Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal!

Adquiri essa semana uma Galax RTX 2060 Super EX. Coloquei ela num Ryzen 5 2600 + 16GB DDR4 2666 em Dual Channel, rodando em 2560x1080 (FullHD Ultrawide).

Acontece que eu esperava mais da placa... vi muitos testes antes de comprá-la, a maioria me baseando no FullHD padrão (onde é óbvio que teria mais performance do que a resolução que utilizo), e o pessoal trabalhava com FPS nas alturas.

Sair do 1920 pra 2560 me tira em torno de 12 FPS, isso já tenho ciência por já ter testado bastante quando comprei esse monitor alguns anos atrás.

Mas por qual motivo eu esperava mais? Vim de uma Galax GTX 1060 6GB, rodava a maioria dos jogos no ultra entre 40 e 60 FPS. Na RTX, estou rodando a maioria entre 50 e 65 FPS em configurações máximas.

Visto que em benchmarks a RTX 2060 Super é superior 61% em relação a GTX 1060 6GB, vocês acham que está normal esse "pouco ganho" ou pode existir algo de errado?

Agradeço desde já!

Postado
25 minutos atrás, Felipe Bergamini disse:

Boa tarde pessoal!

Adquiri essa semana uma Galax RTX 2060 Super EX. Coloquei ela num Ryzen 5 2600 + 16GB DDR4 2666 em Dual Channel, rodando em 2560x1080 (FullHD Ultrawide).

Acontece que eu esperava mais da placa... vi muitos testes antes de comprá-la, a maioria me baseando no FullHD padrão (onde é óbvio que teria mais performance do que a resolução que utilizo), e o pessoal trabalhava com FPS nas alturas.

Sair do 1920 pra 2560 me tira em torno de 12 FPS, isso já tenho ciência por já ter testado bastante quando comprei esse monitor alguns anos atrás.

Mas por qual motivo eu esperava mais? Vim de uma Galax GTX 1060 6GB, rodava a maioria dos jogos no ultra entre 40 e 60 FPS. Na RTX, estou rodando a maioria entre 50 e 65 FPS em configurações máximas.

Visto que em benchmarks a RTX 2060 Super é superior 61% em relação a GTX 1060 6GB, vocês acham que está normal esse "pouco ganho" ou pode existir algo de errado?

Agradeço desde já!

Certeza que ta errado. Checa as configurações, reinstala os drivers da nvidia...

Outra coisa, que jogos voce esta pegando esse fps? Consegue tirar um print do jogo com o MSI afterburner ligado pra ver o uso da CPU/GPU, temperaturas, etc?

• Moderador
Postado

@Felipe Bergamini Tem coisa errada aí. Diria isso se você tivesse rodando em full hd... como você está acima de full hd, creio que possa ser isso. 

Desativou Vsync?  Eu tenho uma RTX 2060 Ex white normal de 6Gb em conjunto com o Ryzen 5 2600 stock e 16Gb crucial Ballistix  e tenho em média 100 fps na maioria dos jogos rodando em 1080p no ultra.

No mans sky que atualmente é bem pesado, eu travo a 75fps por causa do monitor. Mas se eu destravar, fico em média de 110 fps.

GTA V fico em média 100 a 120 fps..  o desempenho da placa é monstro.

Mas lembre, essa placa não foi feita para jogar em 2.5k. é para 1080p.  Se quiser jogar com taxas de quadros mais altas,  2.5k para cima com média de 100fps para mais.. só partindo para a 2070 para cima.

Postado

@Brc Já fiz uma instalação limpa dos drivers pra testar, não mudou nada!

Falo de jogos mais pesados, como Forza Horizon 4, Shadow of the Tomb Raider, Gears 5, etc... desculpa se esqueci de citar esse detalhe. Num FIFA da vida chega fácil nos 150 FPS com tudo no máximo, mas nada diferente do que a 1060 também fazia.

Segue tela do Borderlands 3 no ultra. Configurado pra frames ilimitados/v-sync off, ele fica na média de 55 e 60, alguns pontos 68. Esperava pelo menos uns 90 frames pelo valor de uma placa dessas! 

2.png

adicionado 2 minutos depois

@DiF V-sync inativo em todos os jogos! 

Olha a tela que compartilhei pro amigo de cima! Dei uma desanimada... vou testar num monitor FullHD pra ver o que acontece, esperava mesmo que ficasse na faixa dos 100 frames pra tudo!

