Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia a todos, tudo bem?

Estou com um problema há alguns anos, contudo, recentemente vem me incomodando mais.

Montei um bom PC gamer no qual, teoricamente, rodaria quase tudo.

Os jogos que mais jogo (League of legends e CS:GO) rodam normalmente, contudo, ao tentar um jogo que exige mais (APEX, GTA V) o PC esquenta e desliga. Não sei se é a fonte ou a placa-mãe, mas o PC geralmente trabalha com um barulho muito alto do cooler do processador. Tenho 6 coolers auxiliares no gabinete, 2 na placa de vídeo e 1 do processador e mesmo assim, o barulho é bem alto e parece não ser suficiente pois assim mesmo desliga. O PC foi formatado, trocado pasta térmica e limpo recentemente (continua igual).

GPU: AMD R9 280X

Fonte: EVGA 600W Bronze

Processador: AMD FX8350.

Não sei se a fonte não aguenta o processador e a GPU e isso faz com que o cooler do processador tenha que trabalhar mais.

Gostaria da ajuda de vocês.

Obrigado!

Postado

Bom dia João,

O barulho dele é devido a rotação. Ele está girando muito rápido para refrigerar o processador. Não é um barulho de defeito, parece que está sobrecarregado.

Postado

@Leonardo P. , poste a sua configuração completa, com placa-mãe, gabinete, etc.

Tenta postar também usando o HWMonitor as informações durante o jogo, para ver se realmente é seu processador ou o VRM da MoBo que está com uma temperatura elevada fazendo o pc desligar.

O cooler box dos FX8*** em geral são barulhentos mesmo.

Postado

Tem que ver as temperaturas do processador, tem cara de ser ele, mas também poderia ser a placa-mãe se o VRM super aquecer.

Pelo que eu me lembre a melhor maneira de ver a temperatura dos FX é pelo AMD OverDrive, porque em qualquer outro programa a leitura vai ser completamente esquisita, além do mais, os FX não devem passar dos 61° C.

Postado

@Rhyner @Amanda Gonçalo Vou tentar fazer os testes de temperatura enquanto jogo. Assim que conseguir, envio o print aqui.

Meu PC é assim:

placa-mãe: Gigabyte AMD GA-78LMT-USB3 AM3/AM3+
Processador AMD FX 8350
8gb de memoria
1Tb
Fonte 600W real da Thermaltake
GPU Radeon R9 XFX DDR5 3GB 

Gabinete Cooler Master Elite 431 Plus

Pode ser a fonte ou a placa-mãe?

Postado

@Leonardo P. a Thermaltake não tem uma reputação muuuuuito bom com as fontes, eles tem algumas que são muito boas e outras que são terrivelmente ruins. Mas por enquanto as minhas suspeitas vão para a placa-mãe por duas razões:

• Chipset dela é da série 700 que embora suporte os FX, já é bem antigo pra eles e não é o mais recomendado como os da série 900.
  • VRM muito fraco porque tem apenas 4+1 fases, e mesmo que eles aleguem suportar processadores de 125W, o FX-8xxx é um tremendo beberrão e demanda bastante do VRM.

Em último caso, poderia ser a temperatura do processador, é algo a ficar de olho também.

Postado

@Leonardo P. as placas do chipset 970, 990X, e 990FX são as ideais para se trabalhar com os FX, mas as duas últimas são mais caras e as 970 você precisa se atentar ao VRM da placa.

Ainda sim, uma 970 tem saído por $ 400+ (pelo que eu vi recentemente) e ai não sei até onde vale a pena ainda investir pra manter a plataforma AM3+, dependendo poderia ser até melhor vender as peças que tem depois de testar e investir num kit Ryzen mais atual, o ganho de performance seria imenso.

Postado

@Amanda Gonçalo Muito obrigado novamente Amanda. Vou verificar estas questões. Apenas uma última dúvida. Quando você fala em VRM, quanto mais, melhor? Seria essa a ideia? Pelo que pesquisei, quase que não compensa mesmo. Talvez vender uma partes igual você falou para investir em uma placa melhor.

adicionado 0 minutos depois

@AmandaCoelho Quanto a pasta, está tudo ok. Foi feito limpeza e tudo mais recentemente.

Postado

@Leonardo P. Sim e não, nem sempre é uma ciência exata a contagem de fases do VRM, as vezes tem placa com mais fases mas com componentes ruins, e placas com menos fases mas que acabam sendo melhores do que a anterior, porque os componentes são de maior qualidade.

Nessas horas, você pode dar uma consulta nos fóruns de gringo, porque quase sempre eles estão testando e discutindo o VRM das placas do momento.

E claro, o essencial é sempre ver se a placa-mãe possui dissipador de calor no VRM.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!