Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá povão tenho a seguinte config:

Ryzen 7 1800X (stock) + T2 Blizzard
Colorful cvb x570 V14 
Fonte Pcyes 500W 
Placa de vídeo R9 380 Powercolor PCS+
16gb dual channel ddr4 básicão  
Gabinete cougar archon..

Enfim, o problema é que a ventoinha da parte posterior não consegue dar conta do recado em tirar todo calor de dentro do gabinete, já tentei o seguinte colocar 2 fãns na lateral (jogando ar direto na placa/processador) e também na parte da frente fazendo mesmo processo, e acaba que o gabinete vira uma estufa já que a fãn traseira não consegue dar conta do recado.. 

Atualmente o preset tá assim:

- Cougar Vertex 60 cfm (Exaustor traseiro)
- 2x Aerocool case fan 120mm FDB Air Force 52cfm (Frontal)
- a padrão que veio com gabinete eu coloquei na lateral jogando ar direto na placa..

Como utilizo controlador de fãn independentemente se as frontais ou lateral ficam desligada e somente com a traseira ligada (pressão negativa) ou ligada (pressão positiva) ainda rola aquele acumulo de ar quente na parte superior do gabinete.. e os mais próximo dessa área (processador/vrm's) começa a super aquecer.. em idle as temps ficam de boas, agora só abrir algum game que puxe tanto da placa e do processador que a sauna começa...

Alguém pode me sugerir uma ventoinha que cumpra bem esse papel de exaustão ? creio que tenha que ter alta rpm/cfm... eu até comprei aquela cougar vertex pra tenta solucionar o problema, mas só depois que fui ver que ela é voltada mais para air cooler ou water cooler visando a pressão estática que ele gera. 

Postado

Já tive essa fan Cougar Vortex.
As fans dessa linha são decentes com boa qualidade de construção e nível de ruído aceitável.

Geralmente algumas fans já são suficientes para atender a maioria das configurações.
Dependendo do uso é normal notar ar aquecido na saída traseira ou topo do gabinete, não necessariamente problema ou falta de eficiência das fans que tem.

É possível que mesmo fazendo a troca por fans mais potentes não vá se ter muita melhoria.

Creio que só testando para saber.

Eu mesmo já fiz isso, meu gabinete tinha vindo com 2 fans e acabei trocando por outras 7 de 120/140 mais potentes.
Particularmente não vi melhoria significativa que justificasse o custo delas.

Mas um outro colega do fórum com mesmo gabinete do que o meu e por acaso comprou os Cougar Vortex ,ficou satisfeito com o resultado, veja opinião dele aqui.

Postado
5 horas atrás, EdsonSM disse:

Já tive essa fan Cougar Vortex.
As fans dessa linha são decentes com boa qualidade de construção e nível de ruído aceitável.

Geralmente algumas fans já são suficientes para atender a maioria das configurações.
Dependendo do uso é normal notar ar aquecido na saída traseira ou topo do gabinete, não necessariamente problema ou falta de eficiência das fans que tem.

É possível que mesmo fazendo a troca por fans mais potentes não vá se ter muita melhoria.

Creio que só testando para saber.

Eu mesmo já fiz isso, meu gabinete tinha vindo com 2 fans e acabei trocando por outras 7 de 120/140 mais potentes.
Particularmente não vi melhoria significativa que justificasse o custo delas.

Mas um outro colega do fórum com mesmo gabinete do que o meu e por acaso comprou os Cougar Vortex ,ficou satisfeito com o resultado, veja opinião dele aqui.

Sim mas o problema todo é que parece não dar conta do recado, a um tempo atrás eu usava uma da Spire que gerava entorno de 99CFM e supria super bem, mas como ela tinha rolamento sleevado começou a fazer muito ruído, e depois simplesmente travou mesmo aplicando óleo...

Além do mais o colega ai que comprou os vortex tem um gabinete que tem furações na parte superior.. o que não é o meu caso, certamente é um cenário diferente do meu que só tem atrás na qual a fan da cougar parece não dar conta 😒

Dai estou a procura de uma ventoinha que dê conta de tirar ou ao menos amenizar o bafo que fica acumulado na parte superior do gabinete o que eleva a temperatura da cpu e inclusive como mencionei os vrm's que acaba as vezes desligando a placa-mãe.. 

Postado

Não tinha reparado que o topo desse gabinete não possui saída de ar.

Mas como disse, particularmente meu gabinete tinha vindo com apenas duas fans, frontal e traseira.
Não vi maiores benefícios com fans superiores.

Postado
2 horas atrás, EdsonSM disse:

Não tinha reparado que o topo desse gabinete não possui saída de ar.

Mas como disse, particularmente meu gabinete tinha vindo com apenas duas fans, frontal e traseira.
Não vi maiores benefícios com fans superiores.

Talvez o Tdp da sua config seja inferior ou até muito mais frio que o meu kkkk 

Mas você conhece alguma ventoinha de alta CFM  que resolva isso ou sei lá que ajude a retirar esse ar quente 🤔 ? porque a minha antiga tinha 99CFM (aproximadamente) e como mencionei dava conta do recado 😭 

Postado

Já tive fans Cougar, Akasa Viper, Cooler Master e Corsair.
Acho que todas tem seus pró e contras, mas no geral as fans são mais barulhentas em sua máxima rotação.

Particularmente não vi muita diferença no desempenho com fans mais potentes ou em sua máxima rotação.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!