Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia meus amigos. 

Um amigo meu me pediu ajuda essa semana para instalar os novos coolers que ele adquiriu para seu PC gamer. Ele comprou quatro coolers da Corsair com LEDs vermelhos e um water cooler da Corsair também, de 120mm. A placa-mãe que ele possui é uma bem simples, Gigabyte H310M M.2 (rev. 1.0). Nela tem um conector de CPU_FAN e apenas um conector SYS_FAN. Para conseguir ligar os quatro novos coolers e o water cooler eu tive que fazer o seguinte: segui o manual do Water Cooler e liguei a energia da bomba dele no CPU_FAN. Ainda no manual, me pedia para ligar a energia do fan do water cooler no SYS_FAN, mas se eu fizesse isso, eu não conseguiria ligar o HUB de coolers, pois ele também deveria ter uma conexão ali. Como a placa só tem um SYS_FAN, liguei o HUB de coolers ali e a energia do fan do water cooler eu liguei no HUB, junto com os outros fans que prendi no gabinete.

O PC funcionou direitinho, tá tudo girando lá bonitinho e ele tá jogando o Forza Horizon 4 sem passar dos 40º na temperatura da CPU. Só que ele me mandou mensagem hoje de manhã  me perguntando se era possível ele desligar os fans e ligar só quando ele quisesse (exceto o fan do water cooler), pois ele achou o PC um pouco barulhento para quando ele está estudando e não usa headset. Eu sei que é possível controlar a velocidade do cooler na saída SYS_FAN, a minha dúvida é como fazer isso e, pelo fato de todos os coolers estarem ligados ali, se a velocidade do fan do water cooler vai ser necessariamente afetada.

Se não for possível fazer isso com o hardware de hoje, gostaria de recomendações de controladores de coolers onde é possível ligar a energia do fan do wc também, e controlar as velocidades separadamente. Trocar de placa-mãe para uma com dois SYS_FAN está fora de questão por enquanto.

• Solução
Postado

Como todos os fans estão ligados em um hub, não dá para desativar fans individuais. Tem que comprar uma controladora de fans. Eu ligaria o fan do radiador em um controle, os fans de entrada em outro e os fans de saída em um terceiro controle, se fosse pegar uma controladora com três controles (aí vai ter que ter algum cabo adaptador para ligar mais de uma ventoinha em um controlador). Aí você pode regular o fluxo de entrada e de saída de ar de forma individual.

Outro detalhe é que fans de diferentes especificações não devem ser ligados juntos em um único hub, pois diferentes fans possuem diferentes velocidades máxima e mínimas, além de calibragens diferentes.

Eu nunca usei controladora de fans, pois minhas placas-mãe sempre tiveram mais headers de fans do que eu pude usar, então eu não vou poder lhe ajudar com relação a indicações.

Outro detalhe é que você está usando um watercooler de 120mm, eu particularmente trocaria por outro melhor, esses de 120mm não são tão bons, existem opções de air coolers mais baratas e melhores que esses watercoolers de 120mm.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...