Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde!

Pessoal, estou pesquisando há tempos uma configuração boa para montar meu primeiro PC gamer.

Ainda assim, mesmo depois de diversos vídeos assistidos, artigos lidos e opiniões ouvidas (até mesmo de profissionais e lojistas), ainda fico na dúvida.

Li alguns tópicos anteriores para evitar de criar um novo, mas repetido e, ainda assim optei por criar um novo tópico.

Minha intenção ao montar um setup é a seguinte: quero uma máquina que seja capaz de rodar os principais jogos AAA do mercado hoje (30/01/2020) e que suporte ao menos esta nova geração que está por vir, sem a necessidade de upgrades por um bom tempo.

A intenção é rodar em full hd, com configurações no ultra e em altas taxas de FPS (jogo jogos competitivos com certa frequência).

O que vocês sugerem?

Orçamento do PC entre R$ 4.000 a 5.500.

Obrigado desde já!

Postado

Você mesmo vai montá-la ou precisará contratar da loja o serviço de montagem também?

Já tem monitor? Esse valor estipulado compreende também monitor, teclado e mouse?

adicionado 7 minutos depois

image.png.8735717348a8649c16628887d5f8596e.png

image.thumb.png.467385129ee35b6ddf3dee6613b8f6c9.png

image.png.94fc568f7dcac337392c686b16db5056.png

Postado
3 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Você mesmo vai montá-la ou precisará contratar da loja o serviço de montagem também?

Já tem monitor? Esse valor estipulado compreende também monitor, teclado e mouse?

Então, estou entre duas opções:

a) compro das lojas mais conceituadas na internet no ramo (pichau, terabyte ou kabum)

b) compro em uma loja física próxima ao local onde trabalho

Quanto ao monitor, ainda não tenho e gostaria de dicas também neste sentido. E não, o orçamento não inclui o monitor e nem periféricos, mas só o PC mesmo.

Somente a título de exemplo, foi orçada a seguinte configuração por uma loja aqui em Porto Alegre (MP3 informática):

- placa-mãe (1151) H310 coffelake

- processador: Core i5 9400F

- memória DDR4 16 GB (não disse marca, modelo e nem frequência)

- HD 1tb (idem quanto à memória)

- SSD 128 gb

- GPU: GTX 1660ti

- Fonte: 500w

- gabinete: aerocool atx Gw window black

- Valor: R$ 5.071,90

Não sei exatamente se essas configurações acima são ideais para o que eu quero, mesmo tendo deixado claro para o atendente da loja. Mas só de consultar o preço das mesmas configurações na pichau, por exemplo, o preço foi muito inferior.

Postado

Este é o que você poderia montar hoje na Terabyteshop com o valor proposto unicamente para o gabinete. Se não quiser gastar o valor todo de uma vez, pode adiar a compra do cooler da CPU e usar o cooler que vem de fábrica até poder comprar outro melhor. Similarmente, pode reduzir o desempenho da GPU se quiser, mas isso eu já não recomendo pois é ela que vai permitir todo o desempenho que você deseja em jogos triplo A. 

Postado
1 minuto atrás, WOZ Dods disse:

Este é o que você poderia montar hoje na Terabyteshop com o valor proposto unicamente para o gabinete. Se não quiser gastar o valor todo de uma vez, pode adiar a compra do cooler da CPU e usar o cooler que vem de fábrica até poder comprar outro melhor. Similarmente, pode reduzir o desempenho da GPU se quiser, mas isso eu já não recomendo pois é ela que vai permitir todo o desempenho que você deseja em jogos triplo A. 

Esse setup acima é recomendado para o que eu desejo então? Concorda com a opinião do atendente?

adicionado 0 minutos depois

Pergunto, pois sou realmente inciante nesta área e não tenho confiança suficiente para decidir e analisar hardware sozinho nos quesitos custo benefício + durabilidade + desempenho.

Postado
1 minuto atrás, Mpbrammer disse:

a) compro das lojas mais conceituadas na internet no ramo (pichau, terabyte ou kabum)

b) compro em uma loja física próxima ao local onde trabalho

Não recomendo comprar em loja local. Além de lojas físicas terem estoque limitado e por esta razão acabarem vendendo porcaria velha com preço de nova, ainda tem as práticas de algumas delas que me incomodam muito. Eu me tornei técnico do ramo justamente porque o primeiro computador que comprei com economias veio cheio de peças usadas, isso 20 anos atrás. 

