Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Gosto de fazer experiências para aprender então pergunto:

Posso ficar alterando o tipo (input output) de um pino do arduino?

Por exemplo: eu queria colocar um resistor de (pulldown ou pullup) em um determinado pino....

e seta-lo como entrada... com isso poderia ler uma chave... ou um sinal de entrada...

e... durante a execução do código seta-lo como saída...

com isso usaria o pino de duas formas diferentes... (claro que penso em fazer isso quando eu tiver certeza do que estará entrando ou saindo dos pinos para ão dar curto)

Se eu mudar isso varias vezes durante a execução do programa... terei problemas?

E este resistor... que ficará pendurado na linha quando o pino se tornar saída... trará algum problema? se por exemplo for um pulldown e eu mandar 5v no pino?

Se eu tiver uns 20 pinos com estes resistores... poderei ter alguma queda na alimentação do Arduíno quando alimentado via USB?

(usarei resistores de 10k)

Obrigado. 

Postado

Vamos lá :

Muitos pinos do Arduino permitem mais de uma função.

Se você nao vai utilizar essas funções especiais em seu projeto, então sim, pode mudar da maneira que desejar.

Não se preocupe com resistores de pulldown ou de pull up ( 10K ), e lembre-se de que existe internamente nos pinos do Arduino um resistor de pullup que pode ser acionado, assim você não precisa de um resistor externo !

Paulo

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!