Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

[Introdução] Então, aqui em casa temos uma internet banda larga 15 MB. O "modem" da Vivo fica no andar de cima e embaixo tem um repetidor de sinal da TP link. Estava servindo muito bem, inclusive sempre consegui ver vídeo em 1080p no youtube sem problemas. Ocorre que nesses tempos de quarentena a internet tem ficado muito lenta e até com algumas quedas.

[Informações do uso de internet na residência] Somos 5 pessoas aqui (2 idosos, 3 jovens- que usam mais a internet, claro- todos em home office). Cada uma com seu celular + 3 notebooks e + 1 PC desktop. Ainda, se conectam ao Wifi: 1 TV e 1 repetidor de sinal. Somente o PC acessa a internet por meio de cabo ethernet, o resto é via Wifi.

[Pergunta] É possível resolver esse problema de lentidão? Talvez:  a) comprando um roteador e o configurando (estou disposto a pagar um que custe uns 300 conto, por aí); b) contratando um pacote maior de internet (só tem um pórem que aqui no prédio não tem o cabeamento da fibra ótica). c) não sei...

Enfim, não manjo desse assunto, por isso o post. Já agradeço qqr ajuda!

Postado

As quedas podem ser consequência de outra coisa, seria bom contatar a empresa.

Já a lentidão dá pra resolver de duas maneiras, a grosso modo um pacote maior, mas já que não tem o cabeamento pra isso as coisas podem ser mais complicadas.

Por outro lado, comprar um roteador que lhe permita limitar a velocidade de cada dispositivo poderia dar uma aliviada no quadro geral, ficaria um pouco mais lento pra todo mundo, porém iria evitar que um dispositivo "sugasse" toda a largura de banda e viesse a prejudicar os demais.

• Moderador
Postado

@Alexandre1098

2 horas atrás, Alexandre1098 disse:

É possível resolver esse problema de lentidão?

Não. Isso não é problema de hardware. Isso é problema da operadora mesmo. É normal, absolutamente normal notar essa queda de desempenho na internet que é justamente por causa da pandemia. Com o resultado do mundo inteiro estar de quarentena em casa, há um aumento expressivo de dispositivos conectados na rede. Isso faz com que o sinal seja mais "fraco", ademais, as operadoras podem reduzir a banda, para preservar e não sobrecarregar, o que acarretaria com queda de sinal.

E não é só as operadoras. O youtube, o Netflix, e várias outras empresas estão limitando a qualidade de videos. Principalmente na Europa, se aqui não foi feito isso, talvez será feito em um futuro próximo..

Por isso, você não vai resolver o problema trocando de aparelhos e/ou aumentando o plano de internet.

Aqui em casa, durante a semana, tive queda na net virtua, foi uma queda  da região sul inteira por conta do pico de usuário conectado. 

Postado

15Mbps para a quantidade de equipamentos mencionados sendo utilizados todos ao mesmo tempo, é certeza de que irá ter lentidão na conexão, navegação e afins... Pelo que contei são entre 10 e 12 equipamentos...

Teria de ser uma internet de 120Mbps para essa quantidade de equipamentos

Postado

@DiF Desculpa, mas quando que caiu a NET aqui no RS? Sou de Santa Maria, tenho 240Mb e tenho usado direto a internet mesmo enquanto durmo (fazendo downloads/uploads) e os programas não acusaram nenhuma queda. Aliás desde que assinei a NET em 2016, nunca tive interrupção de sinal, por menor que seja. Como você é de Pelotas achei estranho sua afirmação que foi "em toda a região sul", pois aqui não caiu 1s sequer. Estou sentindo um pouco de lentidão à noite só, por conta do alto uso das pessoas em quarentena, mas nada absurdo, de 253Mb que geralmente bate no speedtest, dá 245~242, nunca abaixo disso. Abraços.

• Moderador
Postado
5 horas atrás, simforoso disse:

Desculpa, mas quando que caiu a NET aqui no RS?

Foi em algum dia dessa semana que passou.  Ficou aproximadamente 5 ou 6  horas sem. Quando liguei para central da net, me informaram que era instabilidade da região sul. Pode ser que sua cidade, não tenha caído.. mas Pelotas, Porto alegre e  maior parte da região caiu.

Inclusive, caiu a tv a cabo junto.. pois tenho net combo.

O problema é que a central sempre generaliza tudo. não dizem exatamente onde é o problema, então eles assumem a região sul por completo.

Na verdade ta muito mais lento do que o normal.. tenho 35 Mb, o teste as vezes aponta 38 e mesmo assim tudo está uma carroça. Youtube, netflix,  meus jogos online o ping vai lá em cima.. passando os 999+ no eso por exemplo. Só tem um alivio mesmo é de madrugada.  Só aí que eu consigo jogar bem. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!