Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

E ai galerinha beleza? Seguinte tenho uma configuração de entrada.

placa-mãe: h110m-cs/br 6/7 geração

Processador: I3 6300 skylake

Memoria: hyperx 8gb 2400 (porém roda em 2133 por conta do processador)

Placa de video: GTX 750ti

Fonte: 450W corsair

Estou querendo fazer uns upgrades porém quero ir aos poucos, a minha duvida é por onde eu devo começar meu upgrade, pegando uma placa de video melhor (mesmo se der gargalo) pra depois atualizar meu processador? Vale a pena investir em um I7 7700 visto que essa placa-mãe é de entrada? Ou coloco um I5 pra investir um pouco mais em placa de video?

Tenho pensado tambem em mudar para AMD aos poucos (Manter a configuração da placa-mãe e processador e pegar uma placa de video amd melhorzinha), porém meu foco para o futuro é entrar em jogos VR e não sei se placas AMD são interessantes nesse quesito.

Meu uso para o computador é unica e exclusivamente de jogos, eu jogo de tudo, corrida, FPS, MOBA porém muitos deles com configurações médias e baixas, e estou querendo tentar acompanhar o mercado de games.

Eu não tenho orçamento, abri esse tópico para ter um ideia de caminhos que posso seguir e no decorrer dele tomar uma decisão. valeu!!!!

Postado

@Felipe Criso Ferreira Qual a questão, Eu posso estar enganado. Mas um Ryzen 5 3600 + MOBO (b350 ou b450) deve ter um preço parecido ou menor que um I7 7700. Além do Ryzen 3600 ser MELHOR que o 7700. você teria um processador o qual atenderia qualquer placa de vídeo atual, inclusive a 2080S. Como seu foco é VR eu optaria por uma boa placa de vídeo. Eu diria que uma 2060S ou uma 1660s ou TI caso a grana esteja apertada. E partiria pra um Ryzen 3600. Eu não acredito q investir em um processador "Velho" como o 7700. Seria o ideal. 

• Curtir 1
Postado

Você precisará melhorar sua GPU para conseguir jogar jogos mais pesados com qualidade, pois a 750 TI já não dá mais conta do recado. Hoje você pode adquirir a RX 580 por preços módicos e já sair jogando bem. Se quiser estar preparado para jogos mais pesados (Cyberpunk 2077, por exemplo), uma RTX 2060 ou RX 5700 pode ser a melhor opção.

O problema é que qualquer GPU acima da que você usa sofrerá de gargalo com sua CPU, então cabe a você definir sua prioridade. Em jogos que tem alta demanda da CPU (jogos de mundo aberto e MMOs em geral) você verá qualquer outra GPU mantendo o mesmo desempenho da sua 750TI. Alguns jogos que demandam menos da CPU você jogará melhor.

Se quiser melhorar sua CPU eu recomendo que largue a plataforma Intel e passe para AMD. Uma placa-mãe AMD de qualidade custará a partir de 380 reais (como a Gigabyte GA Ab350m Ds3h V2) e a CPU em si vai depender de qual faixa de desempenho você deseja. Um Ryzen 5 1600 custa na faixa de 600 reais (menos em promoção) e já será bom para a maioria dos jogos a menos que você deseje fazer streaming. Se pretender fazer streaming ou quiser uma CPU mais potente que dará conta de tudo por muitos anos, o Ryzen 5 3600 é o melhor custo/benefício hoje.

A memória você vai poder reaproveitar, a fonte provavelmente dará conta do recado (apesar de precisar de adaptadores de energia caso opte por uma GPU mais potente). Mais 8 GB de memória seriam muito bem vindos e estão custando na faixa de 180 a 200 reais, isso modelos de qualidade. O gabinete, se estiver bem ventilado, pode ser mantido, mas se não estiver seria interessante estudar a substituição também, pois componentes sufocando nunca duram tanto quanto poderiam.

adicionado 1 minuto depois

Ah, o lance do VR você tem que decidir antes de começar seus upgrades. Para jogar VR com qualidade hoje você precisa de hardware bem mais potente do que precisaria normalmente, e o investimento é bem mais alto. Você precisa escolher exatamente qual kit VR vai adquirir para somente então começar a pesquisar qual hardware comprará para dimensioná-lo corretamente sem quebrar o banco.

adicionado 2 minutos depois
2 minutos atrás, Inst_Daniel disse:

Eu não acredito q investir em um processador "Velho" como o 7700. Seria o ideal. 

Assino embaixo.

