Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, estou estudando a disciplina de Linguagem de Programação II e na aula sobre ponteiros eu fiquei em dúvida em vários tópicos.

o professor passou o seguinte exercício: 

1.       Escreva um procedimento chamado maior que receba um vetor inteiro

v[0..n-1] por parâmetro e o endereço de uma variável como, por exemplo, maior, e deposite nessa variável o valor do maior elemento do vetor. Escreva também uma função main que use a função maior.

eu não faço ideia do que ele está pedindo, alguém pode me ajudar?

Postado
3 horas atrás, Mayara Brito disse:

1.       Escreva um procedimento chamado maior que receba um vetor inteiro

v[0..n-1] por parâmetro e o endereço de uma variável como, por exemplo, maior, e deposite nessa variável o valor do maior elemento do vetor. Escreva também uma função main que use a função maior.

🤔

Linguagem de Programação I também era sobre C? Tem um livro-texto? Qual é? Tem uma apostila?

O tal procedimento é chamado função. Diz aí que recebe 2 parâmetros, um endereço de um vetor e um endereço de uma variável, ambos inteiros. Como vai retornar o maior valor do vetor no segundo argumento, isso quer dizer que ela não precisa retornar nada via o normal, return. então pode declarar como void, o nome reservado para esses casos. Se ela retornasse um int você deve imaginar como seria...

void maior( int* argumento1, int* argumento2 ); // tem 2 arg do tipo ponteiro para int
int outra_funcao( int* argumento1, int* argumento2 ); // tem 2 arg do tipo ponteiro para int 

Uma função main() é uma função também, e tem dois argumentos e retorna um int

int main( int argc, char** argv )...

Uma função main() que chame maior()

int maint( int argc, char** agv )
{
    // preciso de um vetor de int...
    int vetor_de_int[100]; // esse tem 100.

// preciso de um int para receber o resultado que vai ser o maior int no vetor
    int o_maior_do_vetor;

// em algum momento vou chamar a funcao para fazer o servico

maior( vetor_de_int, &o_maior_do_vetor ); // o prefixo & indica pra pasar o endereço
    // porque? porque a funcao maior() espera um ponteiro

// em algum momento vai terminar, retornando um inteiro
    return 0; 
}; // main()

Entendeu em termos gerais? O que faltou nas aulas para você entender essa parte?

Postado

@arfneto oiee, obrigada pela explicação. O material que tenho é a própria apostila da faculdade Unigran mas a explicação é super vaga e a das videoaulas do professor também é, além de ele sempre se confundir nos termos e explicação. Eu procurei outros meios na internet mas não achei nada que ficasse em procedimento por isso estava com dúvidas, eu entendi bem sua explicação muito obrigada!

Postado
9 horas atrás, Mayara Brito disse:

O material que tenho é a própria apostila da faculdade Unigran mas a explicação é super vaga e a das videoaulas do professor também é, além de ele sempre se confundir nos termos e explicação

Recomendo muito um livro. Muito mesmo. De todo modo pode escrever aqui quando tem dúvidas objetivas.

Sua escola UniGran não tem uma biblioteca? Ou melhor hoje em dia: uma biblioteca virtual com livros de referência?

Escolas assinam serviços de referência para os alunos no mundo todo, tipo esse serviço que é provavelmente o melhor do planeta: Safari Books Online

Pensando nisso, uma pesquisa assim agora mesmo

Citação

biblioteca virtual livros tecnicos portugues

Trouxe na primeira tela:

image.png.fd064140319e767e15d0d2670f957ecc.png

Nada mal hein? Talvez nem precise da sua escola pagar um serviço ;) 

E não é que a melhor editora técnica do mundo tem um "Free Trial" para o serviço? : A mesma O'Reilly. Veja em https://www.oreilly.com/ Deve ter até títulos em português, como a referência clássica e consagrada de C, o livro "branco" de K&R...

image.png.6434ba5dd232ac993ea3e7e8914807b0.png

:) 

image.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...