3 minutos atrás, Mpbrammer disse:

- placa-mãe (1151) H310 coffelake

- processador: Core i5 9400F

- memória DDR4 16 GB (não disse marca, modelo e nem frequência)

- HD 1tb (idem quanto à memória)

- SSD 128 gb

- GPU: GTX 1660ti

- Fonte: 500w

- gabinete: aerocool atx Gw window black

- Valor: R$ 5.071,90

Olha o que recomendei, ele vai te dar muito mais desempenho do que esse que lhe foi proposto. Não tem sequer como comparar, isso porque além de tudo só usei componentes de alta qualidade e durabilidade.

adicionado 0 minutos depois

@Mpbrammer Tenho que lhe dar umas referências para você compreender melhor o que está comprando.

Postado
2 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Desculpe! não apareceu a imagem colhida do site da terabyte! Somente agora eu vi

• Curtir 1
Postado

image.thumb.png.53a99d395072596c39e9430e1b06ac85.png

Este é o comparativo de desempenho do teste da GPU que eu indiquei publicado pela revista PC Gamer no link: https://www.pcgamer.com/nvidia-geforce-rtx-2060-super-review/

Observe a diferença de desempenho entre a placa que te recomendaram e a que eu recomendei. Isso é só o gráfico de média de desempenho, se observar a matéria completa verá que em alguns jogos a diferença é bem maior.

Postado
1 minuto atrás, Mpbrammer disse:

@WOZ Dods Entre a RTX 2060 super e a RX 5700, qual a mais indicada?

A RX 5700 XT tem maior desempenho (não confunda com a RX 5700 sem o XT). O problema é que ela não tem ray tracing nativo, aquece mais e consome mais energia. Pessoalmente eu vou de Nvidia, mas a escolha final é sua.

adicionado 2 minutos depois

Eu ia comentar sobre a CPU quando você postou a última pergunta. O Ryzen 5 3600 tem maior eficiência elétrica, pertence a um soquet com muito mais opções de upgrade do que o Intel que você orçou, e tem maior desempenho para jogos e streaming. Hoje o Ryzen 5 3600 é coroado como o processador de melhor custo/benefício. 

adicionado 3 minutos depois

Para montar o PC escolhendo componente a componente na loja que recomendei, use este link: https://www.terabyteshop.com.br/pc-gamer/full-custom

Postado
6 minutos atrás, WOZ Dods disse:

A RX 5700 XT tem maior desempenho (não confunda com a RX 5700 sem o XT). O problema é que ela não tem ray tracing nativo, aquece mais e consome mais energia. Pessoalmente eu vou de Nvidia, mas a escolha final é sua.

Eu ia comentar sobre a CPU quando você postou a última pergunta. O Ryzen 5 3600 tem maior eficiência elétrica, pertence a um soquet com muito mais opções de upgrade do que o Intel que você orçou, e tem maior desempenho para jogos e streaming. Hoje o Ryzen 5 3600 é coroado como o processador de melhor custo/benefício. 

adicionado 3 minutos depois

Para montar o PC escolhendo componente a componente na loja que recomendei, use este link: https://www.terabyteshop.com.br/pc-gamer/full-custom

Muitíssimo obrigado. De longe a orientação mais completa que recebi até agora. Uma última pergunta, ao menos por agora: Quanto tempo acha que esse setup dura sem upgrades, ao menos na GPU e CPU?

• Curtir 1
Postado
19 minutos atrás, Mpbrammer disse:

Quanto tempo acha que esse setup dura sem upgrades, ao menos na GPU e CPU?

Geralmente quando monto computadores desse calibre eles duram 5 anos ou mais sem necessitar de upgrades. Claro que isso vai muito do usuário. Em alguns anos você já não vai conseguir rodar todos os jogos com a qualidade gráfica mais alta, e eventualmente terá de colocar na média para jogar (isso vai variar). Quando você vai considerar que a qualidade está baixa demais vai muito de você. Eu, pessoalmente, costumo trocar de GPU de 5 em 5 anos, mas sua CPU por exemplo vai durar muito mais do que isso, provavelmente em torno de 8 anos. Talvez mais, já que nunca tivemos CPUs tão potentes por preços tão acessíveis como é o caso do Ryzen 5 3600.

Ademais, observe bem as marcas dos componentes que lhe indiquei, pois existem muitas marcas de má qualidade no mercado. Se o estoque de algum componente acabar antes de você fechar sua compra (eles acabam muito rápido hoje em dia), então nos consulte para fazermos outras indicações de qualidade ao menos similar.

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, Mpbrammer disse:

Obrigado, vou ver a matéria sim. E não sei se faço questão, nunca experimentei mais do que 60hz. Valeu!

Resumindo tudo que li até hoje sobre frequências acima de 60 Hz: são boas para quem joga jogos tipo FPS competitivamente. Reduzem o efeito de olhos cansados (ou fadiga ocular). Permitem alguns recursos especiais úteis em certos cenários. 

