Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

desde adquiri o meu computador notei no visualizador de eventos do Windows 10 que tem ocorrido o seguinte aviso:

Erro de hardware corrigido.

Componente: PCI Express Legacy Endpoint

Origem do erro: Advanced Error Reporting (PCI Express)

Barramento principal: dispositivo 0xB: 0x0: 0x0

Barramento secundário: dispositivo: função 0x0: 0x0: 0x0

Nome do dispositivo primário: PCI\VEN_10DE&DE_1E84&SUBSYS_139F10DE&REV_A1

Nome do dispositivo secundário:

Fonte: WHEA-Logger

ID do evento:17

Creio que não deva ser normal o PC ter que ficar corrigindo isso 3 ou 4 vezes por hora. Alguma sugestão de como contornar este problema?

Destaco que estou com o drivers todos atualizados, incluindo o SO. Não tenho mais o que atualizar, pois atualizei todos os drivers via site da fabricante da placa-mãe.

Agradeço pela ajuda desde já.

Postado

Olá mick 07,

@mick 07 pois é, foi o que fiz ontem ainda.

Bom, a história toda é o seguinte: estava usando o PC e ele começou a congelar de repente. Congelou 3 vezes em 3 dias. Na primeira vez eu estava jogando, congelou e reiniciei a máquina. Na segunda vez, estava com o emular do Android aberto, congelou e voltou com a tela preta aparecendo apenas o mouse (pelo que vi no Visualizador de eventos do Windows 10 foi erro da placa de vídeo, seguido de um erro no Explorer). Na terceira vez, estava apenas com o browser aberto e o processador de texto, o PC congelou e deu tela azul: whea_uncorrectable_error. Aí fui analisar o Visualizador de eventos mais a fundo e percebi que estava cheio de avisos do do WHEA_Logger.

Este erro PCI\VEN_10DE&DEV_1E84&SUBSYS_139F10DE&REV_A1 é relativo a placa de vídeo (RTX 2070 Super). Haviam outros erro s deste tipo. O que fiz foi instalar alguns programas para a verificação e instalação de drivers. Primeiro comecei pelo Easy Driver Lite. Ao todo, 7 drivers para instalar (incluindo um driver da placa de vídeo, sendo que estava com o último driver dela instalado, via Geforce Experience). Depois, executei o Snappy Driver. Mais 2 drivers para instalar. Alguns WHEA-Logger cessaram. Olhando o Visualizador de eventos notei que os drivers foram atualizados sanando justamente esses avisos (tela 1 e 2).

1227959545_tela1.thumb.png.c92a6aebcaec443e48df4eff00705336.png

2111450992_tela2.thumb.png.f09bdf11343f957d0518a801aee2c194.png

O único WHEA-Logger que tem aparecido, quando inicializo o computador, é: PCI\VEN_10DE&DEV_10F8&SUBSYS_139F10DE&REV_A1; e pelo que pude perceber é relativo ao Controlador de High Definition Audio, mas agora não há mais drivers para atualizar, segundo os próprios programas especializados no assunto (tela 3).

518677735_tela3.thumb.png.6e0eeebb2076c87460551d28f67359cd.png

Uma coisa que descobri lendo alguns fóruns é que whea_uncorrectable_error pode ser causado também pelo overclock do processador, fazendo com que o sistema apresente falhas e se torne instável. Como adquiri o computador no dia 13/02/20, fui ver se o mesmo estava em OC. Tenho um Ryzen 7 3800x e o ele estava trabalhando em 4,5GHz. Na BIOS, a OC estava em modo automático. Deixei ele em modo manual, com 3,9GHz por padrão (tela 3).

1751453737_tela4.thumb.png.22b2ccad81d20a39cd0088972917eea9.png

Agora vou usar o computador e ver se os erros (congelamentos) e avisos (WHEA-Logger) irão continuar. Até o momento ocorre apenas um WHEA-Logger quando ligo o PC. Pelos menos os WHEA-Loggers diminuíram consideravelmente. Assim que tiver mais resultados, retornarei aqui no fórum para postá-los.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!