Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos, estou com um problema no meu PC de torre, é que ele liga (porque o cooler do CPU gira) mas não dá video. Eu já procurei na internet e experimentei várias coisas mas nada funcionou. Eu já tente: lidar só com o necessário (CPU,1RAM,Fonte), resetar a BIOS, outra fonte, outras RAMs, trocar a pilha da placa-mãe, limpar contactos, ligar defora da caixa. Mas nada funcionou. Eu já não sei o que pode ser, mas eu acho que deve ser a placa-mãe em curto em algum sítio, ou então se calhar tinha que experimentar regravar a BIOS (mas eu não tenho um gravador de BIOS), e também não queria gastar dinheiro numa assistência técnica, porque eu também não preciso muito do pc. Se alguém souber como resolver este problema, por favor ajude-me.

Postado

Você testou outro cabo de vídeo? Testou outra entrada/saída (no computador e no monitor)? Testou outro monitor? 

Em qual situação esse computador começou a apresentar esse problema? Qual é a configuração dele?

Postado

Olá, obrigado por responder, por acaso não testei com outro cabo nem monitor, porque acho que nenhum dos dois estão estragados. E não testei outra entrada de video do pc porque não tem. O PC começou a apresentar este problema depois de estar parado uns 2 anos. O PC tem uma geforce 240, um core 2 quad Q6600 2,40 GHZ, 3 gb de RAM DDR2, e a placa-mãe é 15-K49-011006. Eu ando a testar o pc sem placa de video (que por sinal já testei noutro pc e funciona), mas acho que o processador pode não ter video integrado. Se souber mais alguma coisa diga-me. Eu penso que deve ser a placa-mãe em curto, mas não sei exactamente como testar, penso que dá para fazer com um multímetro, se você souber como fazer eu posso tentar testar. As únicas coisas que eu não testei foi o processador e as RAMs porque não tenho como testar em outro PC, mas as RAMs eu tenho 4 testei com todas e não funciona.

Postado

Testes em computadores tem que começar sempre pelo mais simples, o mais óbvio. Assim sendo insisto que testar os cabos e outro monitor deveria ser a primeira coisa a fazer.

Depois que fizer esses testes, um teste de bancada seria indicado. Você disse que tentou ligar só o essencial, mas se quer verificar se a placa-mãe está em curto no interior do gabinete, deveria testa-la fora do gabinete, sobre uma superfície isolante (borracha, papelão, etc.). Sempre deve-se testar apenas uma memória por vez, nunca com as quatro instaladas, pois um problema comum é slots de memória com mal contato/sujeira.

Por falar nisso, algo que pode ajudá-lo é limpar todos os slots (PCI-e e de memória) com uma escova limpa (pincel ou escova de dentes velha) e isopropanol (álcool isopropílico), delicadamente para não empenar os contatos. É muito comum que se forme uma camada não condutora nos contatos de computadores antigos, seja por poeira ou oxidação. Uma limpeza mais extensiva da placa-mãe é recomendável, mas também é arriscada para quem não tem o costume de fazê-lo. O isopropanol não contém água, então não há risco de oxidação, mas ele tem de secar antes de ligar o computador pois ele pode causar condutividade/curto. Você pode, por exemplo, limpar os contatos dos conectores de energia, portas USB e demais portas de comunicação sem maiores problemas, mas quando vamos para o socket do processador já se torna bem mais arriscado. Fica a seu critério então tentar ou não. Um único pino do socket empenado pode ocasionar a perda da placa-mãe e do processador.

Feita a limpeza e o teste de bancada, se o computador continua a não funcionar então temos de testar os componentes que estão na equação. A placa de vídeo você disse que já testou, então restam placa-mãe, processador, memórias e fonte. Nesse caso podemos pegar tais componentes emprestados de outro computador, ou levar esses componentes a outro computador compatível para testes. Efetivamente são as duas opções que se tem.

