Ir ao conteúdo

Subredes com servidor DHCP

Ir à solução Resolvido por ThiagoLuiz,

Posts recomendados

Postado

É possível montar diversas subredes e em vez de colocar o IP estático em cada computador, colocar um servidor DHCP para distribuir esses ips?

Exemplo:

Subrede 1

Endereço de Rede: 192.168.1.0

Máscara de rede: 255.255.255.240 (16 subredes)

Endereço de broadcast: 192.168.1.15

Faixa de endereçamento: 192.168.1.1 - 192.168.1.14

Subrede 2:

Endereço de Rede: 192.168.1.16

Máscara de rede: 255.255.255.240 (16 subredes)

Endereço de broadcast: 192.168.1.31

Faixa de endereçamento: 192.168.1.17 - 192.168.1.30

No caso, eu teria que colocar um roteador com serviço de DHCP para cada subrede que tivesse?

Teria outra forma de isso se fazer?

Postado
31 minutos atrás, xRodrigox disse:

É possível montar diversas subredes e em vez de colocar o IP estático em cada computador, colocar um servidor DHCP para distribuir esses ips?

Sim.

31 minutos atrás, xRodrigox disse:

No caso, eu teria que colocar um roteador com serviço de DHCP para cada subrede que tivesse?

Não.

Uma solução é criar as reservas. Este serviço está dentro do DHCP.

Postado

@ThiagoLuiz, eu acabei de verificar a reserva DHCP mas como funciona realmente? Eu teria que colocar o endereço IP, a máscara de rede e o endereço físico do computador (MAC) para reservar aquele IP certo? Isso tudo eu consigo fazer apenas com uma interface de rede (do servidor no caso), um switch (para conectar as máquinas), e os computadores?

Postado

@Eder Neumann Mas isso funcionaria normalmente em sub-redes diferentes? Tipo

Sub-Rede 1

Endereço de rede: 192.168.0.x

Máscara de rede: 255.255.255.240

Gateway: 192.168.0.x

Endereço de broadcast: 192.168.0.x

Faixa de endereçamento: 192.168.0.x - 192.168.0.x

Observação: Aqui estaria o servidor DHCP

Sub-Rede 2

Endereço de rede: 192.168.0.x

Máscara de rede: 255.255.255.240

Gateway: 192.168.0.x

Endereço de broadcast: 192.168.0.x

Faixa de endereçamento: 192.168.0.x - 192.168.0.x

Observação: Outra rede, funcionaria o servidor DHCP normalmente?

Sendo "x" o endereço de host da máquina, 

Postado

mas os endereços da sua sub-rede estão iguais... 

do pouco que entendo não há sub-rede nesta topologia.

Ainda assim você pode definir uma sub-rede diferente pelo mesmo DHCP, reservando um 192.168.1.16 para um MAC específico por exemplo.

mas não entendi muito bem a sua necessidade.

• Solução
Postado
9 minutos atrás, Eder Neumann disse:

mas os endereços da sua sub-rede estão iguais... 

No primeiro tópico ele apresenta a sub-rede corretamente. Acredito ter sido só um erro de digitação neste último.

33 minutos atrás, xRodrigox disse:

Mas isso funcionaria normalmente em sub-redes diferentes?

Sim.

Postado

@Eder Neumann Então, minha necessidade era otimizar as redes, fora controlar os tráfegos nela, infelizmente aqui na empresa não possuímos nenhum switch gerenciável que dê para fazer VLAN, então eu optei por fazer sub-redes. Aqui temos:

• 6 switches (1 de 24 portas e outros 5 de 16 portas, nenhum dos switches é gerencíavel)
  • 6 roteadores / wireless (5 daqueles domésticos sabe? E um RV340 Cisco)
  • 20 computadores

Postado

@ThiagoLuiz Lamento pela demora, mas sim! Aqui temos 6 switchs, 5 roteadores / wireless (aqueles domésticos sabe?) e um roteador cisco RV340, e 20 máquinas (estou tirando uns 12 notebooks que a empresa ainda possui).

Quando entrei aqui (na empresa) como estagiário falaram que uma pessoa tinha feito, só que ela não terminou de reestruturar, e outra pessoa deu o prosseguimento, entretanto, não foi muito bom.

O meu foco é separar as redes para arruma-las e organiza-las, tanto para administrar melhor, quanto para ter o melhor desempenho para cada setor e entregar o necessário apenas, hoje na empresa está tão complicado que tem somente 1 rede para computadores, câmeras, roteadores, notebooks, então tem setores que puxam mais banda (marketing) e outros nem tanto.

EDIT: Sim, possui 6 switches só que a maioria do povo não usa nem 5 portas. Para ter uma ideia, tem uma switch aqui que tem 16 portas, só que eles usam apenas 2 portas, uma ligada para o cabo de rede ao computador / notebook e outra que está passando um cabo vermelho de internet, e assim vai para outro switch, etc...

Postado

Essa é a realidade do nosso país, obviamente mesmo não sendo regra geral...

adicionado 0 minutos depois

Se quiser criar os diagramas aí a gente pode opinar para tentar ajudar a melhorar esse ambiente.

Postado

@ThiagoLuiz Desculpa pela ignorância desde já, mas não entendi muito bem o seu:

1 hora atrás, ThiagoLuiz disse:

Essa é a realidade do nosso país, obviamente mesmo não sendo regra geral...

adicionado 0 minutos depois

Se quiser criar os diagramas aí a gente pode opinar para tentar ajudar a melhorar esse ambiente.

Infelizmente a empresa onde trabalho não tem o setor de TI bom, não estou querendo julgar a empresa, mas um departamento não é formado apenas por uma pessoa.

Adoraria receber a ajuda da comunidade, seja por links, conversação, vídeos, toda forma de ajuda é bem vinda (até as críticas).

Claro que, deixando bem claro, não quero nada de mão beijada, até por que estou ingressando na área agora (eu era de programação).

OBS: Eu cheguei a montar uma tabela de endereçamento de controle de IPS no Excel e o esquema lógico no Cisco Packet Tracer, mas está um pouco estranho...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!