Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite galera.

Eu estou montando meu 1º PC gamer com a ajuda do pessoal aqui do fórum.

Já encomendei todas as peças, e já chegaram boa parte delas, porém ainda não encomendei os cooler pra ventilar o PC.

Gostaria de uma ajuda aqui, porque não sei nem quantos cooler vou ter que comprar e se tem alguma marca ou modelo recomendado.

Meu PC é o seguinte:

Ryzen 2600 + cooler de fábrica

Placa de vídeo rx 470 4gb

placa-mãe B350 DS3H

Memória 2x8 GB Corsair 3200 MHz
SSD 720GB KingSpec Sata III
Fonte Corsair VS650 80P (650w)

Gabinete Pichau Gaming Hunter RGB Lateral Vidro Temp, PG-HT01-RGB

https://www.magazineluiza.com.br/gabinete-pichau-gaming-hunter-rgb-lateral-vidro-temp-pg-ht01-rgb/p/cfj8faack8/in/gbpc/?&utm_source=google&utm_medium=pla&utm_campaign=PLA_marketplace&partner_id=28065&seller_id=pichauinfo&product_group_id=296562886200&ad_group_id=48543700075&gclid=Cj0KCQiA9dDwBRC9ARIsABbedBOvWN2XMybrzXmKBppmTIqXVD1BpLv6K5XUomEq7ZRA8IEvI011tUMaAjWOEALw_wcB

Pelo que indica no site, os pontos de montagem de ventoinha são esses:
Frontal: 3 x 120mm(opcional)
Superior: 2 x 120mm(opcional)
Traseiro: 1 x 120mm/140mm(opcional)

Mas a questão é... seria recomendado instalar em todos os pontos? totalizando 6 ventoinhas?

Postado

Para uma boa refrigeração, sim precisa instalar todos, ainda mais para pcs gamers que estressa bastante as peças  e geram muito calor. Use todos os coolers,  sendo os 3 da frente ventiladores, os 2 do teto exaustores e o traseiro exaustor, lembrando que ventiladores sopra o ar para dentro e exaustor tira o ar para fora.

Precisa escolher otimos coolers, principalmente para teto e traseiro, pois são os coolers que vão tirar todo ar quente de dentro do gabinete, se os encaixe no teto  suportar coolers de 14, então coloque-os. Lembre-se que esses coolers tem que ter otimo fluxo e pressão de ar além de um bom  Rpm, por tanto fique atento a esses detalhes.

Sobre a escolha dos coolers, é meio que pessoal, porque depende do seu orçamento e do desempenho que você quer atingir, mas sempre leve em consideração aos criterios de fluxo de ar, pressão de ar e Rpm. Eu so posso te recomendar marcas boas, como corsair, thermaltake, cooler master, deep cool, aerocool, ou se você tem um orçamento bem baixo, os c3-tech tem otimos coolers custo beneficio.

• Curtir 1
Postado

Certo... tava dando uma olhada em alguns coolers aqui.

Quantos CFM no mínimo seria recomendado pegar no meu caso? que não tenho processador e placa de vídeo tão potente?

A princípio tinha gostado desses aqui:

https://www.kabum.com.br/produto/89947/cooler-fan-c3tech-storm-12cm-c-led-multicolorido-f9-l150rgb

Achei bonito e barato. Porém o fluxo de ar me pareceu meio fraco.

Daí achei esse aqui então. Que é o mesmo preço, com um fluxo de ar bem maior, porém sem o mesmo apelo estético.

https://www.kabum.com.br/produto/55849/cooler-fan-deepcool-12x12cm-super-silent-big-airflow-red-led-xfan120l-r

Será que seria possível mesclar os dois? Tipo... pegar metade das fans de cada modelo... ? Pra garantir uma ventilação melhor, e manter alguns RGB pra tirar uma onda e não perder tanto FPS nos games...? haha

Ou será que se eu pegar os 6 fans C3tech já dariam conta do recado?

Postado
Em 10/01/2020 às 19:20, rogerf disse:

Certo... tava dando uma olhada em alguns coolers aqui.

Quantos CFM no mínimo seria recomendado pegar no meu caso? que não tenho processador e placa de vídeo tão potente?

A princípio tinha gostado desses aqui:

https://www.kabum.com.br/produto/89947/cooler-fan-c3tech-storm-12cm-c-led-multicolorido-f9-l150rgb

Achei bonito e barato. Porém o fluxo de ar me pareceu meio fraco.

Daí achei esse aqui então. Que é o mesmo preço, com um fluxo de ar bem maior, porém sem o mesmo apelo estético.

https://www.kabum.com.br/produto/55849/cooler-fan-deepcool-12x12cm-super-silent-big-airflow-red-led-xfan120l-r

Será que seria possível mesclar os dois? Tipo... pegar metade das fans de cada modelo... ? Pra garantir uma ventilação melhor, e manter alguns RGB pra tirar uma onda e não perder tanto FPS nos games...? haha

Ou será que se eu pegar os 6 fans C3tech já dariam conta do recado?

Ao invés de você pegar 3 coolers de um só, pega o kit rgb que já vem com placa controladora.

