Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Erro de hardware - PCI Express Legacy Endpoint


Posts recomendados

Olá pessoal,

desde adquiri o meu computador notei no visualizador de eventos do Windows 10 que tem ocorrido o seguinte aviso:

 

Erro de hardware corrigido.

Componente: PCI Express Legacy Endpoint

Origem do erro: Advanced Error Reporting (PCI Express)

Barramento principal: dispositivo 0xB: 0x0: 0x0

Barramento secundário: dispositivo: função 0x0: 0x0: 0x0

Nome do dispositivo primário: PCI\VEN_10DE&DE_1E84&SUBSYS_139F10DE&REV_A1

Nome do dispositivo secundário:

 

Fonte: WHEA-Logger

ID do evento:17

 

Creio que não deva ser normal o PC ter que ficar corrigindo isso 3 ou 4 vezes por hora. Alguma sugestão de como contornar este problema?

 

Destaco que estou com o drivers todos atualizados, incluindo o SO. Não tenho mais o que atualizar, pois atualizei todos os drivers via site da fabricante da placa-mãe.

Agradeço pela ajuda desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá mick 07,

 

@mick 07 pois é, foi o que fiz ontem ainda.

 

Bom, a história toda é o seguinte: estava usando o PC e ele começou a congelar de repente. Congelou 3 vezes em 3 dias. Na primeira vez eu estava jogando, congelou e reiniciei a máquina. Na segunda vez, estava com o emular do Android aberto, congelou e voltou com a tela preta aparecendo apenas o mouse (pelo que vi no Visualizador de eventos do Windows 10 foi erro da placa de vídeo, seguido de um erro no Explorer). Na terceira vez, estava apenas com o browser aberto e o processador de texto, o PC congelou e deu tela azul: whea_uncorrectable_error. Aí fui analisar o Visualizador de eventos mais a fundo e percebi que estava cheio de avisos do do WHEA_Logger.

 

Este erro PCI\VEN_10DE&DEV_1E84&SUBSYS_139F10DE&REV_A1 é relativo a placa de vídeo (RTX 2070 Super). Haviam outros erro s deste tipo. O que fiz foi instalar alguns programas para a verificação e instalação de drivers. Primeiro comecei pelo Easy Driver Lite. Ao todo, 7 drivers para instalar (incluindo um driver da placa de vídeo, sendo que estava com o último driver dela instalado, via Geforce Experience). Depois, executei o Snappy Driver. Mais 2 drivers para instalar. Alguns WHEA-Logger cessaram. Olhando o Visualizador de eventos notei que os drivers foram atualizados sanando justamente esses avisos (tela 1 e 2).

1227959545_tela1.thumb.png.c92a6aebcaec443e48df4eff00705336.png

 

2111450992_tela2.thumb.png.f09bdf11343f957d0518a801aee2c194.png

 

O único WHEA-Logger que tem aparecido, quando inicializo o computador, é: PCI\VEN_10DE&DEV_10F8&SUBSYS_139F10DE&REV_A1; e pelo que pude perceber é relativo ao Controlador de High Definition Audio, mas agora não há mais drivers para atualizar, segundo os próprios programas especializados no assunto (tela 3).

518677735_tela3.thumb.png.6e0eeebb2076c87460551d28f67359cd.png

 

Uma coisa que descobri lendo alguns fóruns é que whea_uncorrectable_error pode ser causado também pelo overclock do processador, fazendo com que o sistema apresente falhas e se torne instável. Como adquiri o computador no dia 13/02/20, fui ver se o mesmo estava em OC. Tenho um Ryzen 7 3800x e o ele estava trabalhando em 4,5GHz. Na BIOS, a OC estava em modo automático. Deixei ele em modo manual, com 3,9GHz por padrão (tela 3).

1751453737_tela4.thumb.png.22b2ccad81d20a39cd0088972917eea9.png

 

Agora vou usar o computador e ver se os erros (congelamentos) e avisos (WHEA-Logger) irão continuar. Até o momento ocorre apenas um WHEA-Logger quando ligo o PC. Pelos menos os WHEA-Loggers diminuíram consideravelmente. Assim que tiver mais resultados, retornarei aqui no fórum para postá-los.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!