Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Nenhuma. Na real não vou nem comprar agora as peças.
Preciso comprar uma fonte nova pois minha fonte atual já era e estou projetando um upgrade futuro e quero aproveitar a fonte. Daí especulei essas peças aí que posso comprar no futuro

Postado

Então, algumas pessoas dirão que a cx 450 aguenta a rx 590, mas eu sempre vou na recomendação do fabricante da placa de vídeo, que se encontra na descrição das lojas ou no site do fabricante buscando modelo pelo google.

Outra questão é o seguinte, alguns modelos da RX 590 requerem apenas 1 conector PCIE de energia, enquanto outros modelos requerem 2, e nem todas fontes possuem 2. A CX 450 conta com apenas 1 de 8 pinos.
O problema é que não sei porque diabos as CX 550 aumentaram de preço. Paguei 250 reais na minha não faz muito tempo, mas no momento só vejo acima de 300.

Em todo caso a RX 590 não é uma boa escolha, a GTX 1660 é melhor e custa o mesmo preço. Outro ponto importante é que chegaram novas placas da AMD no mercado, RX 5500 XT e em breve RX 5600 XT.

Postado

Na verdade nem to muito por dentro das melhores placas de vídeo e tal, só coloquei uma que sei que custa em torno de R$1000 pois sei que não gastarei mais que isso. Poderia ser qualquer uma dessas que você falou.

Mas no fim você não respondeu minha pergunta se posso comprar a CX450 ou se devo investir um pouco mais.

Postado

Eu quis ser claro, mas em hardware há muitos detalhes.

Uma CX 450 aguenta um sistema com RX 590 sem problemas e com certa folga, porém, como eu já disse, eu sempre iria na recomendação de fonte do fabricante da placa de vídeo, mas isso é pessoal, me sinto mais seguro seguindo o que manda o fabricante.

Outra coisa, alguns modelos da RX 590, não todos, requerem 2 conectores PCIE de energia, conectores estes que vêm da fonte, enquanto que a CX 450 conta com apenas 1 conector deste tipo. Usar adaptadores para obter um segundo conector não é recomendado, pode queimar a placa de vídeo.
Ou seja, dependendo da escolha da placa de vídeo a CX 450 pode não ser um bom negócio porque possui apenas 1 conector. Ainda assim a grande maioria das placas de vídeo utilizam apenas 1 conector, isso não será problema.

Se a grana estiver curta e precisar de uma fonte com urgência, não podendo esperar promoções, a CX 450 é um bom negócio, principalmente pela Corsair ser de confiança.
Sem ver testes antes não sei dizer quais fontes são também boas opções.
A GTX 1660 que mencionei custa pouco mais de 1.000, mas em certos dias da semana aparece por 999 reais e é melhor do que RX 590, e ainda o fabricante recomenda fonte de 450w. Mas ainda assim sempre veja o modelo exato e o número de conectores, a maioria das 1660 requer apenas 1.

Postado

@Crixus Champion No caso, comprando a CX 450 eu jamais compraria alguma que exija 2 conectores PCI-e e ficaria atento a isso. No mais, o resto tudo ok? Fiquei em dúvida pois não sei como é o consumo de energia com 1hd e um SSD m2. 

Mas no geral, embora você prefira a cautela do que recomenda o fabricante, não corro grandes riscos se comprar a 450, certo?

• Coordenador
Postado
10 horas atrás, Crixus Champion disse:

Então, algumas pessoas dirão que a cx 450 aguenta a rx 590, mas eu sempre vou na recomendação do fabricante da placa de vídeo, que se encontra na descrição das lojas ou no site do fabricante buscando modelo pelo google.

8 horas atrás, Crixus Champion disse:

Uma CX 450 aguenta um sistema com RX 590 sem problemas e com certa folga, porém, como eu já disse, eu sempre iria na recomendação de fonte do fabricante da placa de vídeo, mas isso é pessoal, me sinto mais seguro seguindo o que manda o fabricante.

Não seria a melhor combinação mesmo, mas suportaria.  

Sobre a recomendação de fonte da montadora da placa de vídeo e porque deve ser ignorada: clique aqui. Essa recomendação não tem significado prático.

10 horas atrás, chfreitasm disse:

Preciso comprar uma fonte nova pois minha fonte atual já era e estou projetando um upgrade futuro e quero aproveitar a fonte. Daí especulei essas peças aí que posso comprar no futuro

Dependendo de quão longe está o futuro, esses componentes podem não fazer mais sentido.

Qual é sua fonte atual? Ela está com defeito?

8 horas atrás, chfreitasm disse:

Mas no geral, embora você prefira a cautela do que recomenda o fabricante, não corro grandes riscos se comprar a 450, certo?

Não correria qualquer risco, pode esquecer a recomendação do fabricante. Se quiser calcular a demanda real de potência do computador, procure por testes em sites conceituados que analisam isso. Boas referências são sites como Tom's Hardware e AnandTech. 

