Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, estou montando um PC Gamer e estou com uma dúvida sobre qual processador comprar.

Como podem ver pelo título, estou entre o Ryzen 5 3600x e o Ryzen 7 3700x. Levando em conta que o foco maior do PC será para jogos e que de vez em quando irei fazer algumas streams, qual desses 2 vocês em recomendam pensando no custo/benefício, tanto agora, quanto a médio/longo prazo?

Na Pichau, a diferença de preço entre os dois fica em R$ 600,00. Então, queria saber se o ganho de desempenho do 3700x para o 3600x compensa esses R$ 600,00. Segue o link dos processadores na Pichau.

Ryzen 5 3600x - R$ 1.299,97

Ryzen 7 3700x - R$ 1.899,96

Postado

O Ryzen 7 3700X vai te favorecer mais nas streams, e nos games creio que também seja mais proveitoso do que o Ryzen 5 3600X, mas a margem nos games em geral pode não ser tãaaaaao grande assim, vai variar de game para game.

Porém a longo prazo, o Ryzen 7 3700X é um investimento muito mais proveitoso.

Postado
10 horas atrás, Victor Portugal disse:

Asus Prime B450M GamingBR

Eu não recomendo comprar essa placa-mãe. Até aguenta o processador, mas ter dissipador de calor nas fases do VRM é importante pra manter a placa fria. Dá uma olhada na Gigabyte B450 Aorus M, ASRock B450 Steel Legend ou Gigabyte B450 Gaming (essa só tem dois slots pra RAM).

• Curtir 1
Postado

Também tem essa, que é a minha, sempre esteve bem fria até jogando games pesados como GTA V e Assassin's Creed. Ela estava fora de estoque e voltou agora. Recomendo que aproveite porque acaba o estoque bem rápido, é uma excelente placa pelo preço.

Opa, vi agora que o que eu linkei é a com chipset da Intel, perdão. A de chipset AM4 também tem no site, mas só pra montagem. Enfim, fica esperto nela, vai que aparece pra comprar avulsa (só a Terabyte vende placas da Biostar hoje em dia).

• Curtir 1
Postado
56 minutos atrás, Victor Portugal disse:

@Gabriel_Caldeira Show, vou ficar de olha. Obrigado pela dica.

Assim, você acha que pode ter algum problema rápido caso eu pega a B450M da Asus? Mesmo com uma quantidade boa de ventoinhas?

Não sei exatamente, cara. O TDP do R7 3700X não é alto (65 W), mas é um processador octa-core, em momentos de estresse pode exigir muito energia e esquentar sua placa, aí tu corre o risco de perder desempenho porque o fornecimento de energia vai cair drasticamente pra não danificar a placa ou, no pior dos cenários, a placa vai queimar (isso acontece quando a placa é bem mal projetada, com componentes baratos e sem mecanismos de proteção contra essas situações).

Aqui um teste dessa placa com o R7 2700X, que apesar de ter um TDP maior, é também um CPU octa-core de alto desempenho.
Spoiler:

Spoiler

em estresse chegou a 123°C na região dos VRMs e o PC desligou.

Por fim, eu não vejo porque gastar uns R$ 500 pra comprar uma placa porcaria e depois ter que gastar ainda mais pra comprar uma decente. Acho mais interessante juntar mais uma grana e pegar uma boa logo.

• Curtir 1
Postado

@Gabriel_Caldeira entendi. É que ela vai vir no combo, caso eu compre o PC agora, não vou pegar peça por peça, vou pegar ele já montado, por isso teria que ser essa placa por agora, mas vou dar uma pensada aqui e ver o que eu faço. De qualquer forma, obrigado pela atenção e pelas dicas!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!