Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, primeiramente quero agradecer, pois este site me ajudou e muito, em pesquisas, hardware, foram muitas horas, desde novo, porém é a primeira vez que acesso o fórum, tanto que minha conta já tinha até expirado, não sei o porque.

Bom, eu tenho uma tv philips 55pfg5100 e como tenho uma noção (formei em 2019 o curso técnico em eletrônica, porém muito pouco na pratica), procurei conserta-la, por uma queda de energia, a tv parou, então verifiquei que era a placa fonte, pois os pinos que vão para a principal não chegava nada. Encontrei uma usada ao custo bom, troquei. mas após montar, e ligar, verifiquei que os leds dão uma piscada, e desligam logo em seguida. obs.; a Tv liga, colocando uma luz na tela da para ver as funções dela normalmente.

Preferi trocar os leds, pois ja estava desmontada, e sei que eles não duram muito tempo, mas para a minha surpresa, os novos (leds de tv montada porém tela quebrada pois este modelo não encontra ainda) aconteceu o mesmo defeito, da uma piscada e não liga.

verifiquei as saídas da fonte, e esta tudo normal,

bl_off/on com 3,1v

ps on 4.7v

dim com 1.6v

e os 12v normais.

verifiquei que esta fonte não tem saidas 5v pois o pino esta isolado.

saidas para barras led

+vled 75v

-vled 48v

o que me deixou curioso é esta tensão em -vled, pois percebi que quando testei com os cabos do multimetro invertido, as barras acendem muito fraco, mas acendem.

agradeço desde já.

Postado

@Airtonarl  ola, obrigado, parece ser isto mesmo, esta passando dos dois lados do diodo, e testei a placa velha o diodo esta em curto.

agora estou procurando um para colocar no lugar, mas esta difícil, verifiquei o datashet é um de 100v 5 amper né. terei que procurar um assim.

o pior que levei na loja onde comprei, e disseram que a placa estava normal... incrivel.

Postado
13 minutos atrás, Paulo Fernando Patrialli disse:

100v 5 amper

isto... só não esqueça que ele é um diodo retificador do tipo 

3 horas atrás, Airtonarl disse:

Schottky

ou seja, não é um diodo retificador comum...

adicionado 5 minutos depois

alguns modelos compativeis: Sb5150, Sr5150, Mbr5150, MB510, SR510...

Postado
20 minutos atrás, Paulo Fernando Patrialli disse:

alguma chance de ser a principal?

Não descarto... Mais duvido muito que  o problema seja na principal.

Ela liga e desliga os leds através do pino "bl_off/on" e controla o brilho dos leds através do pino "p_dim"...

Se eles continuam com a mesma tensão após o defeito, tudo indica que a placa principal está ok.

Alguns diodos só apresentam  defeito quando estão alimentado...

Aconselharia você a trocar o diodo da outra fonte que está em curto, há uma chance de o defeito dela somente isto... 

• Solução
Postado

Fico feliz que tenha resolvido...

Quando me chegam placas com esse diodo, coloco um diodo schottky convencional (não SMD), geralmente com uma potência maior... 

Agradecemos o retorno.

• Amei 1
  • 2 meses depois...
Postado
Em 07/02/2020 às 21:07, Airtonarl disse:

Fico feliz que tenha resolvido...

Quando me chegam placas com esse diodo, coloco um diodo schottky convencional (não SMD), geralmente com uma potência maior... 

Agradecemos o retorno.

Olá Airtonrl, tudo bem com todos?? Esperamos que sim, nobre, recebemos uma TV da marca Phillips modelo 43PFL5000/78 e ela apresenta este mesmo problema de ao conectar na energia, o painel LED chega a piscar e volta desligar, e como o colega infirmou nos post's acima, trocamos a placa da fonte e o problema continua, e você comentou que tem um diodo Schottky na placa mas o que eu achei este da foto 1, mas o que percebi que ao lado dele existe um pequeno capacitor cerâmico em curto, mas retirando ele o curto permanece na linha, não trabalhamos com TV e sim somente equipamentos médicos e hospitalares, portanto nos falta experiência a respeito. Tendo o capacitor c8615 esta linha leva ao ic na posição u8601. aguardo um auxílio dos colegas mais experientes em TV.

Cordialmente

WIN_20200430_08_55_56_Pro.jpg

IMG_20200430_090015.jpg

IMG_20200430_090047.jpg

IMG_20200430_090015.jpg

Postado
3 horas atrás, MarucoTchan disse:

eu achei este da foto 1

Ja conferiu este diodo?

existe um pequeno capacitor cerâmico em curto, mas retirando ele o curto permanece na linha

Siga a linha dele e veja se não tem algum resistor de baixa resistência em paralelo com ele... Com ele fora da placa, verificou se ele está em curto ?

trocamos a placa da fonte e o problema continua,

Se a placa for nova, então seu problema vai estar no blacklight ou na placa principal...

Postado
2 horas atrás, Airtonarl disse:

Ja conferiu este diodo?

Siga a linha dele e veja se não tem algum resistor de baixa resistência em paralelo com ele... Com ele fora da placa, verificou se ele está em curto ?

Se a placa for nova, então seu problema vai estar no black light ou na placa principal...

Sim conferi o mesmo e esta normal, e quanto ao capacitor cerâmico circundado ele termina neste pequeno IC que esta circundado na terceira foto, pois é ele quem efetua a liberação de carga para os LEDs se estou correto. no demais todos os componentes estão bons.

Uma observação é que estou ligando para teste ela sem conectar a Main Unit e a TCom, elas estão desconectadas da placa da fonte para os testes e ao ligar ela pisca uma única vez e desliga por completo, e como o colega disse, as vezes compramos as placas, mas elas já veem com problemas anteriores., mais alguma coisa que eu teria que verificar??? pois eu estou achando que é este IC PF7708BS da foto abaixo, não estava conseguindo ler o código e na outra passei um pouco de pasta térmica branca para poder ver o código de forma correta, vide a 2ª foto, ficou melhor para visualizar o código

WIN_20200430_16_23_25_Pro.jpg

WIN_20200430_16_24_29_Pro.jpg

Postado

Neste Ci, verifique se existe tensão nos pinos "On/off", "Dim" e "Out"... Esta saída "Out" aciona o gat do mosfet que aciona os leds...

Screenshot_20200430-180715.png

adicionado 0 minutos depois

0038.jpg.befefc928f8f951fd0530ed4e567fba7.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!