Ir ao conteúdo

Erro No Prime95 Após 2 Horas E 10 Minutos

Espartano

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal.

Eu as vezes deixo o prime95 rodando enquanto estou navegando na net pra fazer torture tests. Normalmente não dava erro, mas agora apareceu um erro após apenas 2 horas e 9 minutos. :muro:

A seguir uma cópia da mensagem:

Test 1, 6500 Lucas-Lehmer iterations of m12451841 using 640K FFT Length

FATAL ERROR: Resulting sum was 6.618730071373465e+016, Expected: 6.6187300713702e+016

Hardware failure detected, consult stress.txt file.

Torture Test ran 2 hours, 9 minuts - 1 errors, 0 warnings.

Execution Halted.

Então galera, o erro foi nos 3 ultimos numeros antes do e+016...

Creio que não foi por causa da temperatura, que fica em idle em 40-45C...mas eu não estava medindo a temp quando o erro ocorreu...mas como os mobiles podem chegar até no máximo 100C, e a placa desliga quando chegar a 85C, creio que isso não foi o problema.

Eu já joguei Doom3 por mais de 3 horas, com pequeno over na placa de vídeo também, sem maiores problemas. Só que eu joguei com 640x380 (não sei se é isso exatamente) e com advanced em default e no Medium.

Isso significa que o sistema está instável? Devo diminuir meu overclock?

Atualmente estou com 200x12, vcore 1,54 (padrão da placa-mãe)

Meu processador é um mobile 2500+ vcore1,45.

Devo rodar o prime95 de novo?

Que pena, eu achei que estava rocksolid...mas parece que não. :cry: Eu já tinha rodado antes, mas não tinha dado erro. :naonao:

Eu não tenho experiencia com esse programa, apenas rodei algumas vezes, mas aprendi a usa-lo quando comprei esse proc., no final do mes passado.

Valeu galera!

Postado

se deu erro é porque ta com problemas esse seu overclock ,e olha que é um senhor overclock para pouco vcore,sobe mais um pouco o vcore e ve se estabiliza,tem mais alguma coisa overclockado aí?memo ou pv?

• Membro VIP
Postado

Poxa, você tá rodando a 2.4GHz com o vcore default(é 1.57v) e ainda tá reclamando? Aqui no meu XP-M só consigo 2.2GHz com esta tensão, primed... mais do que isso, 2.25~2.3GHz, tenho que levantá-la.

Postado

Olá obrigado pessoal pelas respostas!

É que eu não entendo muito de overclock e tenho medo de aumentar muito o vcore, não quero diminuir muito a vida util do processador (quero que aguente uns 2 anos, 2 e meio) e também tenho medo de a fonte não aguentar (é uma maxxtro 450w, não é muito forte, genérica), pois o vcore já está mais alto que o normal (que seria 1,45).

Então se eu aumentar o vcore um pouco e rodar o prime95 por varias horas e não der erro eu posso deixar como ficar?

De resto fiz um overclockzinho apenas na placa de vídeo, mas é pouca coisa, aumentei de 250/333 pra 275/350...a placa é uma prolink fx5200 com cooler.

Digamos que eu continue usando 200x12 (2.4GHz) com esse vcore mesmo, qual seriam os perigos? Os danos a curto e longo prazo? não que eu vá fazer isso, mas só pra saber.

Valeu pessoal!

Postado

amigo

as chances de falharem um overclock aumentam quando o sistema inteiro esta sendo exigido alem das especificaoes,fica difícil detectar onde esta o erro quando você overclocka pv ,memo ,cpu e exije mais do seu chipset,

como você mesmo disse que esta iniciando eu no seu caso primeiro iria procurar o ponto estavel de cada elemento do seu pc mas isto não quer dizer que se sua pv trabalha overclokada a tanto e seu cpu a outro tanto irao trabalhar neste limites juntos,overclock necessita de muito erros e acertos para que você chegue num limite consideravel seguro onde não colokara em risco a vida util de seu equipamento.

eu não lembro se foi pra você que eu respondi que era aconselhavel a trocar de fonte pois parece que iria logo trocar o axp por um 939,

isso não serve apenas neste caso mas para a segurança do seu equipamento.

um bom overclock comeca com uma boa fonte,eu preciso de segurança e gasto muito com fontes ,eu não iria colokar um otimo sistema na mao de uma fonte qualquer.

algumas duvidas

suas memorias sao ddr 400?

eu não sei o que seria o agressive ,talvez uma auto diminuicao das latencias e dos timmings sei la.

você roda o prime com o sistema inteiro overclokado?

Digamos que eu continue usando 200x12 (2.4GHz) com esse vcore mesmo, qual seriam os perigos? Os danos a curto e longo prazo? não que eu vá fazer isso, mas só pra saber.

se deu pau uma vez vai dar de novo ,se você estiver no meio de um trampo responsa ,ele vai todo pro saco.

Postado
Postado Originalmente por miguel_akira@19 out 2004, 22:50

Valeu pessoal!

olha se esta dando erro no prime95.. eu acho melhor você aumentar um pouco o vcore aih... tente aumenter 0.25 no vcore aih... e passa o prime95 novamente!! se não der mais erro novamente bleza!! mais se dar erro dai da mais uma aumentada de 0.25 no vcore.. e passa o prime95 novamente... e da pra você aumentar mais um pouco aih o overclock... aos 2.5ghz você chega aih conserteza!!

Postado

Então galera, eu aumentei o vcore de 1,57 pra 1,60 e rodei o prime95 por 3 horas e 45 minutos e não deu nenhum erro...não pude deixar mais porque minha irmã queria usar o PC, aí eu fechei ele. Essa noite vou deixar ele ligado direto pra checar.

Outra coisa que eu notei, houve um ganho *considerável* de desempenho no Doom3, quando eu jogava 2400mhz vcore 1,57 (resolução baixa e detalhes medio)dava uns laginhos sempre quando eu andava, eu não percebia. Agora ele está mais suave, quando os monstros pulam em mim (no bom sentido :P) eu percebo bem o movimento dele.

Isso tem relação com o vcore? Será que é porque n estava muito estavel antes?

Outra coisa, existe algo como o prime95 só que pra placa de vídeo? Pra testar o overclock nelas? Eu só uso OC na PV pra jogar Doom3, e mesmo assim é pouco, de 250/333 pra 275/350. Ouvi dizer que as FX5200 tem um grave problema com oc de memória, então gostaria de me certificar...mas já coloquei a 303/407 pra fazer benchmark e não deu nenhum erro, nenhum risco na tela, etc.

e da pra você aumentar mais um pouco aih o overclock... aos 2.5ghz você chega aih conserteza!!

Então, eu acho que vou parar por aqui, pelo menos por enquanto, 2.4ghz tá bom pra mim, principalmente porque agora o que ajudaria mais seria mais RAM e PV, que pretendo comprar logo logo...se der tudo certo.

Valeu galera!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...