Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia!

Tenho um histórico de venda e preciso calcular o SMD (Saída média dia) dos últimos 40 dias com vendas válidas (venda válida > 0). Preciso desprezar aquele dias que não teve venda. 

Estou fazendo na mão mais está muito moroso. Peguei uma amostra de 5 produtos, mais preciso aplicar pra centenas e gostaria de utilizar alguma formula. 

Poderiam me ajudar? 

Exemplo SMD.xlsx

Postado

Você pode usar a seguinte fórmula onde quiser calcular a média:

=médiase(intervalo;">0")

Na sua planilha de exemplo, ficaria assim, para cálculo do dia 01/07/2019, na célula DW10:

=médiase(DW2:DW6;">0")

Postado

@Leandro Prezoto , Bom Dia.

Uma forma de fazer dinamicamente

Coloca esta formula na célula ET3 copia para direita e para baixo

=MÉDIASE(INDIRETO(ENDEREÇO(LIN($A3);COL(ET2);;1)&":"&ENDEREÇO(LIN($A3);COL(ET2)+39;;1));">0")

ou se seu Excel for anterior 2010 usa desta forma

=SOMA(INDIRETO(ENDEREÇO(LIN($A3);COL(ET2);;1)&":"&ENDEREÇO(LIN($A3);COL(ET2)+39;;1)))/CONT.SE(INDIRETO(ENDEREÇO(LIN($A3);COL(ET2);;1)&":"&ENDEREÇO(LIN($A3);COL(ET2)+39;;1));">0")

Se foi útil clica no curtir,na mãozinha, é uma forma de agradecimento pela ajuda

Decio

• Curtir 1
Postado

@deciog bom dia!! 

Não entendi o porque colocar na célula ET3, pois ali está o banco de dados. 

adicionado 0 minutos depois
agora, Leandro Prezoto disse:

@deciog bom dia!! 

Não entendi o porque colocar na célula ET3, pois ali está o banco de dados. 

image.png.711f9feb8fb02ff897b1f046e065567c.png

Postado

@deciog acho que fui breve na explicação.

Segue planilha com ajuste. 

Nas linhas 1 e 2 constam as datas e unidades da venda

Nas linhas 3 e 4 constam as datas e SMD das vendas, considerando que o SMD é calculado sobre os últimos 40 dias de vendas válidos ; validos > 0. 

Preciso do calculo para a linha 4, pois estou fazendo manualmente. 

Exemplo SMD.xlsx

Postado

@Leandro Prezoto

Ok as formula são especifica pois os endereços esta dentro da função INDIRETO

Coloca esta formula

=MÉDIASE(INDIRETO(ENDEREÇO(LIN($A2);COL(GK2);;1)&":"&ENDEREÇO(LIN($A3);COL(GK2)+39;;1));">0")

Se foi útil clica no curtir,na mãozinha, é uma forma de agradecimento pela ajuda

Decio

• Curtir 1
Postado

@Leandro Prezoto

Nota você colocou a formula na célula DW  na função ÍNDICE esta fixado as células 

Eu perguntei qual célula iria ter a formula e você informou a linha então coloque desta forma no ÍNDICE

=MÉDIASE(INDIRETO(ENDEREÇO(LIN($A2);COL(GK2);;1)&":"&ENDEREÇO(LIN($A3);COL(GK2)+39;;1));">0")

Começando na célula GK, como começo na célula DW tem que mudar a formula desta forma, coloca esta formula na célula DW6 a arrasta

=SEERRO(MÉDIASE(INDIRETO(ENDEREÇO(LIN($A2);COL(DW2);;1)&":"&ENDEREÇO(LIN($A3);COL(DW2)+39;;1));">0");"")

Coloco a função SEERRO para não aparecer o erro

Notei que não agradeceu a ajuda dada, 

Decio

Postado

@deciog desculpe por não curtir, não me atentei. 

Desculpe, mas ainda estou um pouco confuso.

Veja que na minha fórmula, na célula IS5 ele faz a média dos últimos 40 dias de vendas, referente ao dia 27/12, e o resultado é de 1.012 unidades. 

Coloquei a sua formula na célula IS6 e o resultado foi de 199, gerando grande a variação. 

Poderia verificar? 

Segue anexo. 

Exemplo SMD.xlsx

Postado

Experimente:

na planilha do arquivo do post #12, cole uma cópia da fórmula matricial abaixo em AV5 e arraste para a direita

=(SOMA(INDIRETO(ENDEREÇO(2;MAIOR(SE(INDIRETO(ENDEREÇO(2;COL()-45)):AU2;COL(INDIRETO(ENDEREÇO(2;COL()-45)):AU2));40);4)):AU2))/40

obs. por tratar-se de fórmula matricial, após colar a fórmula na célula aperte F2 e em seguida aperte juntas Ctrl+Shift+Enter e só depois arraste

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!