem a dúvida, o termo que procuro é o  thermal throttling. Porém gostaria de saber se há informações relacionando a percentagem de perda de desempenho, ou fps em algum jogo, consoante cada grau celsius que aumenta, a partir da temperatura em que o  thermal throttling  é ativado, saca.

E seria legal algum teste envolvendo o i3 2020 ou algum outro modelo de i3, para eu ter uma noção melhor ainda.

adicionado 15 minutos depois

@Matheus_Gama22 Não era bem isso kkk , mas o F4b10 me esclareceu melhor a dúvida. Seria sobre se há informações relacionando a percentagem de perda de desempenho do processador, mediante cada grau celsius de sua temperatura que sobe, a partir da temperatura em que o thermal throttling começa a agir ( mencionaram que seria em torno de 80 graus, por ae)

• Curtir 1
Postado

@Hunger Predator Não daria pra mensurar essa perda de desempenho pelo thermal throttling, vai depender do que estiver rodando, e do quão grande for a queda nas frequências.Só testando pra saber.

Pro seu processador a temperatura máxima admitida no dissipador integrado é 69.1 ºC o que deve dar uns 74°C a 79°C na CPU propriamente dita. a diferença é devido a isolação da pasta térmica + isolação do próprio IHS do CPU (a placa de cobre niquelado que vem em colada sobre o processador pra protege-lo.

Pelo que eu sei GPUs também podem usar o thermal throttling pra proteger o chip, mas como GPUs já vem com sistema de refrigeração montado essa função só seria usada em casos de emergência. tipo ventoinha travada /queimada ou muito suja, ou gabinete com ventilação muito ruim.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...