Ir ao conteúdo

Meu notebook não inicia após a instalação do windows 10 !

Ir à solução Resolvido por Marcelo Rhangel,

Posts recomendados

Postado

Boa Noite, estou com um problema bem peculiar no meu notebook (Dell Vostro 5470, Core i7-4510U, 8 GB RAM, SSD 240 GB, Geforce GT 740M). Nele estava instalado o Windows 8.1 e resolvi hoje dia 26/03/2020, instalar o Windows 10. Baixei o Windows pelo site oficial da Microsoft e fiz o pendrive bootável com exito em todos procedimentos. Eu consegui realizar a instalação do windows por boot, formatei totalmente meu SSD para instalar o novo Windows nele, porém numa das reinicializações do sistema, já percebi o problema que estava por vir. APÓS A INSTALAÇÃO DO WINDOWS 10 MEU COMPUTADOR NÃO CONSEGUE FAZER O BOOT E INICIALIZAR O WINDOWS, NEM pendrive, NEM NADA... Como eu havia dito o computador não "voltou" da reinicialização, e então eu desliguei e liguei novamente, com custo consegui liga-lo e passar da tela preta inicial (tela da logo do windows), para minha surpresa o Windows instalou perfeitamente! Tudo funcionando normal, comecei instalar uns programas no note, mexi por algum tempo, e daí desliguei o computador. Quando eu fui ligar de novo, o computador não liga! Ele fica na tela preta da logo do windows por horas e horas, eu vou e aperto o botão de desligar e ligar, tenho que fazer o processo de desligar e ligar ele várias vezes, para ele iniciar! 

Como tenho um pouco de conhecimento, fui na BIOS, nas configurações de BOOT, e fiz várias tentativas, todas em vão! Já tentei iniciar em " Legacy" depois em "UEFI", já alternei a ordem de inicialização "Hard Drive" primeiro e depois "USB Storage Device", e vice-versa e nada faz o computador passar da tela preta. Ele simplesmente não reconhece o BOOT. Fora da BIOS também tentei de várias formas, pelo comando F12 de BOOT, dando ''enter' na opção que eu queria que iniciasse, e nem "Hard Drive" e nem "Removable Drive" inicia. Como eu disse, eu fico insistindo, ligo e desligo pelo botão várias vezes, ai por obra do acado, ele liga e inicia, e tudo funciona normal.

Com o notebook ligado, já tentei todas coisas possíveis. Já formatei o pendrive 3 vezes e baixei o Windows esse tanto de vez, mas mesmo assim o pendrive não faz BOOT para iniciar a instalação novamente do zero. Já tentei iniciar a instalação do Windows com o computador ligado, e novamente quando o notebook precisou reiniciar o computador "morreu" na tela preta, tive que desligar. Outras ações que fiz com o computador ligado foi tentar Reparar o Sistema, usando as ferramentas do Windows, e nada.

Resumindo, minha experiência com o Windows 10 está sendo péssima, pois meu notebook quando desligado ou reiniciado, não liga mais, ou melhor, ele liga, mas após várias tentativas!!

WhatsApp Image 2020-03-26 at 19.22.47 (1).jpeg

WhatsApp Image 2020-03-26 at 19.22.47.jpeg

WhatsApp Image 2020-03-26 at 19.22.46 (1).jpeg

WhatsApp Image 2020-03-26 at 19.22.46.jpeg

Postado
Em 26/03/2020 às 19:24, Marcelo Rhangel disse:

Já tentei iniciar em " Legacy" depois em "UEFI"

Se o disco está no formato GPT não adanta iniciar em BIOS Legacy pois são incompátiveis

Pelo PowerShell veja como ele está

Get-Disk | ft -Auto

adicionado 0 minutos depois

mbr-gpt-powershell.png

Postado

O Windows 10 se dá melhor com a placa-mãe em UEFI e o disco em GPT

E se usar o Rufus para preparar o pen para a configuração acima tem que colocar GPT em Sistema de Partição que um campo do Rufus

Postado

@f_neto Já havia convertido o pendrive bootável para GPT através do Rufus. Para converter o SSD utilizei o programa EaseUS Partition Master e com o computador ligado fiz o procedimento de converter o SSD de MBR para GPT.

Quando o programa reiniciou, novamente o windows não subiu, só que dessa vez acusou “sistema operacional não encontrado”. Já havia habilitado a Bios para UEFI. 

Resumindo, agora não consigo ligar o note, nem em UEFI nem em Legacy e muito menos consigo iniciar o pendrive bootavel de instalação do Windows. 

Postado

Aconteceu uma vez com meu w7. Penso que teu sistema é ainda mais adaptado que o meu por usar partição GPT que em geral tem sido dado bem mais suporte. Existem inúmeros tutoriais na internet para que possa refazer o boot do teu SO. 
Caso não tenha dados a perder, pelo que pesquisei nos últimos dias recomendaria a instalação da build 1703 (15063), pois a recuperação do SO nas versões subsequentes são dependentes da restauração de imagem ou última configuração válida. Dá pra alterar pelo registro, mas...

• Solução
Postado

Depois de todas tentativas possíveis sem sucesso, retornei o notebook para o Windows 8 e tudo deu certo, os boots voltaram ao normal. Parece que esse notebook meu não serve para windows 10, fazer o que né...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!