Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tela azul constante no Win10 com config nova


Squivo

Posts recomendados

Boa noite a todos, preciso muito de uma ajuda.

O problema:

No começo do ano troquei a maior parte da minha máquina.
Na configuração anterior eu raramente tinha algum problema de tela azul no Windows 10, já na atual se tornou algo insuportável. Os códigos de erro são variados, alguns sempre se repetindo, o mais comum deles é IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL, que inclusive aconteceu enquanto eu editava esse post.
Eu suspeitei que o problema tinha relação com o Chrome, porque praticamente sempre que ocorre é quando estou navegando (não me lembro de ter acontecido enquanto jogava).
Segui quase tudo nesse tutorial https://windowsreport.com/chrome-bsod/#1 e aparentemente tinha melhorado, porém voltou a acontecer com mais frequência. Suspeitei do Chrome também porque muitas vezes as páginas já carregadas dão erro do nada.

Faz tempo que eu não trabalho mais com suporte e também nem manjo muito do Windows 10, por isso to com dificuldades pra encontrar o problema.
Imagino que esteja relacionado a drivers, já que já refiz a instalação algumas vezes. Pode ser hardware, claro, mas preciso de ajuda pra tentar identificar isso.

A configuração, case seja necessário saber, é:

Ryzen 5 3600 em stock;

2 x 8GB DDR4 Team Group Vulcan Z 2666Mhz; 

Gigabyte ga-ab350m-ds3h v2;

Gigabyte RX 570


De antigo eu tenho o SSD e dois HDs que já estavam sendo usados na máquina antes da atualização.

Alguém pode me orientar a como resolver isso?
Agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Openkore disse:

@Squivo Tente dar um load default nas configurações da BIOS.

@Openkore Opa, faz tempo que não ouço falar de Openkore, fui moderador do fórum há uns 10 anos atrás hahahaha

Então, eu fiz aqui (Load Optimized Default que é a única opção), mas eu só tinha alterado na bios (além de atualizar pra versão F50) o multiplicador da frequência da memória que sem alterar roda a 2400 Mhz.
Vou usando sem alterar nada lá pra ver se a tela azul acontece de novo, mas caso seja esse o problema, teria alguma forma de fazer a memória rodar na frequência nominal dela sem alterar o multiplicador?

Valeu e abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Openkore disse:

@Squivo Lembro de você. Juro, quando vi seu nick hahaha. Fui moderador lá também.

O erro deve ser no modo que você setou a frequência da ram na bios.

Então, eu deixei aqui rodando o windows, sem nem mexer e fui assistir série, nisso já deu 2 tela azul e quando voltei aqui pra responder já travou e tive que reiniciar.

Será que pode ser um problema de memória, físico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Squivo

Rode o memtest do Windows

  • Passo 1. Execute a ferramenta Diagnóstico de Memória do Windows. Para isso, pressione as telas Windows + R simultaneamente, na janela que aparece, digite msdched e depois clique no botão "OK";
  • Passo 2. Quando a janela da ferramenta for exibida, clique na opção 'Reiniciar agora e verificar se há problemas (recomendado)';
  • Passo 3. O PC reiniciará e executará a ferramenta, que fará um primeiro teste nas memórias;
  • Passo 4. Na sequência, será feito um segundo teste nas memórias. Assim que terminar, o PC será reiniciado novamente;

Se o erro persistir, mesmo sem aparecer erro de memória provavelmente é algum driver desatualizado do sistema (hardware recém instalado ou mesmo que esteja desatualizado).  Para ter certeza, baixe um live CD do Linux e deixe um tempo rodando pra ver se aparece algum erro. Caso rode tranquilo, rode o windows update e atualize todos os drivers do sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me parece que era realmente driver.

Eu não tinha instalado o driver do chipset ainda.
Até hoje nunca tive problema com outras máquinas sem instalar esse driver, mas aparentemente os chipsets atuais são mais sensíveis hahahahaha.

