Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual oferece upgrade por mais tempo? Amd ou Intel?


Posts recomendados

Bom dias caros colegas, estou pesquisando para montar um pc para jogos, começando do 0 a minha dúvida é, qual? amd ou Intel? Qual me oferece mais tempo de upgrade, qual destas 2 marcas vou poder usar por mais tempo podendo trocar no futuro apenas o processador e ou aumentar as memórias, qual me oferece está opção de upgrade do hardware, não tenho preferência por marca.

 

Vou montar algo em torno do AMD Ryzen 5 3600x socket AM4 ou um Core i5 9600k Lga 1151


Qual socket dura mais? Ou é mais novo e terá mais visa útil por mais tempo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A principio seria o AM4 que já esta sendo usado em sua 3 geração, mas se fosse comprar agora não levaria isso muito em conta, pois acho que só sera usado em mais uma geração antes de mudar o socket...

 

No caso da intel me parace que a 10 geração pra desktop vai mudar o socket de novo.. então pararia nesse agora.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião, o socket AM4 é MUITO mais interessante, visto que ele irá, muito provavelmente, suportar os processadores de 4 geração ainda não lançados.

Assim sendo, você poderá optar em pegar um dos vários ótimos processadores sendo de 1ª geração (1600, 2400G, 1700), 2ª (2600, 3400G, 2700x) ou 3ª (3600, 3700x, 3900x,etc) geração e daqui um ano ou mais pegar algum de 4ª geração.

 

Entre o 3600x e o 9600K, o 9600K é mais forte em Full HD, porém, conforme exposto acima, não terá muitas opções de upgrade, tendo como opção somente o 9900K uma vez que o 8700K em jogos a performance é praticamente a mesma.

 

Comparado ao 3600, o 3600x não vale a pena pois a diferença de performance é ínfima, porém a diferença de custo é considerável pois pode-se com ela optar por melhor módulo de memória. Aproveitando a oportunidade, idealmente opte por módulos de 3200MHz (ou mesmo 3000Mhz) pois entregam a melhor relação custo x benefício em proporcionalidade de ganho.

 

Se possível, opte por 2x8GB de RAM para assim tirar melhor proveito de tudo que o conjunto têm a oferecer.

 

Não se esqueça de fonte certificada 80 Plus ;).

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ThiagoLuiz

Em 22/03/2020 às 11:33, ThiagoLuiz disse:

Na minha opinião, o socket AM4 é MUITO mais interessante, visto que ele irá, muito provavelmente, suportar os processadores de 4 geração ainda não lançados.

Assim sendo, você poderá optar em pegar um dos vários ótimos processadores sendo de 1ª geração (1600, 2400G, 1700), 2ª (2600, 3400G, 2700x) ou 3ª (3600, 3700x, 3900x,etc) geração e daqui um ano ou mais pegar algum de 4ª geração.

 

Entre o 3600x e o 9600K, o 9600K é mais forte em Full HD, porém, conforme exposto acima, não terá muitas opções de upgrade, tendo como opção somente o 9900K uma vez que o 8700K em jogos a performance é praticamente a mesma.

 

Comparado ao 3600, o 3600x não vale a pena pois a diferença de performance é ínfima, porém a diferença de custo é considerável pois pode-se com ela optar por melhor módulo de memória. Aproveitando a oportunidade, idealmente opte por módulos de 3200MHz (ou mesmo 3000Mhz) pois entregam a melhor relação custo x benefício em proporcionalidade de ganho.

 

Se possível, opte por 2x8GB de RAM para assim tirar melhor proveito de tudo que o conjunto têm a oferecer.

 

Não se esqueça de fonte certificada 80 Plus ;).

Obrigado pela ajuda, como você falou em fonte, tenho uma Corsair CX 500 80 Plus Bronze, sera que da pra usar ela em um setup.

 

Ryzen 5 3600

Rx 5700 xt "futuro" ou rtx 2060 super "futuro"

No momento estou com uma 1060

placa-mãe aorus b450

memoria 3200Mhz 16gb

ssd 240

hd 1tb

3  fans de 120

 

Sera que troco de fonte ou continuo com a mesma?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MaiconMSR13 baseado neste estudo (fonte super confiável), em média uma 550W seria recomendado.

Honestamente, acredito que sua fonte tenha condições mais que o suficiente de suportar tais placas, porém se não se sentir confortável, tente vendê-la, substituindo por uma de 600W ou 550W.

 

Tenho uma PCYES Electro V2 750W e estou super satisfeito com ela pois oferece mais conectores que a maioria das fontes, além de ter 3 anos de garantia (lembre-se de guardar a NF).

 

Quanto a RX 5700 XT vs RTX 2060 Super, idealmente opte de acordo com o seu monitor (FreeSync > vá de AMD, GSync > vá de Nvidia). Em termos de custo x benefício, a RX 5700 XT é um pouco mais parruda!

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/03/2020 às 12:40, MaiconMSR13 disse:

@ThiagoLuiz

Obrigado pela ajuda, como você falou em fonte, tenho uma Corsair CX 500 80 Plus Bronze, sera que da pra usar ela em um setup.

 

Ryzen 5 3600

Rx 5700 xt "futuro" ou rtx 2060 super "futuro"

No momento estou com uma 1060

placa-mãe aorus b450

memoria 3200Mhz 16gb

ssd 240

hd 1tb

3  fans de 120

 

Sera que troco de fonte ou continuo com a mesma?

 

Quando pretende comprar seu novo computador ?

 

Qual é o modelo atual do seu monitor, resolução e hz ? Pretende comprar monitor novo no futuro ? Qual seria o orçamento?

 

Gabinete Aero Cool 500 ou Wheel Jack ou Kazan ou Gadit X

 

Só compraria placa de vídeo das marcas GALAX, MSI, GIGABYTE e ASUS por causa da garantia de 3 anos no Brasil
GALAX você precisa se cadastrar no site da fabricante para ter a garantia de 3 anos

 

RX 5700 possui desempenho de RTX 2060 SUPER / RTX 2070
RX 5700 XT possui desempenho de RTX 2070 SUPER


Só compraria SSD das marcas SSD CORSAIR, SSD WD Black ou SSD INTEL, por causa da garantia de 5 anos no Brasil


Todas as peças podem ser compradas nas lojas kabum, terabyte, pichau e dentre outras lojas, se não estiver disponível podem ser substituídas por peças similares.

 

Verifique os preços na kabum, pichau, terabyte e outros sites para saber onde fica mais barato.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!