Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá CdH!

Alguém consegue me explicar o porque meu processador não chega a 3.6 GHz? Sendo que no site da Intel está descrito que no modo turbo Boost ele alcança essa frequência. Já fiz teste de stress com o CPUz e intel extreming tuning porém sem sucesso, mesmo a 100% do CPU os core não passam de 1.6. Li algo sobre verificação da bios para o turbo boost mas não soube fazer, alguém tem alguma ideia q possa ajudar ?

Setup do PC

mb:GA-B75M-D3H
CPU:Intel Core I5 3470

GPU:Nvidia GTX 1050 ti
Memoria:20Gb de RAM 1600MHz

Sem título.jpeg

Postado
23 minutos atrás, Bruno Trotti disse:

Li algo sobre verificação da bios para o turbo boost mas não soube fazer, alguém tem alguma ideia q possa ajudar ?

Estranho, as B75 têm turbo boost nativo. De qualquer forma é uma boa tentar ativar isso.

Veja até os 35 segundos do video abaixo que mostra como fazer:

• Membro VIP
Postado

@Bruno Trotti Bom dia, seja bem-vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

Pelo gráfico, a utilização está em 7% o que claramente fará com que ele fique em 1.6 mesmo, agora durante o teste de stress ele não vai subir todos para 3.6(turbo), isso seria apenas single core, todos ficam no máximo em 3.2.

Faz teste no CPU-Z com utilização de 1 core somente.

• Curtir 1
Postado

Verifique ainda se as opções C1E e C3/C6 estão desabilitadas assim como no vídeo (são opções de economia de energia que podem reduzir a capacidade do processador. 

image.png.a1cb70279702e688df288ccccbe306c3.png

Postado
27 minutos atrás, Neumar Permonian disse:

vou acompanhar esse tópico tenho o  mesmo i5 e mesma gpu

chegando a noite em casa vou verificar se o meu ta assim!!

seu pc ta travando algum game por causa do cpu?

Ele não trava mas em muitos jogos eu passo um bom tempo(dias as vezes) com o fps normal e rodando liso e do nada o desempenho cai quase q pela metade sem razão aparente. 

adicionado 6 minutos depois

30 minutos atrás, LNPott disse:

@Bruno Trotti Bom dia, seja bem-vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

Pelo gráfico, a utilização está em 7% o que claramente fará com que ele fique em 1.6 mesmo, agora durante o teste de stress ele não vai subir todos para 3.6(turbo), isso seria apenas single core, todos ficam no máximo em 3.2.

Faz teste no CPU-Z com utilização de 1 core somente.

Olá Bom dia, esse print no caso os testes não estavam sendo realizados, mas quando realizei a frequencia permaneceu a mesma mesmo a 100%, desculpe deveria ter posto os prints dos testes juntos...

adicionado 7 minutos depois
31 minutos atrás, P. Sousa disse:

Verifique ainda se as opções C1E e C3/C6 estão desabilitadas assim como no vídeo (são opções de economia de energia que podem reduzir a capacidade do processador. 

image.png.a1cb70279702e688df288ccccbe306c3.png

a opção do turbo boost esta no auto coloquei para enable e as opções a qual você se referiu tb estavam auto pus em disable mas o problema persistiu.

adicionado 10 minutos depois

Print dos testes sendo realizados!

Sem título.jpg

Postado

image.png.8c43a22ef94feadc428fc820af0c193e.png

Faz tempo que não mexo com isso mas vamos testar algo: nessa tela mude o CPU Clock Ratio (alí onde tem 33) para um valor que o CPU Frequency chegue aos 3.2Ghz que é o clock base desse processador (e nos diga qual informação tem alí antes dessa mudança). Refaça os testes e veja o que acontece. Se der certo, volte na BIOS e verifique se tem a opção AUTO e refaça os testes mais uma vez para ver se vai ativar o boost. 

Postado
2 minutos atrás, P. Sousa disse:

image.png.8c43a22ef94feadc428fc820af0c193e.png

Faz tempo que não mexo com isso mas vamos testar algo: nessa tela mude o CPU Clock Ratio (alí onde tem 33) para um valor que o CPU Frequency chegue aos 3.2Ghz que é o clock base desse processador (e nos diga qual informação tem alí antes dessa mudança). Refaça os testes e veja o que acontece. Se der certo, volte na BIOS e verifique se tem a opção AUTO e refaça os testes mais uma vez para ver se vai ativar o boost. 

Já esta, ele esta em 32 e o clock ratio fica perfeito em 3.20GHz e nao, não existe opção auto, ele assume o menor valor q é 16 q resulta em 1.60GHz

Postado
2 minutos atrás, LNPott disse:

@Bruno Trotti Verifica opção de energia no windows, pode ser limitação dele.

Outra coisa foi o software da INTEL acusar máximo de 15W de TDP, o certo seria 77 W.

Ja verifiquei, não esta operando com nenhum tipo de limitador

Sem título.jpg

Postado
1 minuto atrás, LNPott disse:

@Bruno Trotti Sempre ocorreu esse problema ?

difícil dizer, mas não que eu me lembre. Pra ser sincero tinha uns meses desde que não fazia nenhum benchmark do cpu assim, mas pelo q me lembro da ultima vez q fiz não lembro de ter reparado em nenhum problema assim.

Postado
18 minutos atrás, Bruno Trotti disse:

Já esta, ele esta em 32 e o clock ratio fica perfeito em 3.20GHz e nao, não existe opção auto, ele assume o menor valor q é 16 q resulta em 1.60GHz

image.png.e6929c7e30dc2f52cb546ebbeee43820.png

Veja o vídeo que te mandei a partir dos 40 seg. Em determinado momento ele entra nas especificações avançadas. Tente deixar o máximo de coisas que conseguir em AUTO e veja o resultado.