• Curtir 1
Postado

De qualquer modo você estará preso em Intel sétima geração, onde os melhores processadores são ainda quad core. Como deve saber, a sétima geração foi descontinuada assim que a Intel viu o produto da concorrência, o Ryzen.

Os atuais processadores da Intel nas prateleiras são de oitava e nona geração.

Pra piorar, o preço dos Intel de sétima geração é horrível, sendo mais caros do que produtos atuais, novos e melhores, seja no Brasil ou no Aliexpress. 

Eu venderia o PC completo, para assim começar uma plataforma atual.

Se quiser comprar uma placa de vídeo com bom preço e manter o PC, a RX 580 8gb está em constantes promoções de 800 reais.
Uma alternativa é o aliexpress, mas as placas são usadas. Brasileiros estão comprando em peso processadores, placas de vídeo e outros itens, e o feedback é positivo em fóruns e no próprio ali, e ninguém está sendo tributado, ainda assim há sempre o risco, fica a seu critério e risco

Sem orçamento previsto fica difícil, pois algumas pessoas poderão recomendar peças dos mais variados preços.

• Curtir 1
Postado

@Inst_Daniel Você conseguiu pegar exatamente o foco que eu queria chegar eu estou estudando também desistir de imediato da intel por esse motivo, placas e cpus AMD estão extreamente mais baratas para o desempenho que entregam, Estava estudando também ao invés de pegar o I7 pegar um kit AMD e continuar usando minha placa de video velha até conseguir mais dinheiro para atualizar ela por uma muito melhor.

adicionado 7 minutos depois

placa-mãe: 369,90 à vista

Ryzen 5 3600: R$ 1.209,90 à vista

Total: 1,578.9 à vista

I7 7700: R$ 1.547,45 à vista

adicionado 11 minutos depois

@Crixus Champion A inteção é não ter orçamento, não quero as melhores peças que estão no mercado, quero continuar conseguindo jogar jogos atuais ali na casa do grafico médio e ainda sim ter a chance de poder atualizar para o futuro.

Postado
agora, Felipe Criso Ferreira disse:

@WOZ Dods Realmente AMD destruindo a Intel, mas e a questão do VR? AMD esta otimizada pra tal uso?

A otimização para VR está na parte da placa de vídeo. Para isto recomendo matérias como esta: https://babeltechreviews.com/vr-wars-the-rtx-2060-super-vs-the-rx-5700-xt-vs-the-rtx-2070-super/

Ainda insisto que escolha primeiro qual será seu kit VR. pesquisar sobre a otimização do desenvolvedor do kit é tão importante quanto sobre a sua GPU. 

• Curtir 1
Postado
58 minutos atrás, Felipe Criso Ferreira disse:

@WOZ Dods No caso de optar pelo Kit AMD primeiro, quanto seria que consigo no I3 6300 + H110M ?

Visto que preciso manter a memoria e a placa de video (porque esse Ryzen 5 não vem com video integrado e não tenho condiçoes de trocar agora)

Não tenho ideia de valor. Recomendo que pesquise em sites como mercado livre e OLX para ter uma base e determine seu preço a partir disso.

Postado

@WOZ Dods Agora é seguinte, a placa comentada por você, diponivel nesse anuncio: 

Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2 

Tem o devido suporte pra linha 3000 da AMD? Pois vejo muitas pessoas tendo que atualizar a Bios, eu nunca mexi com AMD desde o tempo dos Athlon 64 x2. No caso de atualização eu não tenho nenhum outro processador capaz de fazer esse procedimento.

Postado
1 hora atrás, Felipe Criso Ferreira disse:

@WOZ Dods Agora é seguinte, a placa comentada por você, diponivel nesse anuncio: 

Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2 

Tem o devido suporte pra linha 3000 da AMD? Pois vejo muitas pessoas tendo que atualizar a Bios, eu nunca mexi com AMD desde o tempo dos Athlon 64 x2. No caso de atualização eu não tenho nenhum outro processador capaz de fazer esse procedimento.

Usei muitos modelos diferentes de placa-mãe para montar PCs de clientes no decorrer de 2019 (incluindo este), sendo que a kabum é uma das lojas onde mais compro. Todas que usei desde o meio do ano vieram com selo "ryzen 3000 ready" e versão de BIOS bem atual. Se ainda ficar inseguro, ligue para a loja para confirmar. 

Vale ressaltar que a rotatividade de produtos do tipo esgota as unidades antigas muito rápido em lojas grandes, e unidades fabricadas mesmo antes do lançamento da 3ª geração já estavam vindo com versão de BIOS compatível (a AMD sempre libera isso antes mesmo de lançar as CPUs oficialmente).