Apesar de não ser a situação ideal, principalmente considerando a questão do encaixe na curva de eficiência, a CX 450 suportaria a configuração sem preocupações. E, por sinal, a CX 450 é uma fonte de 500W: não ficaria tão fora também. O problema aí realmente é a limitação do conector.

No caso, comprando a CX 450 eu jamais compraria alguma que exija 2 conectores PCI-e e ficaria atento a isso.

Ao invés de comprar a CX 450, pegue a Super Flower Bronze King 450W ou a PCYes! Electro V2 Bronze 450W. Elas têm dois conectores (a Corsair já atualizou isso na VS 450 e logo deve atualizar na CX 450, porque é uma grande mancada).

Fiquei em dúvida pois não sei como é o consumo de energia com 1hd e um SSD m2. 

O consumo de energia desses componentes é insignificante e não interfere no dimensionamento. O consumo "bruto" mesmo vem do processador e, principalmente, da placa de vídeo. 

Postado

@KairanD Cara, muito obrigado pela resposta completa.

Sempre vi vários comentários elogiosos pela série CX da Corsair, por isso fui direto nela por saber ser uma escolha segura.

1 hora atrás, KairanD disse:

Dependendo de quão longe está o futuro, esses componentes podem não fazer mais sentido.

Qual é sua fonte atual? Ela está com defeito?

Fonte atual é uma Coolermaster Extreme 2 525, está com defeito e foi dada como bomba pelo cdh (quando comprei, há 8 anos atrás, não sabia). 
Quanto ao futuro, não tenho ideia de quando vou trocar componentes. Pode ser em 1, 2 ou 5 anos. Realmente não sei. Dada a imprevisibilidade do upgrade, você ainda recomenda essas fontes que você falou ou devo pegar algo diferente?

Edit: Vi que a corsair tem garantia de 5 anos, enquanto a PCYes! cobre por 3 e não achei informação sobre a Super Flower, isso deve pesar um pouco na minha decisão ou estaria bem seguro de qualquer forma?

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@chfreitasm A série CX da Corsair é bacana mesmo. Mas a CX 450, por exemplo, eu não recomendo pela limitação dos conectores. Já passou da hora de ter dois. Há fontes concorrentes tão competentes quanto que possuem os dois conectores... Até a VS 450, da própria Corsair, já tem (e chegou depois, o que explica o fato). 

Todas as fontes que te indiquei são seguras. Os prazos de garantia longos meio que já indicam isso: 

• A CX 450 é uma fonte tradicional, com qualidade comprovada. Tem projeto moderno, regulação DC-DC e 5 anos de garantia. Não foi à toa que você viu o pessoal falando bem.
  • A PCYes! Electro V2 Bronze é a nova versão das antigas Electro, que eram melhores que as concorrentes na época (CX 430 e EVGA 430W). O pessoal do TecLab participou do projeto dela. Todas as fontes da PCYes! entregam mais do que prometem e a marca já alcançou credibilidade no segmento. 
  • A Super Flower é uma das maiores e mais importantes fabricantes de fontes do mundo (ela realmente fabrica, enquanto empresas como Corsair e PCYes! apenas remarcam). Ela apareceu por aqui apenas recentemente, mas é muito famosa lá fora. O modelo de 500W da série Bronze King foi testado com sobrecarga absurda pelo TecLab e operou com tranquilidade, obtendo ripple e estabilidade de tensões impressionantes. Ela também tem três anos de garantia. 

Não tem erro ao comprar qualquer uma dessas fontes. Indico apenas fontes que eu mesmo usaria, e essas aí são garantidas e tendem a durar muito tempo. Há outras opções também, mas essas são as mais interessantes no momento. A CX me incomoda só pela questão dos conectores mesmo, porque a fonte em si é bem legal. Tem também o problema do preço, já que a popularidade faz a CX ficar com preço inflacionado com frequência.

Se o upgrade que você vai fazer não for algo extremo, essas fontes já suportariam quase qualquer placa de vídeo do mercado dentro de uma faixa de eficiência legal. Uma ou outra placa, com consumo de energia considerável, como a RX 590, não encaixaria tão bem, mas funcionaria sem problemas, de qualquer forma. Se quiser uma folguinha, pode pegar as versões de 500W e 550W dessas mesmas fontes. Mas na moral que eu acho que você não vai pegar a RX 590... Se demorar a comprar a máquina, vai acabar pegando a RX 5500 XT por bom preço (o valor está alto atualmente, mas deve cair até lá), sendo que o desempenho é semelhante e o consumo muito menor... Enquanto a RX 590 é uma RX 580 overclockada. 

Além disso, a eficiência energética dos componentes só melhora a cada dia... Minha fonte OCZ aqui já completou 6 anos de idade (sim, as boas fontes chegam a essa idade com alguma tranquilidade): se eu precisar trocá-la, pretendo pegar uma fonte de 450W de nível superior... E minha placa de vídeo é uma GTX 1070Ti. 

• Curtir 1
Postado

@KairanD Cara, muito obrigado pela atenção dada ao tópico e respostas completíssimas.

Vou comprar o modelo que encontrar mais barato entre PCYes! e Super Flower.

Me sinto bem seguro agora, obrigado!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!