Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transferir Arquivos entre Partições GPT e MBR


Tulio5548

Posts recomendados

Galera vim expor um problema que já aconteceu comigo algumas vezes relacionado a tabela de partição e gostaria de saber a opinião de vocês e se também já aconteceu com alguém aqui,o texto e meio longo,mas como não encontrei nada relacionado na internet resolvi perguntar aqui

Trabalho em um assistência técnica,e como de costume sempre aparece computadores para formatação,porém alguns notebooks mais novos não tem mais a opção de dar boot "legacy" (ou seja não é possível iniciar nenhum sistema de windows portátil como "hirens,galdalf entre outros) já que não utilizam mais bios e sim UEFI me restando apenas uma maneira de fazer o backup,que e retirando o hd do notebook e colocando em um outro computador,ate ai tranquilo,faco o backup para o hd da maquina que esta ligada volto o hd ja sem os arquivos do cliente para o notebook e formato normalmente usando o a tabela de partiçao GPT,termino a formatação retiro o hd já com o windows instalado de dentro do notebook e volto para a maquina com windows 7 para voltar os arquivos,volto todos os arquivos para o HD do notebook e recoloco ele dentro do notebook e o inicio normalmente,porém ao inciar já vem a primeira surpresa o notebook ja pede o check disk logo de cara e idependente de voce aceitar ou ou apertar qualquer tecla para ignorar a verificação ,os arquivos que você acabou de voltar para o computador desaparecem,ou seja existe um bug que faz com que se voce transfira arquivos de uma partição MBR para GPT os arquivos somem porém se você fizer o contrario (transferir arquivos de uma particao GPT para MBR tudo ocorre normal) ja me aconteceu algumas vezes e tive que rodar programas de recuperação de arquivos para recuperar e para minha surpresa hoje um amigo também técnico de informatica me ligou para pedir uma ajuda sobre arquivos que tinha sumido logo apos voltar o backup e quando fui juntando os fatos era o mesmo caso que o meu,como disse acima estou perguntando aqui porque já pesquisei na internet e não achei nada a respeito disso ainda.

EDIT "tanto o HD do cliente e o HD em que foi feito o backup estavam em perfeito estado de uso"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tulio5548  Olá!


Certifique-se de inicializar no modo certo sempre

 

Aqui estão algumas maneiras de garantir a inicialização no modo de firmware correto toda vez que você inicia o PC.

- Use discos rígidos pré-formatados e use um método que não formate automaticamente a unidade.

Se você deseja garantir que sua unidade inicialize em um determinado modo, use unidades que você pré-formatou com o formato de arquivo GPT para o modo UEFI ou o formato de arquivo MBR para o modo BIOS. Quando a instalação é iniciada, se o PC for inicializado no modo errado, a instalação do Windows falhará. Para corrigir isso, reinicie o PC no modo de firmware correto.

- Remova os arquivos de inicialização UEFI ou BIOS

Se você deseja que um PC inicialize apenas em um determinado modo, remova os arquivos que o Windows PE ou a Instalação do Windows usam para inicializar no modo UEFI ou BIOS. Remova os seguintes arquivos, dependendo do modo em que você deseja inicializar.

- Inicialize apenas quando estiver no modo UEFI

Remova o arquivo bootmgr da raiz da mídia do Windows PE ou da Instalação do Windows. Isso impede que o dispositivo inicie no modo BIOS.

- Inicialize apenas quando estiver no modo BIOS

Remova a pasta efi da raiz da mídia do Windows PE ou da Instalação do Windows. Isso impede que o dispositivo inicie no modo UEFI.

 

fonte: https://docs.microsoft.com/en-us/windows-hardware/manufacture/desktop/boot-to-uefi-mode-or-legacy-bios-mode

 

Se tratando de backup de sistemas Windows como problemas recomendo optar por um sistema com base Linux. Visto que você terá muito mais facilidade de lidar com os arquivos como quebrar, mover, limpar, alterar data, nome e muito mais. E por questão de segurança também se tratando de uma base diferente caso aja algum arquivo malicioso no hard drive você estará imune. Após manutenção feita e instalação limpa do sistema feita passe os arquivos de volta.

 

Para converter de MBR para GPT o disco deve estar limpo de partições e volumes. Caso contrario é esperado erros.

Efetuando conversão via linha de comando:

// Entrando na ferramenta DiskPart
diskpart.exe

// Listando discos disponiveis
LIST DISK

// Selecionando disco
SELECT DISK <disknumber>

// Limpando disco
CLEAN

// Convertendo de MBR para GPT
CONVERT GPT

Espero ter lhe ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, já passei por isso quando saiu o Windows 8. É bem simples, quando você formatar o notebook e for desligar para passar os arquivos você reinicia ele ao invés de desligar e quando estiver na tela da BIOS você desliga antes dele iniciar o Windows copia os arquivos que não terá problemas, outra coisa que pode fazer é no notebook você desabilita a hibernação, é ela que causa esse problema. Eu costumo apenas reiniciar voltar os arquivos e pronto é bem pratico.

adicionado 3 minutos depois
2 minutos atrás, EderPezawm disse:

Oi, já passei por isso quando saiu o Windows 8. É bem simples, quando você formatar o notebook e for desligar para passar os arquivos você reinicia ele ao invés de desligar e quando estiver na tela da BIOS você desliga antes dele iniciar o Windows copia os arquivos que não terá problemas, outra coisa que pode fazer é no notebook você desabilita a hibernação, é ela que causa esse problema. Eu costumo apenas reiniciar voltar os arquivos e pronto é bem pratico.

Para desliar ou ligar a hibernação use o comando no Powershell ou CMD como administrador "powercfg -h off" e para ligar "powercfg -h on"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!