Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC não liga de maneira alguma, problema na fonte ou na bateria CMOS?


Posts recomendados

Eu estava com esse problema já faz bem um mês. As vezes eu não conseguia ligar o PC. Apertava o botão e nada acontecia. Eu só conseguia ligar após desconectar todos os periféricos (não tenho certeza se fazia diferença alguma) e esperar alguns minutos. Notava que quando isso acontecia o relógio do PC ficava sempre atrasado.

 

Hoje não consegui ligar de maneira alguma. Tentei desconectar os periféricos, resetar a RAM, reconectar todos os cabos, mas nada deu certo. Pensei que o problema fosse na fonte. Mas o PC nunca desligou repentinamente nesses dias em que estava com o problema. Mesmo as vezes ficando ligado por dias em direto. Li em algum lugar que o problema poderia ser a bateria CMOS. Visto que quando ela pifa o PC deixa de poder ser ligado, e quando dá problema no relógio do PC, geralmente é ela que é a responsável.

 

Fui na Multicoisas, comprei uma bateria CR2032 de Lítio de 3V. Troquei, e ainda assim sem resposta. O negócio é que a que eu compre foi da Duracell, e lembrei que as coisas dessa marca geralmente são fajutas mesmo. 

 

Specs do PC, imagem que eu tirei ontem: (a temperatura da CPU é normal, o programa é que costuma ler a temperatura de maneira errada)

image.png.715e21cb822508eccd6ae29db84091bd.png

 

Não acho que o problema seja na fonte. Ao ligar o PC na tomada, todas as LEDs internas acendem normalmente. Devo tentar comprar outra bateria e tentar usar ela? Alguma preferência por uma marca específica? Grato pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Achelexus Qual é a marca e modelo da fonte ?

 

Usa estabilizador ou algo do tipo ?

 

A bateria da BIOS, quando descarregada pode ser substituída por qualquer uma que sirva no mesmo local.

 

E segundo o que eu sei, a marca Duracell é boa, só se decaiu a qualidade da marca, mas nos tempos que via propaganda, ela era uma boa marca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser a bateria? Pode mas muito difícil. Normalmente o que acontece: o pc liga direto no setup e para dar partida: F1 ou reconfigurar e salvar as informações da bios. Quanto a fonte, ainda que o led esteja aceso, ela poderá estar fraca e não ligar a fonte. Normalmente é capacitor "vazio" ou estourado. Pode também ser problemas de bios. Neste caso há necessidade de regravá-la ou mesmo trocá-la. Pegue uma fonte emprestada e teste

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas. Uma coisa bizarra que aconteceu é que cerca de uma hora depois dessa postagem, meu PC ligou do nada. Estava só conectado na tomada, e nem precisei acionar o botão. 

 

2 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

Qual é a marca e modelo da fonte ?

 

Usa estabilizador ou algo do tipo ?

 

Corsair CX 550. Direto na tomada.

 

1 hora atrás, Village disse:

Pode ser a bateria? Pode mas muito difícil. Normalmente o que acontece: o pc liga direto no setup e para dar partida: F1 ou reconfigurar e salvar as informações da bios. Quanto a fonte, ainda que o led esteja aceso, ela poderá estar fraca e não ligar a fonte. Normalmente é capacitor "vazio" ou estourado. Pode também ser problemas de bios. Neste caso há necessidade de regravá-la ou mesmo trocá-la. Pegue uma fonte emprestada e teste

 

Se não me engano placas-mãe novas nem sequer ligam quando a bateria pifa. Enfim, vou ver se deixo o PC ligado pelo menos até amanhã. Se não der nada de errado, tento desligar e religar para ver se o problema persiste. Nesse caso venho perguntar o que fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!