Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom, pra começar eu comprei uma 9800gt usada sem cooler, só com o dissipador. Tive que adaptar um cooler de 120mm bem fraquinho, que chegava a 79/80C° em idle e em 105C° em full load sem abaixar o clock (que é quente pra caramba), so que li uns artigos falando que ela era meio "esquentadinha" e que aguentava altas temperaturas, então nem liguei muito pra isso, eu conseguindo jogar pra mim tava bom. Com o passar do tempo ela acabou parando de funcionar, ela dava tela azul de forma aleatória, e artefatava tudo de forma aleatória (mesmo fazendo coisas leves, como usar o navegador e tal). até que de tanto pesquisar/verificar minha placa de video, que acabei dando um chute de que seria problema de solda fria na bga, sendo assim coloquei ela no forno a 180C° por 5 min, tirei ela, esperei esfriar e coloquei no pc, e pelo incrível que pareça, ela funcionou sem nenhum problema. Depois dessa "vitória" eu fui formatar o pc, instalar driver de video e tal. Após algum tempo usando ela, quando fui entrar num jogo (csgo), notei que tava tendo muita oscilação de frame, no meu caso tava a 120/130 fps e do nada caía pra 13/14 fps por uns 5 seg e voltava, comecei a suspeitar de temperatura alta e clock abaixando, baixei o MSI Afterburner e fiquei monitorando a temperatura da placa e os clocks , e percebi que a temperatura chegava a 85/90C° em idle e FUCKIN 125 GRAUS em full load e não descia. apos isso comecei a pensar que eu tinha detonado o sensor de temperatura dela porque eu colocava a mão no dissipador e não tava derretendo meu dedo. Após isso, tentei resetar a bios, reescrever a bios da vga, (e que por sinal foi muito difícil de achar, pois ela não tinha marca,e quando eu olhava no gpu-z ela não aparecia nenhuma fabricante e nenhum subsystem ID, e as bios que eu achava não eram verificadas e eram de fabricantes diferentes, que eram a NVIDIA, Club3D e ECS, porém com tudo exatamente igual, versão da bios, clocks etc, tudo EXATAMENTE igual comparando uma com a outra. Tanto é que eu flesheei essas bios e nada mudou. Eu acho...)reinstalar o driver de video, e nada de eu conseguir resolver isso, até que me veio uma ideia de eu substituir o fan de 120mm e colocar um fan de 80mm mais rápido pra ver se voltava ao normal. Ai beleza, coloquei o fan de 80mm fui testar pra ver se as temps abaixavam, elas chegaram a 100C° em full e 72C° em Idle, que era uma diferença até que boa, porém percebi que de segundos em segundos o core clock e shader clock abaixavam drasticamente de 550/900 pra 300/100 e voltavam, independente da temperatura que tava. E quando isso acontecia, a temperatura abaixava pra 65C° e voltava pra 71/72C° quando o clock normalizava...

Não sei mas o que fazer nem o que pensar. Levar pra uma assistência técnica é minha ultima opção.

Os Links das bios que eu citei:

ECS: https://www.techpowerup.com/vgabios/99566/99566

NVIDIA: https://www.techpowerup.com/vgabios/175918/175918

NVIDIA (achei 2 então resolvi colocar): https://www.techpowerup.com/vgabios/168990/168990

Club 3d: https://www.techpowerup.com/vgabios/180900/180900

Tem umas prints em anexo caso precisem.

Specs do PC:

placa-mãe Gigabyte GA-H81M-S1

Processador I5-4440

Fonte K-Mex 500w "reais" (bomba)

Placa de video geforce 9800gt 1024mb de fabricante desconhecida

Bom.. espero que tenham intendido o meu problema, qualquer duvida sobre podem perguntar. :) 

Anotação 2020-02-17 151509.png

Anotação 2020-02-17 151554.png

Anotação 2020-02-17 152248.png

Anotação 2020-02-17 152330.png

Postado

@TheGillety Acho que ta na hora de trocar de placa de vídeo brother, será menos dor de cabeça pra você, juntamente com uma fonte decente. Tem tanta placa de vídeo boa e barata no mercado, seria muito bom esse upgrade para seu i5. Uma boa placa custo benefício seria a RX 570 4gb, ou se o orçamento estiver apertado uma GT1030 ddr5 ja resolvia seu problema, juntamente com uma fonte PCYES 400W.

Postado
12 minutos atrás, ACCEPT disse:

@TheGillety Acho que ta na hora de trocar de placa de vídeo brother, será menos dor de cabeça pra você, juntamente com uma fonte decente. Tem tanta placa de vídeo boa e barata no mercado, seria muito bom esse upgrade para seu i5. Uma boa placa custo benefício seria a RX 570 4gb, ou se o orçamento estiver apertado uma GT1030 ddr5 ja resolvia seu problema, juntamente com uma fonte PCYES 400W.

Fazer upgrade tá fora de cogitação pra mim por enquanto... Sabe como é né? dinheiro apertado 😅

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...