Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dual Channel na N68-GS4 FX 2.0 ?


aiora11

Posts recomendados

Bom dia / tarde / noite.

Recentemente notei uma quedra MUITO BRUSCA de FPS nos meus jogos, o LoL por exemplo que rodava a 120 FPS agora esta em 22, no maximo 38.
Dando uma fussada eu vi que minha placa-mãe esta como Single Channel, e em "Memorai instalada (RAM) : 8,00GB (ultilizavel: 4,00GB)"
Na BIOS não consegui achar nenhuma opção para habilitar dual Channel, e nunca foi lançada atualização de BIOS para essa placa-mãe, sendo assim a mais atualizada 1.0
Conseguem me ajudar a voltar a usar 8GB de RAM, e deixar em Dual channel ? (No geral não sei configurar BIOS)

A configuração do meu PC é o seguinte :
Processador : AMD FX 8300 Octa Core, Black Edition, Cache 16MB, 3.3GHz (4.2GHz Max Turbo) AM3+
Memória RAM : Kingston HyperX FURY 4GB 1600Mhz DDR3 CL10 Red Series - HX316C10FR/4
Fonte :Corsair 650W 80 Plus Bronze CX650
Placa de Vídeo : VGA Gigabyte AMD Radeon RX 570 4GB
placa-mãe :ASRock p/ AMD AM3+ mATX N68-GS4 FX R2.0 DDR3
HD de 1TG (Somente para colocar os jogos)
SSD : 120GB da Kingston com o S.O

To pensando em trocar de placa-mãe, caso alguem tenha alguma que ainda venda e tenha socket pra FX 8300, sem perder potência, ajudaria :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, aiora11 disse:

To pensando em trocar de placa-mãe, caso alguem tenha alguma que ainda venda e tenha socket pra FX 8300, sem perder potência, ajudaria :)

A placa-mãe para processadores FX 8300 são as de chipsed 970a, porém é praticamente impossível achar. Se a sua placa-mãe não tem nenhum defeito não vejo motivos para trocar. Esse problema ai de memoria utilizável é bem relativo, pode ser "N" coisas. Uma das que eu sei é entrar na barra de pesquisa do windows e digitar "MSCONFIG/inicialização do sistema/opções avançadas." Selecionar memória máxima e verificar se vai aparecer opção de 8gb. se aparecer só 4gb, ou sua memória esta queimada (algumas placa-mãe funcionam mesmo com memórias queimadas) ou a bios desconfigurou. Eu tenho que ver qual é o nome correto, deve ser algo relacionado a 32bits ou windows xp dentro da bios.

Confira se suas memórias estão bem encaixadas primeiro. Retire as duas e troque de posição. Depois coloque apenas uma por vez, caso uma delas não der vídeo é porque queimou.

adicionado 6 minutos depois

Outra solução:

 

As configurações de memória virtual podem ser as responsáveis pela memória RAM utilizável não ser igual ou compatível com a instalada. Para resolver essa alternativa, digite “configurações avançadas do sistema” na caixa de pesquisa da barra de ferramentas e clique na opção.

Dentro da seção “Desempenho”, clique em configurações. Depois que a janela de opções de desempenho abrir, clique na aba “”Avançado”. Agora, selecione a opção “Alterar…”.

Na janela “Memória virtual”, desmarque a caixa “gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação de todas as unidades”. Agora, selecione cada unidade e marque a opção “Sem arquivo de paginação”.

Clique em “OK” e reinicie seu computador. Se o problema não for resolvido, refaça o caminho e selecione a caixa anteriormente desmarcada. Em alguns casos, depois de marcar novamente a opção, o problema vai embora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, ACCEPT disse:

A placa-mãe para processadores FX 8300 são as de chipsed 970a, porém é praticamente impossível achar. Se a sua placa-mãe não tem nenhum defeito não vejo motivos para trocar. Esse problema ai de memoria utilizável é bem relativo, pode ser "N" coisas. Uma das que eu sei é entrar na barra de pesquisa do windows e digitar "MSCONFIG/inicialização do sistema/opções avançadas." Selecionar memória máxima e verificar se vai aparecer opção de 8gb. se aparecer só 4gb, ou sua memória esta queimada (algumas placa-mãe funcionam mesmo com memórias queimadas) ou a bios desconfigurou. Eu tenho que ver qual é o nome correto, deve ser algo relacionado a 32bits ou windows xp dentro da bios.

Confira se suas memórias estão bem encaixadas primeiro. Retire as duas e troque de posição. Depois coloque apenas uma por vez, caso uma delas não der vídeo é porque queimou.

adicionado 6 minutos depois

Outra solução:

 

As configurações de memória virtual podem ser as responsáveis pela memória RAM utilizável não ser igual ou compatível com a instalada. Para resolver essa alternativa, digite “configurações avançadas do sistema” na caixa de pesquisa da barra de ferramentas e clique na opção.

Dentro da seção “Desempenho”, clique em configurações. Depois que a janela de opções de desempenho abrir, clique na aba “”Avançado”. Agora, selecione a opção “Alterar…”.

Na janela “Memória virtual”, desmarque a caixa “gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação de todas as unidades”. Agora, selecione cada unidade e marque a opção “Sem arquivo de paginação”.

Clique em “OK” e reinicie seu computador. Se o problema não for resolvido, refaça o caminho e selecione a caixa anteriormente desmarcada. Em alguns casos, depois de marcar novamente a opção, o problema vai embora.

Fiz o teste das memorias, colocando qualquer uma das 2 RAM no slot 1, a maquina liga normal, acusa 4GB de RAM sem problema nenhum.
Já no Slot 2 a maquina não da vídeo com nenhuma das duas memorias.
Porém eu troquei de lado as duas, e coloquei novamente os 2 pentes e memoria, Deu video normal, porém a memoria Ultilizável subiu para 7,25. Perdendo só 750MB de RAM em vez de 4GB como antes.

Porém o CPU-z ainda mostra como Single Channel, e a placa-mãe tem suporte pra Dual Channel, porém não consigo achar a opção para deixar Dual Channel, e voltar ao normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aiora11 Isso parece ser placa-mãe em curto na ponte sul, ligue o PC e coloque no cpu-z em modo stress, e coloque o dedo em cima do dissipador da ponte sul e veja se esta a ponto de queimar seu dedo. Se estiver esquentando muito seus slots estão em curto dentro da po te sul ou em algum componente na trilha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!