Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tela azul ao utilizar 2 módulos de Memória Ram


Posts recomendados

Olá, a mais ou menos um ano montei um computador com as seguintes configurações

 

placa-mãe Asus prime a320m-k

Processador AMD R5 2600

SSD Kingston 128gb sata

HD 1T

Placa de vídeo RX 580 XFX 8gb

Fonte thermaltake smart 600w 80plus white

Memória RAM Corsair veganse 8gb 2666hz

 

Recentemente fui fazer um upgrade básico coloquei um SSD nvme da Corsair de 248gb (tirei o da Kingston pra por em um notebook). E fui colocar outra memória (Corsair veganse 8gb 2666hz) idêntica a que eu já tinha, porém com os dois pentes instalados ao apertar o Power do computador ele começa a dar boot só que aparece uma tela azul e ele reinicia. Gostaria de ajuda para conseguir utilizar os dois pentes em minha máquina, no momento estou utilizando 1 só e está funcionando normal.

Os teste que já fiz:

- verifiquei se os dois pentes estão funcionando sozinhos.(ok)

- verifiquei se os dois slots da placa-mãe estão funcionando (ok)

- atualizei a BIOS da placa-mãe

- coloquei os dois pentes, e na BIOS da placa-mãe diminui a frequência das memorias(nesse teste o windows até deu boot, mas em questão de segundos já deu tela azul e reiniciou).

 

Gostaria de saber o que mais posso tentar, agradeço desde já a atenção de vocês.

 

IMG_20200226_111915.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luis Fernando Ramos da Sil desativa o xmp e retesa a bios(tira a pilha da placa-mãe por 10 segundos), as memorias pode esta com problema para trabalhar no mesmo tempo e frequência, mesmo as duas sendo 2666, alguma pode ter chips melhores que outras.

limpa os slot da memoria e o pente de memoria...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@viictor2K o XMP está no auto, como a placa-mãe já vem configurada, e já resetei a BIOS com essa forma de tirar a pilha também, e nada.

As memórias são da mesma marca mesmo modelo e mesma frequencia, mesmo assim elas podem ter Chips diferentes?

Mesmo estando funcionando individualmente cada uma das memorias e dos slots, é recomendado que eu limpe eles?me recomenda algum produto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luis Fernando Ramos da Sil limpa com borracha e um pincel macio.

Sim, eu comprei 2 pentes de 4gb da corsair, um veio com chip samsung e o outro micron, elas so vão vir com o mesmo chip se você compra elas do mesmo lote(quando um anuncio especifica que é 2x8...), cara ja tive problema assim e retesando a bios funcionou, faz um teste de memoria no AIDA 64 com as memorias separadas, para ver se é um problema individual e em cada slot de memoria, se n der problema não sei o que é, você falou que ja setou elas na menor frequência, tenta aumentar os times dela para 18-20-20-20-40

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo,

 

Vamos as idéias:

  1. O erro ocorre quando tenta iniciar o Windows, ou seja é um problema no WINDOWS.
    1. Já tentou inicializar com outro sistema operacional? Tipo um liveCD de algum Linux?
  2. Realizou os testes de memória com o MemTest? Ou até o próprio Memory Diagnostc da Microsoft?
    1. Senão, faça!
  3. Tente iniciar o computador sem a memória nova, caso inicie:
    1. Vá em MSCONFIG
    2. Marque a opção para inicializar de modo seguro.
    3. Encaxe a memória nova e tente inicializar novamente.
    4. Caso inicie, o problema pode ser os drivers do Sistema Operacional.
      1. Método rápido: Considere formatar a máquina
      2. Método alternativo: Atualize os drivers do computador com os mais atualizados segundo o fabricante e realize novos testes.

 

OBS: Procurando o código do erro encontrei esta matéria da Microsoft: https://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/all/tela-azul-erro-memory-management/71156fcf-cbb0-415c-8b77-ed9b1d9a9ad1

 

Parece muito o seu caso, então vale a pena olhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@viictor2K

4 horas atrás, viictor2K disse:

@Luis Fernando Ramos da Sil limpa com borracha e um pincel macio.

Sim, eu comprei 2 pentes de 4gb da corsair, um veio com chip samsung e o outro micron, elas so vão vir com o mesmo chip se você compra elas do mesmo lote(quando um anuncio especifica que é 2x8...), cara ja tive problema assim e retesando a bios funcionou, faz um teste de memoria no AIDA 64 com as memorias separadas, para ver se é um problema individual e em cada slot de memoria, se n der problema não sei o que é, você falou que ja setou elas na menor frequência, tenta aumentar os times dela para 18-20-20-20-40

 Fiz Limpeza tudo certinho, rodei os testes no AIDA e em todos os teste aparecia sempre os mesmos números, com qualquer um dos pentes e qualquer um dos slots. Esses times ainda não encontrei onde mudar na minha placa-mãe, vou procurar mais para saber. Obrigado.

 

@g.salles2

4 horas atrás, g.salles2 disse:

Amigo,

 

Vamos as idéias:

  1. O erro ocorre quando tenta iniciar o Windows, ou seja é um problema no WINDOWS.
    1. Já tentou inicializar com outro sistema operacional? Tipo um liveCD de algum Linux?
  2. Realizou os testes de memória com o MemTest? Ou até o próprio Memory Diagnostc da Microsoft?
    1. Senão, faça!
  3. Tente iniciar o computador sem a memória nova, caso inicie:
    1. Vá em MSCONFIG
    2. Marque a opção para inicializar de modo seguro.
    3. Encaxe a memória nova e tente inicializar novamente.
    4. Caso inicie, o problema pode ser os drivers do Sistema Operacional.
      1. Método rápido: Considere formatar a máquina
      2. Método alternativo: Atualize os drivers do computador com os mais atualizados segundo o fabricante e realize novos testes.

 

OBS: Procurando o código do erro encontrei esta matéria da Microsoft: https://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/all/tela-azul-erro-memory-management/71156fcf-cbb0-415c-8b77-ed9b1d9a9ad1

 

Parece muito o seu caso, então vale a pena olhar.

 1-Ainda não tive tempo de fazer esse teste do Linux, da pra bootar ele por um pendrive né?

 2-Realizei diversos testes com o MenTest igual fiz com o AIDA, inclusive no MenTest foi possivel testar com as duas Memorias, e mesmo assim nenhum erro foi detectado.

 3-Como eu troquei o meu SSD eu formatei a maquina com o windows limpinho baixado do site da microsoft e atualizei todos os drivers, porém mesmo assim o erro se apresentou.

Ainda vou testar o Linux muito obrigado pela dica.

 

 Bom como em nenhum dos testes apresentou algum erro, fiquei fuçando na bios e decidi aumentar  a tensão das memorias. Elas vieram como padrão 1.200v então subi para 1.300v, e finalmente consegui dar boot com as duas memorias, e para fins de testes executei alguns jogos durando uma hora e pouco e tudo perfeito não tive nenhum problema. porém como não entendo do assunto reverti a alteração, voltei a tensão padrão da memoria na bios e retirei um pente para poder continuar usando o computador sem correr riscos.

 Gostaria da opinião de vocês, o que eu deveria fazer? sera que o problema esta na minha mobo? é seguro fazer o clock na tensão? ou sera que deixo essa memoria guardada para um futuro upgrade de placa-mãe, afinal a mesma é bem de entrada mesmo.?

 

Agradeço desde já pessoal.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 3 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!