Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, ainda usam CRT?

Estou com este problema (na foto) e não consigo resolver pelo menu de serviço. Mas não sei onde regular fisicamente abrindo a TV. Sei apenas regular o yoke e a convergência, é de fácil acesso.

imgpsh_fullsize.thumb.jpg.6d95403ef3939d3484f6599549cdb334.jpg

Postado

@keanu_yves Pelo que eu estou vendo está normal,as geomtrias delas a maioria é assim mesmo elas não são perfeitas,para acessar a gemetria é pelo modo de serviço.

adicionado 6 minutos depois

@keanu_yves Para ajustar a geometria das sony acredito que seja essa daqui é de sony só não sei se vai servir pra essa tv.

1- método de acesso ao modo de serviço.

a) - o televisor deve está em stand-by ( desligado pelo Power off).

b) - Pressione a seguinte sequência de teclas no controle remoto: Display > 5 > volume (+) > Power O tempo para a sequência é de 2 segundos.

c) - Após o televisor irá ligar e aparecer na tela a mensagem SERVICE logo abaixo escrito o item e a função.

d) - pressione o botão 1 ou 4 do controle remoto para selecionar o item a ser ajustado.

e) - pressione o botão 3 ou 6 do controle remoto para mudar a função.

f) - Para gravar na memória pressione os botões MUTING e ENTER

g) - Pressione o botão 8 e ENTER para reinicializar.

h) - Para sair do MODO de SERVIÇO desligue o aparelho, e volte a ligar novamente.

Se for mexer nos dados geometria anota antes todas as numerações da geometria em um caderno caso for ajustar e ficar pior você volta como tava antes.

Postado

@LCN Opa, obrigado pela resposta. Eu já tentei corrigir pelo menu de serviço, mas não consigo tirar essa "barriga" horizontal, incomoda em alguns pontos.

Eu sei que em monitores profissionais, dá pra ajustar a geometria abrindo a TV, mas nas comerciais eu não tenho informação.

Valeu.

• 5 meses depois...
Postado

Estou com o mesmo problema em uma Sony Wega. Leves arcos (barriga) nas linhas horizontais da crt. Conhecido como Wega Bow.

Andei pesquisando. O problema esta no ajuste da bobina defletora (Deflection Yoke - DY). Deve-se subir ou descer a bobina, no eixo y. Para cima ou para baixo. No manual de correção de problemas da Sony esta essa solução, veja pagina 27 e Appendix ii item 4 (V-CENTER). Procure pelo pdf Sony CRT-01 Troubleshoting Training Manual. Veja no youtube os vídeos do Andre Retrogamer sobre bobina defletora. Vídeos: Convergência CRT Arcade. Dicas - Monitor de Tubo CRT e Arcade. Daí é so tomar os devidos cuidados. Usar 240p Test Suit. Abrir a TV e tentar ajustar a bobina defletora (DY). Subindo ou descendo ela. Vou tentar ajustar a minha. Se der certo eu retorno.

Postado

Volto com a solução. 

Tinha o mesmo problema na minha CRT Sony Wega modelo  KV29FS110, ou seja, arcos horizontais (como um arco íris).

A solução é levantar a bobina defletora (yoke), puxa-lá para cima no eixo y. Caso os arcos fossem para baixo (como um sorriso), a solução seria abaixar a bobina (yoke), puxa-lá para baixo no eixo y.

Assista os vídeos André Retrogamer para ter noção de como vai agir: https://www.youtube.com/watch?v=SY6PvIBIW7U&t=340s

Mas basicamente você vai abrir a TV. Encapar uma chave philips como fita isolante. Afrouxar a presilha que prente a bobina defletora (yoke). Puxá-la para trás. Tirar as borrachas de cima e de baixo que estão coladas no tubo e travam a bobina. Ligar a TV e utilizar o programa 240p Test Suit. Ajustar a bobina para cima conferindo a imagem gerada na tela pelo 240p Test Suit. Apertar a presilha da bobina. Voltar a colocar os calços de borracha da bobina e prede-los com fita silver tape, ou outra. É isso.