EDIT: inclusive C1E,  C3/C6 e o EIST.

Postado
9 minutos atrás, P. Sousa disse:

image.png.e6929c7e30dc2f52cb546ebbeee43820.png

Veja o vídeo que te mandei a partir dos 40 seg. Em determinado momento ele entra nas especificações avançadas. Tente deixar o máximo de coisas que conseguir em AUTO e veja o resultado.

Assim ficou as configurações finais

WhatsApp Image 2020-01-08 at 11.19.08.jpeg

WhatsApp Image 2020-01-08 at 11.19.07 (1).jpeg

WhatsApp Image 2020-01-08 at 11.19.07.jpeg

WhatsApp Image 2020-01-08 at 11.19.06 (1).jpeg

WhatsApp Image 2020-01-08 at 11.19.06.jpeg

WhatsApp Image 2020-01-08 at 11.19.05 (1).jpeg

WhatsApp Image 2020-01-08 at 11.19.05.jpeg

WhatsApp Image 2020-01-08 at 11.19.04 (1).jpeg

WhatsApp Image 2020-01-08 at 11.19.04.jpeg

WhatsApp Image 2020-01-08 at 11.19.03.jpeg

Postado
3 minutos atrás, P. Sousa disse:

Nessa última foto coloque as quatro últimas opções em AUTO. 

estavam em auto, mudei apos o video q você recomendou e mandou desabilitar.

Postado
21 minutos atrás, P. Sousa disse:

EDIT: inclusive C1E,  C3/C6 e o EIST.

Aqui pedi pra deixar em auto também. 

Nada disso resolveu, certo? Qual a versão dessa BIOS? F4?

Postado

Aqui pedi pra deixar em auto também. 

Nada disso resolveu, certo? Qual a versão dessa BIOS? F4?

Sim nada resolveu, ja estavam em auto quando vim falar do problema. a versão é F12

Postado
1 minuto atrás, Bruno Trotti disse:

Sim nada resolveu, ja estavam em auto quando vim falar do problema. a versão é F12

No site do fabricante já tem até a F15 (você ja atualizou alguma vez ou já veio assim?)

Pesquisando no Google (e até mesmo aqui no CdH) algumas pessoas tiveram esse mesmo problema com esse mesmo processador e em placas-mães diferentes. Entretanto dos que pesquisei apenas um tópico tinha resposta: o cara trocou a placa-mãe 😣

Em um desses tópicos que pesquisei o usuário relatava que na mesma placa-mãe cujo i5 não passava dos 1.6 ele colocou outro processador (i7 2500k) e funcionou de boas. Da mesma forma ele colocou o processador i5 em outra placa-mãe e o mesmo também funcionou normal. Ou seja, provavelmente não é hardware a causa do problema, é software. Claro que cada caso é um caso, não é necessariamente uma regra.

Você tem disponibilidade de conseguir outro kit 1155 pra fazer os testes? Em caso negativo e como alternativa final eu tentaria atualizar a BIOS para a mais recente e ver no que dá.

Postado

No site do fabricante já tem até a F15 (você ja atualizou alguma vez ou já veio assim?)

Pesquisando no Google (e até mesmo aqui no CdH) algumas pessoas tiveram esse mesmo problema com esse mesmo processador e em placas-mães diferentes. Entretanto dos que pesquisei apenas um tópico tinha resposta: o cara trocou a placa-mãe 😣

Em um desses tópicos que pesquisei o usuário relatava que na mesma placa-mãe cujo i5 não passava dos 1.6 ele colocou outro processador (i7 2500k) e funcionou de boas. Da mesma forma ele colocou o processador i5 em outra placa-mãe e o mesmo também funcionou normal. Ou seja, provavelmente não é hardware a causa do problema, é software. Claro que cada caso é um caso, não é necessariamente uma regra.

Você tem disponibilidade de conseguir outro kit 1155 pra fazer os testes? Em caso negativo e como alternativa final eu tentaria atualizar a BIOS para a mais recente e ver no que dá.

é eu vou tentar atualizar a bios e ver o que eu cosigo. Obrigado pela ajuda de todos!

Postado
1 minuto atrás, Bruno Trotti disse:

é eu vou tentar atualizar a bios e ver o que eu cosigo. Obrigado pela ajuda de todos!

Volta aqui pra dar um feedback, ok?! É um problema incomum mas já apareceu em alguns locais e, pelo menos pra mim, trocar a peça não seria uma "solução" satisfatória já que não se chegou a um consenso em qual seja o problema! Te aguardo!

Postado
8 horas atrás, P. Sousa disse:

Volta aqui pra dar um feedback, ok?! É um problema incomum mas já apareceu em alguns locais e, pelo menos pra mim, trocar a peça não seria uma "solução" satisfatória já que não se chegou a um consenso em qual seja o problema! Te aguardo!

atualizei a bios e configurei tudo de acordo, sem resultado continuo no mistério p saber o que está acontecendo

adicionado 1 minuto depois
8 horas atrás, LNPott disse:

@Bruno Trotti Roda teste em algum Ghost antes, assim você retira o fato Sistema operacional...

desculpa a ignorância mas não sei do que se trata

adicionado 6 minutos depois

vocês acham q pode ser algum problema de energia? Como LNPott falou o TDP indicar 15 e não 77 me chamou atenção também. Algo relacionado talvez a fonte não sendo capaz de alimentar o processador no seu potencial, e se sim como averiguar se é isso?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!