Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atualizei O Bios


_gilson_

Posts recomendados

Olha só galera, esses dias eu tava me deparando com meu pc antigo, que tem uma placa da ASUS A7S266 com um athlon xp 2200+, tava com os drivers tudo antigo, bios etc.. então resulvi fazer um up-grade nos drivers etc...

Daí atualizei vídeo, atualizei som, que por sinal me veio um drive muito bom, atrualizei tudo certonho funcionou beleza..

Aí cheogou a vez do bios, baixei os arquivos, joguei num diskete, dei um boot com um diskete do windows 98, e execultei esta atualização.. ocorreu tudo certinho, ele disse que copio os arquivos, apareceu o processo tudo correto e pediu que eu reiniciasse... Quando eu reiniciei, deu uns bips e não apareceu imagem, tentei resetar o bios, fiz uns testes e nada da placa ligar...

Daí pensei, queimou a placa.. então retirei ela e troquei por outra que eu tiunha em casa novinha,m oma soyo, daí instalei tudo certinho.. Não é que quando eu liguei o micro acontece um problema parecido com antes?

Pergunta.. O que será que aconteceu, queimei o processador? será que pode ser o arquivo que estava corrompido?, mais eu baixei ele no site da asus... Vale lembrar, que eu tinha feito um over-clock esses dias atrás, mais segundo uns arquivos aqui no forun, não se pode usar over clock na atualização, daih baixei o clock, e fiz a atualização normal..

Preciso de uma ideia.. :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certíssimo isso de fazer flash e qualquer instalação sem over, em default!!

Cheque a fonte> ela é o elo em comum entre as duas placas "com problema".

A placa pifada ainda dá beeps quando tenta bootar? se ainda bipar, dá para ter uma noção do que está ocorrendo pela sequência de beeps.

De qualquer maneira, a placa com o flash não queimou, apenas perdeu o

bios (se foi isso que aconteceu). Se você tiver uma placa igual, dá para

reprogramar o chip de bios, pasme! removendo ele com a placa ligada!!!

Mas tem que ser uma placa igual! Outra alternativa é remover o chip de bios

e levar para reprogramar> algumas assist. téc. tem o equipto para isso.

Uma vez fiz isso via correio: mandei o chip e um disquete com o bios em

um envelope, para um lab. técnico que fez isso sem cobrar um exagero e

funcionou. Dê uma chegada e poste um pedido de socorro na seção de

eletrônica do fórum, que tem chance de alguém poder resolver a questão.

Mas a placa não está perdida não!

Apenas por desencargo de consciência: tentou fazer o flash do bios anterior

de volta? Se a placa ainda estiver tentando bootar, tenta pressionar Insert.

Isso faz bypass de algumas rotinas de vídeo e pode ajudar a acessar o bios

novamente ou a bootar via disquete para refazer o flash.

Uma Asus com XP220 ainda é uma máquina muito boa!

Tomara que dê para ressuscitar ela!!!

Boa sorte!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for para diagnosticar a placa, tenta o striptease ao contrário:

-Tira tudo, placas de rede, fax, som, até as conexões de HD, CD e disquete,

só mantém a placa de vídeo. Tenta bootar.

Se pifar tenta manter as teclas Insert, Del ou Fxxxx para tentar

facilitar o boot. Dá uma checada no manual para ver se tem alguma

referência quanto a isso. Se insistir em se fazer de morta, o problema se

restringe ao proces, memo e placa de vídeo. Pv é a 1. suspeita!

-Se bootar, vai acrescentando componentes e dando boot até a dita pifar:

o último componente acrescentado deve ser o culpado.

-Esta é o óbvio ululante: limpe todos os contatos das placas e memos

com um pano limpo e seco, e certifique-se que estão bem posicionados.

Esses dias atrás, um pc de alguém do fórum não bootava, aí o cara

limpou os contatos da placa de vídeo e funcionou normal.

De qualquer maneira, minha simpatia pelo trágico evento!

Tb já passei por uma destas e me safei usando o truque da Insert,

mas esse é um daqueles maus bocados que a gente nunca esquece.

Conta aí o andamento da questão....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por Seatz+25 out 2004, 17:53QUOTE (Seatz @ 25 out 2004, 17:53) _gilson_@25 out 2004, 17:08

será que algueim poderia me dar uma ideia do que pode estar errado com meu update? :bye:

cara isso dai são forças malignas que ta fazendo ela parar , ou voce ou sua maquina estão de mal com deus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí galera, depois de muito queimar a massa cinzenta, vou explicar o que me aconteceu:

UPDATE DO BIOS:

Foi o seguinte, no site onde eu baixei, tinham 3 arquivos, 4 com o flash né, então, fui logo de cara, baichando o mais atual sem olhar detalhes de versão. Depois que fiz este update começou a bipar e a placa não ligava. Puts, queimei minha placa (pensei).

O que eu fiz, peguei logo uma placa que eu tinha sobrando aqui em casa e coloquei, "que estranho, deu os mesmo bips" daí pensei logo de cara, "acho que quimou ou o processador ou a memoria com este update"... então fiz o seguinte, instalei novamente a minha Asus, e percebi que depois de alguns minutos bipando, ela começava a ler o diskete, daí peguei um boot e coloquei, e ele parecia ler normalmente, mais não aparecia imagem.