• Curtir 1
Postado
5 minutos atrás, Felipe Criso Ferreira disse:

@WOZ Dods E em sites de importados voce tem alguma recomendação?

De uma olhada

Ryzen 5

Não consigo acessar o Ali de onde estou agora. Eu sempre coloco ressalvas para aquisição de eletrônicos de alta complexidade no Ali. Compro lá regularmente uma infinidade de coisinhas pequenas, até de carregadores especializados (tenho um QC 3.0 maravilhoso que adquiri lá), mas placas mãe, CPUs, GPUs eu não arriscaria, mesmo porque não imagino ser possível acionar a garantia nessa condição. Imagina investir 1000 reais num componente (ou qualquer valor alto) e então descobrir que o componente não funciona... Só a perda de tempo e o transtorno já não compensariam para mim, afinal meu tempo é o que tenho de mais valioso e desperdiçá-lo nunca é interessante ao meu ver.

Enfim, é uma aposta e já vimos muitos membros do fórum comprar e terem sorte. Inclusive o canal do linus tech tips tem um quadro voltado únicamente para experimentações justamente com o aliexpress... Já vi cada bizarrice lá, você não faz ideia.

Postado

@WOZ Dods Sim eu ja vi esse canal, peças remarcadas para parecerem originais na verdade são outras peças, o anuncio em questão que te mandei tem um diferença de cerca de 350 reais do preço no brasil, é perigoso arriscar visto que ainda existem as taxas de tributação o valor real do desconto seria de uns 150 no máximo.

Esse modelo de Ryzen 5 3600 esta com desempenho superior ao 7 linhas 2000?

adicionado 3 minutos depois

@WOZ Dods Mas na real eu digo isso porque estava querendo pegar um OEM pra utilizar um Water cooler de 240mm, nesse caso acho que apenas usado.

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, Felipe Criso Ferreira disse:

Sim eu ja vi esse canal, peças remarcadas para parecerem originais na verdade são outras peças, o anuncio em questão que te mandei tem um diferença de cerca de 350 reais do preço no brasil, é perigoso arriscar visto que ainda existem as taxas de tributação o valor real do desconto seria de uns 150 no máximo.

Esse modelo de Ryzen 5 3600 esta com desempenho superior ao 7 linhas 2000?

Pois esta é justamente a razão maior para eu evitar recomendações de sites estrangeiros para a aquisição de componentes tão complexos: a diferença não é grande o bastante para compensar o risco, tampouco a perda da garantia!

Enfim, sobre as CPUs 3rd gen da AMD em comparação com 1st e 2nd gen, é muito grande. É outro processo de fabricação (7 nm, exclusivo e único, altíssima eficiência elétrica que não pode ser comparada a qualquer outra geração de CPUs, tanto da AMD quanto da Intel... coitada da Intel...). Se você quer algo topo de linha, dê prioridade para 3rd gen da AMD. Se quer algo que te satisfaz razoavelmente, procure os modelos AF do Ryzen 5 1600, pois esses sim tem custo/benefício fora do normal. 

3 horas atrás, Felipe Criso Ferreira disse:

Mas na real eu digo isso porque estava querendo pegar um OEM pra utilizar um Water cooler de 240mm, nesse caso acho que apenas usado.

Querido! Esqueça water cooler a menos que tenha alguma razão clara e objetiva para usá-lo! WCs são voltados para o público entusiasta fã de OC (o que eu nunca vou entender do ponto de vista de custo/benefício, qual é minha prioridade absoluta como profissional). Você quer que seu equipamento tenha máxima eficiência, com máxima durabilidade, pelo menor custo possível (como a maioria de nós, pessoas que efetivamente pagam pelo que consomem)? Então procure um Air Cooler de boa marca e modelo como os MA410P que eu sempre indico, ou até os Hyper 212, ambos comercializados pela Cooler Master que é a empresa que eu mais confio em questões de arrefecimento desde o início de da década anterior à década passada, unicamente pelo mérito e compromisso que a marca conquistou e oferece.

Fora de tudo isso que eu falei, tudo é loteria ao meu ver. Eu, quando invisto, quero garantia de retorno, e não gasto um centavo a mais sem tê-la. Sempre primo pelo consumo consciente e pelo retorno imediato, pelo custo/benefício. Se você tem dinheiro sobrando e alma de aventureiro para experimentar, por favor o faça e nos conte os resultados! 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!