Postado

tenta dar uma olhada no driver da placa de video , gerenciar configuraçoes 3d e verifique se o max frame rate esta setado em off,se ja estiver em off tente abrir o riva tuner e ve se esta setado para cravar seu fps em 60 tente tambem aumentar a taxa de atualizaçao de seu monitor para a maior possivel as vezes pode ser isso

• Moderador
Postado

@Felipe Bergamini Definitivamente tem coisa errada aí.. não tem sentido  a placa te entregar 60 fps e não usar todo o potencial dela.

O lance que eu acho é que você ta usando o jogo em uma resolução que a placa não entrega os quadros.  Como mencionei mais  acima, a RTX 2060 normal e a super, são placas de mid-end feitas para o full HD. 

Então, acho que deves testar com um monitor 1080p full hd normal, sem ser ultra wide. Mas,  você pode definir nas configurações do painel nvidia, para que a GPU defina a resolução e não o vídeo.

D9bORJV.png

Postado

Esse 60 cravado tá esquisito. Também acho que tem alguma limitação em algum lugar que tem de configurar. Uso da gpu tá 81%. Minha 5700xt fica o uso em 100% cravado

• Moderador
Postado

@Felipe Bergamini Exato. Está sobrando processador e placa de vídeo.

Você fez os testes na resolução 1920 x 1080 ? 

Aumentar a resolução acima de full hd, pode acarretar em perda de desempenho. E também, depende muito do jogo, do motor gráfico dele, a otimização... e etc. 

Minha placa de vídeo é a mesma a sua, com a diferença mínima de só ter 2 GB a menos de memória. Em full HD, consigo boas taxas de fps, e em alguns até travo o framerate em 75 no painel da nvidia., outros eu deixo destravado.

Eu já reparei que em alguns jogos de fato a RTX 2060 sequer chega a 100% e com fps mediano. NO Elder Scrolls online, eu pego em média de 90 fps no mundo aberto e cerca de 58 a 65 dentro de uma cidade cheio de gente, a qualidade no médio. se eu deixo no ultra, além de baixar meu fps no mundo para uns 70/80 e dentro da cidade em 35 /40,   o cpu chega a 50% e nem a placa de video chega em 100%.. entao isso é meio que coisa do jogo..

adicionado 1 minuto depois

Qual é sua placa-mãe e fonte?

Dê uma olhada neste print.  É o The witcher 3 no ultra.  Repare no uso de GPU e no uso do CPU

hglPSqQ.jpg

O Ryzen 5 2600 leva ao limite da RTX 2060 no Full Hd

Postado

@DiF Entendi!

Só vou conseguir testar no 1920x1080 no final de semana, numa tv na casa dos meus pais... se forço a resolução no meu monitor, não muda nada.

Tenho o The Witcher 3 aqui também, mesma situação... um pouco mais próximo de usar o poder da GPU mas não passa de 74%! E o famoso FPS lá nos 60, mesmo com v-sync inativo!

Olha a foto!

1.png

Fonte é uma Corsair CX550 80 Plus Bronze e placa-mãe Asus Prime B450M-GAMING.

Postado
1 minuto atrás, DiF disse:

@Felipe Bergamini  É, eu to achando que é a resolução que você tá usando que deixa mais pesado.

Pois a RTX 2060 super, tem condições de chegar acima dos 100 fps no the witcher 3.

Vou tirar essa dúvida no final de semana! Usar esse seu print de base, tem que chegar em algo próximo em Fullhd. Agradeço a ajuda!

• Curtir 1
Postado
29 minutos atrás, Felipe Bergamini disse:

Vou tirar essa dúvida no final de semana! Usar esse seu print de base, tem que chegar em algo próximo em Fullhd. Agradeço a ajuda!

Que monitor voce ta usando?

Ta capado a 60 fps, certeza

Postado
35 minutos atrás, Felipe Bergamini disse:

Seu FPS tá meramente limitado por software, não é questão de resolução, vê se o Rivatuner(é quem mostra os dados do afterburner, ele fica aberto junto e tem função de limitar fps) ou se o driver da Nvidia está com função de limitar os frames ativada.

Postado

Pessoal,

Testei na resolução 1920x1080 e o desempenho é outro nível! Realmente a resolução 2560x1080 acaba comendo muitos FPS... Percebi que em 1920 a placa trabalha nos 98, 99% de uso. Isso estou ainda sem entender.

De qualquer forma, resolvi o problema trocando o monitor Ultrawide 21:9 por um padrão 16:9. Já estava infeliz por grande parte dos jogos não ter suporte ao formato, então voltei ao convencional.

Agradeço a ajuda de todos!

• 10 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!