Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu acesso/utilizo duas redes no meu ambiente de trabalho. Uma é a rede que acessamos os servidores, através do cabo ethernet conectada no SWITCH para acessar os ambientes necessários. A outra é a rede Wifi que usamos para navegar na internet em geral (além de usar para utilizar Skype e acessar uma VPN)

O problema é que recentemente me enviaram uma nova máquina e não estou acertando a configuração de rotas. Pois eu preciso acessar sempre pela rede ethernet servidores que começam com IP 10.0.0.0 por exemplo...Mas  sem me "desconectar" do wifi, atualmente estou utilizando apenas o cabo ethernet e quando me conecto no WIFI, perco os acessos aos servidores.

image.png.22ee1e584341a44f4af0b3bf1640d99d.png

Nesta imagem é minhas rotas no modo "confusão" onde estou conectado na rede via cabo + Wifi, com isso eu consigo navegar apenas na internet e acabo perdendo conexão com todo o ambiente do cliente. Alguém tem uma solução? Queria utilizar a internet do "cabo" só quando precisar acessar um servidor e deixar a "padrão internet" só a do WIFI que é infinitamente mais rápida (e sem bloqueios).

image.png.229e1af64530c3bb9617a821b8a80fdc.png

Grato desde já,

Felipe

Postado

Olá amigo, tudo bem?

Coloque o ip da ethernet sendo fixo, não insira o gateway, e adicione a rota dos servidores (route add) para o gateway do ethernet (10.7.20.61).

Nesse caso, a tabela de roteamento não vai receber a rota default para o cabo de rede e você vai especificar que somente a rede dos servidores vai via ethernet.

att;

Postado
15 horas atrás, Cadu Campos disse:

Nesse caso, a tabela de roteamento não vai receber a rota default para o cabo de rede e você vai especificar que somente a rede dos servidores vai via ethernet.

Oi Cadu, obrigado pela resposta!

Neste exemplo que você deu eu vou precisar usar no final da sintaxe o "IF 18" por que estarei endereçando a rota do cabo da ethernet, não é mesmo?! Vou testar e postar os resultados.

adicionado 8 minutos depois

@Cadu Campos Veja só:

image.png.943d7923c9801aea8398fddb49485fa8.png

Estou dizendo: "toda rede 10.0.0.0 que eu acessar utilize essa rota pela interface 18 (minha placa de rede)"

Essa era mais ou menos a lógica que eu utilizava no antigo notebook. Porém, estou confuso já que me colocaram em outra rede no trabalho (Rede 10.7.0.0).

Me conectei no Wi-fi e criei a rota para o cabo ethernet, porém não está funcionando, não estou conseguindo acessar servidores por exemplo da rede 10.1.0.0 ou 10.7.0.0.

image.png.393e2932d5411607f9f3e99d2365f308.png

No meu último notebook era tão fácil...eu já tinha rota fixada...porém esqueci como tinha configurado. Agora to apanhando já tem algumas semanas tentando descobri como eu deixei configurado.

Postado
2 horas atrás, Cadu Campos disse:

Quando só está conectada a interface ethernet, você consegue acesso aos servidores?

Sim! qualquer servidor do cliente eu tenho acesso apenas pelo cabo. Porém se eu navegar na internet...tudo é lento...pacotes de HTML não carregam por conta dos inúmeros bloqueios na rede.

Por isso que uso o WIFI, mas na feita que eu conecto no WI-FI, não consigo mais acessar nenhum servidor.

Apenas Ethernet:

image.png.8b3562366c27e1ebc8d9172d20599992.png

E eu preciso ter um gateway definido. Toda vez que conecto no wifi e tento criar rotas...o meu gateway (do cabo) é retirado das configurações IPV4 da minha conexão.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...