Postado

Olá, obrigado pela ajuda, eu já testei com outro cabo e monitor e também não funcionou. Em relação ao resto, eu já tinha limpado todos os contactos (slots, USBs e até o processador) com álcool isopropílico e também verifiquei todos os pinos para ver se não existia nenhum empenado ou em falta (e não havia). E também todos os testes que eu fiz foi com o pc de fora do gabinete e não mostra imagem à mesma. Em relação à RAM, eu tinha testado 4 RAMs mas uma de cada vez (e não todas ao mesmo tempo), e até em slot's diferentes (mas experimentei primeiro uma de cada vez no primeiro slot e depois no segundo, porque a placa-mãe só tem 2 slots).Também já testei a fonte do PC e ela está a funcionar ( e também já experimentei com outra fonte e o pc não mostrava imagem à mesma), processador (mas eu não tenho nenhum PC em que possa testar, por isso não vou conseguir testar), memória (que também não vou conseguir testar porque não tenho nenhum PC compatível).

Então ou o problema é do processador ou da placa-mãe. (da memória RAM eu acho que não, porque eu teste 4 e acho difícil estarem todas estragadas, mas também pode ser que seja disso). E como não consigo testar o processador vou ter que testar a placa-mãe, sabe como se testa a placa-mãe? (se não souber eu posso ir tentar ver na internet)

Se souber mais de alguma coisa, diga-me.

Postado
11 horas atrás, JRascão disse:

Então ou o problema é do processador ou da placa-mãe. (da memória RAM eu acho que não, porque eu teste 4 e acho difícil estarem todas estragadas, mas também pode ser que seja disso). E como não consigo testar o processador vou ter que testar a placa-mãe, sabe como se testa a placa-mãe? (se não souber eu posso ir tentar ver na internet)

Se você está só entre CPU e MB então pode retirar o CPU da sua lista. CPUs quase nunca queimam, e quando queimam ou é porque superaqueceram por muito tempo (o que é perceptível durante o uso muito antes de queimar) ou porque a placa-mãe fechou curto e o queimou. De qualquer maneira, raramente seria o CPU. A MB queimar já é mais comum, mas se for de gerações mais recentes dificilmente terá reparo, pois as antigas queimavam capacitor que é fácil de trocar, as de hoje quando queimam é chipset, algum outro chip, ou VRM. De qualquer maneira é trabalhoso demais para compensar reparar. Se você tiver algum técnico por perto, leve seu CPU e peça para ele testar (eu mesmo tenho placas mães de uns 7 sockets diferentes). 

RAM também não deve ser, pois nunca vi queimar mais de um pente, e se tivesse queimado os quatro eu nunca arriscaria instalar outro em bom estado na referida placa-mãe. Se ela tivesse queimado todos, certamente seria defeito dela também.

Em resumo, se você fez todos os testes, então precisará de outra placa-mãe.

adicionado 2 minutos depois
agora, WOZ Dods disse:

CPUs quase nunca queimam

Corrigindo, CPUs de gerações que possuem proteção térmica. Seguramente qualquer modelo lançado nos últimos 16 a 18 anos.

Postado

Olá, muito obrigado pela ajuda, então o problema deve estar na placa-mãe (que é uma MB de geração antiga), mas eu não queria levar em nenhuma assistência porque não estou a precisar do PC e não queria gastar dinheiro desnecessário, queria ver primeiro se conseguia tentar consertar a placa-mãe em casa (se for possível). Sabe de alguns procedimentos para verificar se a placa-mãe está em curto?

Postado
4 horas atrás, JRascão disse:

Olá, muito obrigado pela ajuda, então o problema deve estar na placa-mãe (que é uma MB de geração antiga), mas eu não queria levar em nenhuma assistência porque não estou a precisar do PC e não queria gastar dinheiro desnecessário, queria ver primeiro se conseguia tentar consertar a placa-mãe em casa (se for possível). Sabe de alguns procedimentos para verificar se a placa-mãe está em curto?

Isso já aprofunda mais em conhecimentos de eletrônica do que eu tenho... Talvez outros membros possam ajudar.

Postado

OK e muito obrigado pela ajuda (mas tenho uma dúvida, acha que deva criar um tópico novo para a placa-mãe, tipo "placa-mãe liga mas não dá video" e encerro este?).

Se alguém souber como posso arranjar minha placa-mãe, por favor ajude-me.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!