Para mim, 1 ms de resposta é mais do que preciso já que jogo apenas RPGs singleplayer (e outros tipos de singleplayer) 99% do tempo. Se jogos tipo FPS online são sua praia, seria interessante observar e considerar. Caso contrário, fique abaixo de 2K e 144Hz se tiver bons monitores que sejam compatíveis. Lembrando que a tecnologia Freesync é interessante de se ter (mesmo que não seja útil por enquanto), bem como observar se ela é compatível com o modelo de monitor que lhe interessa e a placa de vídeo que pretende adquirir. Para maiores referências sobre o assunto, recomendo a leitura do tópico: https://www.esportstales.com/tech-tips/list-of-nvidia-gsync-compatible-freesync-monitors-tested-by-community

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods Pra jogos tipo WoW, LoL, The witcher, warcraft III reforged...ocasionalmente um PUBG, overwatch, qual seria o melhor monitor?

Meu monitor deve ter umas 21-22 polegadas, e não tenho certeza, pois não estou usando no momento, mas ele deve ter uma freq de 75hz creio eu, ou 60. Uso a resolução 1920x1080p, e eu nunca joguei em outra resolução, até porque n ficava muito boa nesse meu monitor. Mas as cores são vivas, e sinceramente eu nem sabia dessas diferenças todas. Mas se fizer muita diferença, pretendo trocar futuramente, depois que eu montar um novo setup pra mim (do 0), mas pretendo por uma boa placa de video.
A propósito, também preciso de recomendações pro PC novo que eu vou montar, poderia dar um Help?

Postado
10 horas atrás, WOZ Dods disse:

Resumindo tudo que li até hoje sobre frequências acima de 60 Hz: são boas para quem joga jogos tipo FPS competitivamente. Reduzem o efeito de olhos cansados (ou fadiga ocular). Permitem alguns recursos especiais úteis em certos cenários. 

Para mim, 1 ms de resposta é mais do que preciso já que jogo apenas RPGs singleplayer (e outros tipos de singleplayer) 99% do tempo. Se jogos tipo FPS online são sua praia, seria interessante observar e considerar. Caso contrário, fique abaixo de 2K e 144Hz se tiver bons monitores que sejam compatíveis. Lembrando que a tecnologia Freesync é interessante de se ter (mesmo que não seja útil por enquanto), bem como observar se ela é compatível com o modelo de monitor que lhe interessa e a placa de vídeo que pretende adquirir. Para maiores referências sobre o assunto, recomendo a leitura do tópico: https://www.esportstales.com/tech-tips/list-of-nvidia-gsync-compatible-freesync-monitors-tested-by-community

Li as matérias e realmente vou considerar um de 144hz. Jogo muito jogos de FPS competitivo e deve fazer alguma boa diferença. Brabo é o preço que se paga num monitor desses. Mas enfim, melhor investir e aproveitar todo o potencial que essa máquina pode proporcionar. Valeu!

• Curtir 1
Postado
12 horas atrás, zercky disse:

Pra jogos tipo WoW, LoL, The witcher, warcraft III reforged...ocasionalmente um PUBG, overwatch, qual seria o melhor monitor?

Não tenho uma indicação em especial para fazer, pois como disse no tópico, considero que a escolha do monitor é algo muito pessoal e deve ser feita por quem vai usá-lo. O que recomendo é que faça algumas leituras para ajudar nesse sentido, aprendendo então sobre diferentes tipos de painéis e as vantagens de cada recurso.

adicionado 1 minuto depois
13 horas atrás, zercky disse:

Uso a resolução 1920x1080p, e eu nunca joguei em outra resolução, até porque n ficava muito boa nesse meu monitor. Mas as cores são vivas, e sinceramente eu nem sabia dessas diferenças todas. Mas se fizer muita diferença, pretendo trocar futuramente, depois que eu montar um novo setup pra mim (do 0), mas pretendo por uma boa placa de video

Pessoalmente estou usando o mesmo monitor já fazem 13 anos, e ele sequer é FHD (a resolução nativa dele é 1680 x 1050, isso a 22"). Você deve mudar de monitor só se achar que o seu não está bom. Eu acho o meu perfeito e vou ficar sentido quando tiver que trocar.

• Curtir 1
Postado
26 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Não tenho uma indicação em especial para fazer, pois como disse no tópico, considero que a escolha do monitor é algo muito pessoal e deve ser feita por quem vai usá-lo. O que recomendo é que faça algumas leituras para ajudar nesse sentido, aprendendo então sobre diferentes tipos de painéis e as vantagens de cada recurso.