Então fui ao site novamente, e dessa vez percebi que tinha baichado o arquivo errado, baixei o certo dessa vez e pus no diskete pra tentar recuperar. So que o detalhe, como problema, a placa ficava sem o video, daih tinha que ser no chute, imaginar o que está acontecendo pra poder recuperar o BIOS, foi então que eu tive a brilhante ideia, o brilhante raciocínio, "se a placa mau consegue ligar, como ela vai me fornecer vídeo, então desmontei um 486 que eu tinha sobrando, tirei a placa de video dele (trident TGUI 9440) e pus no lance aí pra ver no que dá. Tá, coloquei, deu os mesmos bips, desta vez pareceu que demorou mais e a sequencia foi diferente. Foi quando eu estava me desanimando, "APARECEU A IMAGEM", meu, saí pulando igual um loco dentro de casa, daih consegui fazer novamente o update, com o arquivo certo dessa vez, e a placa voltou a funcionar normalmente...

Foi uma experiencia e tato... demorei um monte pra ir sacando estes problemas aos poucos..Mais consegui.

valeu aí pro pessoal que me ajudou... :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Á, só um detalhe que eu não especifiquei, lembra da Soyo que eu joguei no lance aí, veio com defeito de fabrica, tentei fazer o mesmo procedimento nela, mais não teve jeito, bom, mais aquela tava na garantia, consegui uma nova...

E minha maquina tyah funcionando até hoje, parece até melhor... heheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Seatz+25 out 2004, 17:53QUOTE (Seatz @ 25 out 2004, 17:53) _gilson_@25 out 2004, 17:08

será que algueim poderia me dar uma ideia do que pode estar errado com meu update? :bye:

cara isso dai são forças malignas que ta fazendo ela parar , ou voce ou sua maquina estão de mal com deus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por _gilson_@06 nov 2004, 11:27

Á, só um detalhe que eu não especifiquei, lembra da Soyo que eu joguei no lance aí, veio com defeito de fabrica, tentei fazer o mesmo procedimento nela, mais não teve jeito, bom, mais aquela tava na garantia, consegui uma nova...

E minha maquina tyah funcionando até hoje, parece até melhor... heheh

Se Ligue mano veio :goff: , ta que nem aquele mané :tantan: onde vê o "OK" sai clicando, leita Atentamente es espeçificações de cada bios, de uma atualizaçã par outra muda algumas configurações, mas é isso aí é assim que se aprende... :palmas: Um abraços á todos :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí, gilson, tb passei por esta e é no mínimo memorável.

Este truque da placa pci ( ou ISA se tiver slot) é quente

e tb já me salvou. O que me ferrou foi o famoso erro

de leitura de disquete: nunca mais faço flash via disquete!

Dá trauma!

Emoções fortes!!!!>

Mande bala no flash da pcchips e poste a novela...

pelo menos você está bem mais escolado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Alter@10 nov 2004, 11:14

Aí, gilson, tb passei por esta e é no mínimo memorável.

Este truque da placa pci ( ou ISA se tiver slot) é quente

e tb já me salvou. O que me ferrou foi o famoso erro

de leitura de disquete: nunca mais faço flash via disquete!

Dá trauma!

Emoções fortes!!!!>

Mande bala no flash da pcchips e poste a novela...

pelo menos você está bem mais escolado...

Poizeh, é complicado.

Eu como experiencia, já vou até deixar uma dica aqui pra quem for fazer estas atualizações..

Na BIOS, pra garantia, sempre que se for atualizar, é bom antes de fazer o processo, alterar a sequencia de boot, deixar a primeira pra ler diskete, mesmo se a atualização for feita através de cd, ou pelo proprio sistema, porque, caso dê problemas, as chances de recuperar novamente são bem maiores, porque ele sempre pedirá o boot que foi configurado pra ser o primeiro. sacou? E daí tb entram as nossas queridas placas pci ou agp...

:-BEER

valeu galera

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso!! o boot sequence á A: C:

Nas máquinas que bootam por CD deixa o drive de CD

por primeiro.

Aí, pessoal, quem for estreante nisso de atualizar o bios

deve acessar o site do fabricante da placa, buscar info

de como fazer, e o principal: imprimir as informações!!!

Daí você tem uma referência ali do lado durante o processo.

Meu último flash foi com o WinFlash, que faz o flash

no Windows, em uma Soyo. A vantagem é que o arquivo

da bios nova e o backup ficam no hd, de leitura bem mais

confiável que disquetes. Funcionou sem dramas.....

Mas dá para bootar via disquete, sem autoexec ou config.sys,

e ir para o HD (C:) e daí fazer o flash.

O melhor é via CD: faz um cd de boot apenas com o

SYS.com e command.com

Isso de disquete já tá passado! Tenho um apenas por garantia.

O outro, que estava meio ruim, toquei fogo e passei com o carro

por cima :devil: . Pelo tanto que o dito já havia me feito passar, foi pouco!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sempre que for atualizar a bios se deve tomar o cuidado com a mídia q se vai usar, disquetes são muito inseguros, o melhor é salvar no hd e de preferência não usar o ezflash caso a placa disponha, isso porque nau possibilita o backup da bios antiga. sempre deve-se dar um clear cmos depois da atualizaçaõ e caso algo dere errado você usa outro barramento sem q seja o principal para vídeo, caso sua placa tenha pci e isa somente você deve usar um pv isa para refazer a bios, e caso tenha agp e pci use uma pv pci.

por último caso não consiga consertar a besteira de nenhum modo você pode pegar uma placa queimada e retirar o chip da bios para substituir, mas tem que ser de uma placa igual. :devil:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem lembrado!>>>>>>>>

Dar CLEAR CMOS sempre que fizer flash do bios.

Agora, este WinFlash é muito bom, faz o update sem muito drama

e até onde ví, é confiável.

Fazer o flash do bios vicia, você fica sempre querendo achar um

que faça a máquina decolar, além do que é melhor que

filme de suspense> você é o personagem......

Aí, _gilson_, pronto para mais um flash? Fez a PCChips?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!