Se para o ajuste de convergência necessitar de fitas magnéticas ( convergence strips -  permalloy) estou vendendo no ML. Segue o link: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1576855546-05-paletas-magneticas-convergncia-crt-tv-convergence-strip-_JM

• Curtir 1
  • 7 meses depois...
Postado

Oi eu também tenho uma tv Samsung CL29K40MQ com geometria desalinhada principalmente na horizontal faz tipo um arco eu tentei girar a bobina defletora mas não consegui resolver.Eu vi outros tópicos que essas TVs e as slim davam muito esse problema de geometria torta.E o pior não tô conseguindo alguém que queira arrumar.

• 6 meses depois...
Postado

Revivendo o tópico.  Pois ainda é bem atual.  Tenho um certa experiência com tvs crts. Minha paixão.  

O iragelc está corretíssimo.  Só colocar um reforço no calço na parte de cima da bobina.  

Segue imagem. Como eu faço e da certo.  

No caso eu usei uma fatia de um cartão de crédito velho.  E o resultado podem ver na imagem a seguir também.  

Esse abaulado sai facinho.  

Em relação a convergência lateral. Esquece. Essas TVs quanto maiores mais desfocadas e fora de convergência nas laterais elas são.  É uma forma arredondada. Parece que todos os cantos são desfocados e forma uma bola. E o foco perfeito só na parte central. As de 20 são quase perfeitas e as menos que não existe no caso seriam mais perfeitas ainda. Pois os raios se espalham menos focando apenas no campo MENOR que é o do meio. Quando aumenta de mais a tela perde a eficiência. E acaba desfocando e saindo da convergência um pouco.  

Screenshot_2021-08-13-21-49-59-856_com.google.android.apps.photos.jpg

Screenshot_2021-08-13-21-51-00-044_com.google.android.apps.photos.jpg

• 6 meses depois...
  • 3 semanas depois...
  • Coordenador
Postado

@Dener Dn

Em 27/02/2022 às 02:57, Dener Dn disse:

Por favor, @iragelac e @Felipe Catarino Martinsainda estão seguindo o tópico? Preciso de ajuda, não entendi muito bem sobre puxar a bobina pra cima no eixo Y, gostaria muito de poder resolver este problema na minha tv. 

Puxar a bobina para cima = "levantar a bobina e colocar um calço por debaixo dela"... (Entre o pescoço do tubo e a bobina.)

• 4 meses depois...
Postado

Salve, estou com um problema um pouco desconfortável na minha Sony, modelo KV34FS110, basicamente, nos cantos superior (tanto esquerdo e direito) está levemente caído. Era pra está reto e acontece que está "arqueado", no meio fica reto e nas pontas está caído, como fosse curvado. Nas laterais e em baixo está reto, só as pontas de cima está levemente caído.. na foto não sei se dá pra perceber.

Alguém sabe me dizer se isso eu consigo arrumar esse desnível e deixar reto pelo menu de serviço? Obrg.

IMG_20220722_235820.jpg

agora, vinnipower disse:

Salve, estou com um problema um pouco desconfortável na minha Sony, modelo KV34FS110, basicamente, nos cantos superior (tanto esquerdo e direito) está levemente caído. Era pra está reto e acontece que está "arqueado", no meio fica reto e nas pontas está caído, como fosse curvado. Nas laterais e em baixo está reto, só as pontas de cima está levemente caído.. na foto não sei se dá pra perceber.

Alguém sabe me dizer se isso eu consigo arrumar esse desnível e deixar reto pelo menu de serviço? Obrg.

IMG_20220722_235820.jpg

Coloquei a foto inteira agora, acho que dá pra ver melhor. @Felipe Catarino Martins

@iragelac

IMG_20220720_225542.jpg

• mês depois...
  • 6 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...