Pessoalmente estou usando o mesmo monitor já fazem 13 anos, e ele sequer é FHD (a resolução nativa dele é 1680 x 1050, isso a 22"). Você deve mudar de monitor só se achar que o seu não está bom. Eu acho o meu perfeito e vou ficar sentido quando tiver que trocar.

Não te incomoda jogar abaixo de full hd sabendo que estamos aos poucos (ao menos de forma consolidada, como é o full hd hoje) caminhando para o 4k em jogos?

Postado
26 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Eu li o artigo que você indicou acima, e eu achei muito bom, aprendi sobre os painéis IPS, TN e depois procurei correr atrás sobre o VA, percebi que a maioria dos monitores 144 hz, utilizam esse painel VA, que tem como diferencial muitas vezes o alto contraste. Não entendi muito bem sobre os tempos de respostas (1 ms, 5 ms), pois alguns dizem que não tem diferença perceptível a olho nu. Mas foi um bom artigo de entrada, até achei algumas opções de monitor, mas nem estou certo quanto a nenhuma delas, então por enquanto vou continuar com o meu mesmo.

Quanto a recomendação de setup, o que você me recomendaria pra quem vai jogar estes jogos que eu citei anteriormente? Eu também faço streaming enquanto jogo, escuto músicas, deixo o navegador aberto, e também faço a utilização do Corel, Ilustrator, Photoshop, autodesk, etc... Dito isso, eu pensei que o 3700x me atenderia bem pelo fato de eu fazer streaming e tal, e comparado com o i9 9900k, ele sai por mil reais a menos, então tem um ótimo custo benefício pra mim. Mas eu não sei se ele é o ideal pra mim mesmo ou se vai me dar dor de cabeça, eu por exemplo não sei que placa-mãe pegar (b450, x470, x570, até porque meu orçamento é limitado. Não quero "economizar" na placa-mãe, mas também não quero pagar um absurdo que no final não vá fazer tanta diferença), não sei se devo colocar um cooler ou manter o cooler box, não sei qual memória é a ideal (o pouco que sei sobre memórias em amd, ryzen especificamente, é que eles deixam de entregar muito do seu potencial abaixo dos 3000 Mhz), mas li sobre alguns chips, aqui mesmo, hynix, micron e-die e B-die, e vi que a micron e a B-die são os melhores, que o potencial de overclock deles é muito bom, mas não sei que memórias no mercado por um bom preço possuem esses chips. São tantas dúvidas...

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, Mpbrammer disse:

Não te incomoda jogar abaixo de full hd sabendo que estamos aos poucos (ao menos de forma consolidada, como é o full hd hoje) caminhando para o 4k em jogos?

De maneira alguma. Resoluções maiores beneficiam telas maiores. Minha tela é pequena, mas se eu estivesse com uma tela de 27" ou mais certamente estaria sentindo perda de qualidade gráfica. Quando eu for mudar de monitor devo pegar um 2K, pois 4K para gaming não é recomendado nem pelas revistas mais entusiásticas, já que o desempenho cai muito e o ganho em qualidade visual para telas pequenas não é perceptível. 

Enfim, eu uso 1680x1050 fazem 13 anos, já usei todas as resoluções possíveis em computadores de clientes, tanto para montagens quanto para testes, mas nunca sentir muita diferença acima da resolução que uso atualmente no meu amado monitor vovozinho.

@zercky Gostaria de pedí-lo que abrisse um novo tópico para discutirmos esse assunto lá. Assim não confundimos o conteúdo desse tópico atual.

• Curtir 1
Postado
agora, WOZ Dods disse:

De maneira alguma. Resoluções maiores beneficiam telas maiores. Minha tela é pequena, mas se eu estivesse com uma tela de 27" ou mais certamente estaria sentindo perda de qualidade gráfica. Quando eu for mudar de monitor devo pegar um 2K, pois 4K para gaming não é recomendado nem pelas revistas mais entusiásticas, já que o desempenho cai muito e o ganho em qualidade visual para telas pequenas não é perceptível. 

Enfim, eu uso 1680x1050 fazem 13 anos, já usei todas as resoluções possíveis em computadores de clientes, tanto para montagens quanto para testes, mas nunca sentir muita diferença acima da resolução que uso atualmente no meu amado monitor vovozinho.

Entendi. Faz sentido mesmo. 

• Curtir 1
Postado

Pode me chamar quando criar o tópico. Basta escrever @ seguido do meu nome.

@zercky Inclusive, copie o texto daqui pois já deu para entender suas maiores dúvidas por ele. Assim eu respondo inline

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...