Valeu mano.
PS. Quem era lá no forum do OK?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala,@Squivo ! Conseguiu resolver o problema? 

Só hoje já tive mais de 20 telas azuis e meu problema é muito semelhante ao seu. Instalei os drivers do Chipset:

- direto do fabricante (o problema persiste)

- direto da AMD (o problema persiste)

- pelas recomendações do DriversCloud (o problema persiste)

 

Não sei o que pode ser. Frustração total.

 

Meu setup:

CPU: R5 3600x

MOBO: Asrock Steel Legend B450M

RAM: 02 x Adata XPG Z1 8GB DDR4 3.200mhz

SSD: Adata XPG  S11 Pro Gammix 512GB

HDD: Seagate Barracuda 1TB 7200RPM

Fonte: Corsair CX550 80 Plus Bronze

Gabinete: Aerocool Aero 500 Mid Tower

Monitor: AOC G2460PF

 

O que já fiz:

- Instalação do Windows limpa, na última versão. Todas atualizações pelo Windows Update.

- Atualização da BIOS da placa-mãe. BIOS em DEFAULT.

- Atualização de todos os drivers, conforme indicado acima e depois utilizando o DriversCloud.

- Teste com as memórias separadas pelo Memtest86.

- Chkdsk, sfc scannow, etc.

 

Tô perdidaço. Consigo jogar jogos "pesados" por horas, sem problemas, como Assassins Creed Odissey, mas se eu ficar mexendo no Word, Chrome etc dá pau em minutos. Muito frustrante.Se alguém tiver uma luz, agradeço!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Dihel disse:

Fala,@Squivo ! Conseguiu resolver o problema? 

Só hoje já tive mais de 20 telas azuis e meu problema é muito semelhante ao seu. Instalei os drivers do Chipset:

- direto do fabricante (o problema persiste)

- direto da AMD (o problema persiste)

- pelas recomendações do DriversCloud (o problema persiste)

 

Não sei o que pode ser. Frustração total.

 

Meu setup:

CPU: R5 3600x

MOBO: Asrock Steel Legend B450M

RAM: 02 x Adata XPG Z1 8GB DDR4 3.200mhz

SSD: Adata XPG  S11 Pro Gammix 512GB

HDD: Seagate Barracuda 1TB 7200RPM

Fonte: Corsair CX550 80 Plus Bronze

Gabinete: Aerocool Aero 500 Mid Tower

Monitor: AOC G2460PF

 

O que já fiz:

- Instalação do Windows limpa, na última versão. Todas atualizações pelo Windows Update.

- Atualização da BIOS da placa-mãe. BIOS em DEFAULT.

- Atualização de todos os drivers, conforme indicado acima e depois utilizando o DriversCloud.

- Teste com as memórias separadas pelo Memtest86.

- Chkdsk, sfc scannow, etc.

 

Tô perdidaço. Consigo jogar jogos "pesados" por horas, sem problemas, como Assassins Creed Odissey, mas se eu ficar mexendo no Word, Chrome etc dá pau em minutos. Muito frustrante.Se alguém tiver uma luz, agradeço!

 

O meu foi resolvido instalando o driver do chipset, mas eu também tava desconfiado do driver de som, por isso baixei no site da realtek a versão mais recente (do driver de rede também, só por precaução), removi o cabo de rede pra que não tivesse chance nenhuma do windows atualizar sozinho, removi os drivers lá no gerenciador de dispositivos (tanto rede quanto som) reiniciei, passei o ccleaner (depois disso pode ser que o windows tenha instalado uma versão qualquer dos drivers, remove novamente, se for o caso). Depois instalei os drivers baixados.

 

Eu realmente não sei se foi o driver do.chipset que resolveu, no meu caso acho que for porque eu nem tinha instalado, mas vale a pena testar os outros.

 

Eu fiz esse processo com os drivers da placa de vídeo também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...