Sobre a escolha dos coolers, escolhe que vai melhor te antender, se você não tem tantos componentes potentes como processador e placa de video, você pode abrir um pouco a mão a respeito do fluxo de ar e escolher mais pela estetica, mas se seu gabinete for grande, você vai ter que escolher um cooler que tenha um flux de ar bom. Leve em consideração que coolers exaustores tem que ter um fluxo de ar maior.

E você  pode sim mesclar coolers, mas lembre-se, se você prioriza muita a estetica, você vai ter que pegar todos da mesma cor ou todos Rgbs.

Existe kits rgbs na kabum, da uma olhada, algums vem com 3 coolers +placa controladora+controle e pode ajustar até 2 velocidades pelo controle,  as vezes é mais barato que pegar coolers separados.

No meu gabinete, eu tenho 2 kit c3tech instalados no meu pc que da pra controlar a velocidade no controle (3 dos coolers na frente como ventiladores) e 3 coolers master como exaustores no teto e atrás, pois eles tem um otimo fluxo de ar cmf 50.

• Obrigado 1
Postado

Certo!

Outra coisa... existe algum tipo de compatibilidade entre placa-mãe e fans?

Ou posso comprar qualquer fan sem me preocupar com isso?

Minha placa-mãe é uma Gigabyte B350 DS3H

https://www.kabum.com.br/produto/101715/placa-mãe-gigabyte-ga-ab350m-ds3h-v2-amd-am4-matx-ddr4?gclid=CjwKCAiA6vXwBRBKEiwAYE7iSzC9ZGRQf1R8_z855mZGlKXNJTPp0S5ygR8ZjR53uDwzTPi_Q9ptcRoCgCQQAvD_BwE

Postado
Em 12/01/2020 às 11:51, Rogerio Moreira Silva disse:

Leve em consideração que coolers exaustores tem que ter um fluxo de ar maior.

Negativo, os fans de entrada normalmente já são estrangulados por filtros de poeira, e você colocando fans mais poderosos saindo do gabinete vai criar pressão de ar negativa dentro do gabinete, fazendo com que fique menos ar dentro do gabinete (e menos ar para resfriar os componentes).

O ideal é ter a mesma quantidade de ar entrando e saindo do gabinete, mas como isso é praticamente impossível, é melhor ficar com a pressão do ar levemente maior dentro do gabinete.

O que pode ocorrer é que quando a pressão do ar estiver um pouco alta, o ar será forçado para fora numa velocidade maior do que os fans de exaustão conseguem expulsar o ar, fazendo com que ocorram vibrações e ruídos indesejados.

• Obrigado 1
Postado
13 horas atrás, Marco Tada disse:

Negativo, os fans de entrada normalmente já são estrangulados por filtros de poeira, e você colocando fans mais poderosos saindo do gabinete vai criar pressão de ar negativa dentro do gabinete, fazendo com que fique menos ar dentro do gabinete (e menos ar para resfriar os componentes).

O ideal é ter a mesma quantidade de ar entrando e saindo do gabinete, mas como isso é praticamente impossível, é melhor ficar com a pressão do ar levemente maior dentro do gabinete.

O que pode ocorrer é que quando a pressão do ar estiver um pouco alta, o ar será forçado para fora numa velocidade maior do que os fans de exaustão conseguem expulsar o ar, fazendo com que ocorram vibrações e ruídos indesejados.

Você está certo, porém, isso se aplica muito em gabinets antigos ou gabinetes simples, e um detalhe que você talvez não saiba, 90% dos gabinetes fabricados nos dias de hoje, são projetados para pressões negativas e não positivas, tanto que seus desgnis são todos cheios de saidas e entradas de ar, frestas além de um otimo espaço interno, se você cria alguma pressão positiva nesses gabinetes não terá muita eficacia se comparada a pressão negativa. Já a pressão negativa faz o ar circular mais rápido e tambem força o ar para dentro do gabinete através  das entradas de ar e frestas.

Esse lance de pressão positiva e negativa faria mais sentidos anos atrás onde havia necessidade de se importar com esse detalhe em gabinetes com poucas saidas e entradas de ar ou gabinetes lacrados (sem saidas e entradas de ar), o que seria o caso de gabinetes antigos que tinha poucos coolers e saidas/entradas de ar, gabinetes de hoje em dia são bem projetados para uma boa circulação de ar, sendo mais eficazes em pressões negativas, sendo que esses gabinetes dificilmente tera menos que 4 coolers e tera muitas entras e saidas de ar na frontal, na traseira, no teto e na lateral, são gabinetes bem arejados mesmo com poucos coolers.

Postado

Não sabia que a Silverstone era fabricante de gabinetes antigos e simples.

https://www.silverstonetek.com/techtalk_cont.php?tid=wh_positive&area=en

De acordo com esta página, com pressão negativa o ar será sugado por frestas para compensar o défcit de ar, e uma das maiores aberturas de ar do gabinete são as frestas dos slots de expansão. Segundo esta página, as placas gráficas são construídas para puxar o ar de dentro do gabinete, resfriar o dissipador da placa gráfica, e jogar o ar para fora na parte de trás do gabinete. E com pressão de ar negativa, este ar quente saído da placa de vídeo será sugado de volta para dentro do gabinete.

Outro problema com pressão negativa dentro do gabinete é que o ar será sugado por frestas que não estão com filtros, fazendo com que poeira seja sugada para dentro do gabinete.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...