Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, estou estudando a disciplina de Linguagem de Programação II e na aula sobre ponteiros eu fiquei em dúvida em vários tópicos.

o professor passou o seguinte exercício: 

1.       Escreva um procedimento chamado maior que receba um vetor inteiro

v[0..n-1] por parâmetro e o endereço de uma variável como, por exemplo, maior, e deposite nessa variável o valor do maior elemento do vetor. Escreva também uma função main que use a função maior.

eu não faço ideia do que ele está pedindo, alguém pode me ajudar?

Postado
3 horas atrás, Mayara Brito disse:

1.       Escreva um procedimento chamado maior que receba um vetor inteiro

v[0..n-1] por parâmetro e o endereço de uma variável como, por exemplo, maior, e deposite nessa variável o valor do maior elemento do vetor. Escreva também uma função main que use a função maior.

🤔

Linguagem de Programação I também era sobre C? Tem um livro-texto? Qual é? Tem uma apostila?

O tal procedimento é chamado função. Diz aí que recebe 2 parâmetros, um endereço de um vetor e um endereço de uma variável, ambos inteiros. Como vai retornar o maior valor do vetor no segundo argumento, isso quer dizer que ela não precisa retornar nada via o normal, return. então pode declarar como void, o nome reservado para esses casos. Se ela retornasse um int você deve imaginar como seria...

void maior( int* argumento1, int* argumento2 ); // tem 2 arg do tipo ponteiro para int
int outra_funcao( int* argumento1, int* argumento2 ); // tem 2 arg do tipo ponteiro para int 

Uma função main() é uma função também, e tem dois argumentos e retorna um int

int main( int argc, char** argv )...

Uma função main() que chame maior()

int maint( int argc, char** agv )
{
    // preciso de um vetor de int...
    int vetor_de_int[100]; // esse tem 100.

// preciso de um int para receber o resultado que vai ser o maior int no vetor
    int o_maior_do_vetor;

// em algum momento vou chamar a funcao para fazer o servico