Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Internet muito lenta devido à quarentena - Covid 19


Posts recomendados

[Introdução] Então, aqui em casa temos uma internet banda larga 15 MB. O "modem" da Vivo fica no andar de cima e embaixo tem um repetidor de sinal da TP link. Estava servindo muito bem, inclusive sempre consegui ver vídeo em 1080p no youtube sem problemas. Ocorre que nesses tempos de quarentena a internet tem ficado muito lenta e até com algumas quedas.

 

[Informações do uso de internet na residência] Somos 5 pessoas aqui (2 idosos, 3 jovens- que usam mais a internet, claro- todos em home office). Cada uma com seu celular + 3 notebooks e + 1 PC desktop. Ainda, se conectam ao Wifi: 1 TV e 1 repetidor de sinal. Somente o PC acessa a internet por meio de cabo ethernet, o resto é via Wifi.

 

[Pergunta] É possível resolver esse problema de lentidão? Talvez:  a) comprando um roteador e o configurando (estou disposto a pagar um que custe uns 300 conto, por aí); b) contratando um pacote maior de internet (só tem um pórem que aqui no prédio não tem o cabeamento da fibra ótica). c) não sei...

 

Enfim, não manjo desse assunto, por isso o post. Já agradeço qqr ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As quedas podem ser consequência de outra coisa, seria bom contatar a empresa.

 

Já a lentidão dá pra resolver de duas maneiras, a grosso modo um pacote maior, mas já que não tem o cabeamento pra isso as coisas podem ser mais complicadas.

 

Por outro lado, comprar um roteador que lhe permita limitar a velocidade de cada dispositivo poderia dar uma aliviada no quadro geral, ficaria um pouco mais lento pra todo mundo, porém iria evitar que um dispositivo "sugasse" toda a largura de banda e viesse a prejudicar os demais.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Alexandre1098

2 horas atrás, Alexandre1098 disse:

É possível resolver esse problema de lentidão?

Não. Isso não é problema de hardware. Isso é problema da operadora mesmo. É normal, absolutamente normal notar essa queda de desempenho na internet que é justamente por causa da pandemia. Com o resultado do mundo inteiro estar de quarentena em casa, há um aumento expressivo de dispositivos conectados na rede. Isso faz com que o sinal seja mais "fraco", ademais, as operadoras podem reduzir a banda, para preservar e não sobrecarregar, o que acarretaria com queda de sinal.

 

E não é só as operadoras. O youtube, o Netflix, e várias outras empresas estão limitando a qualidade de videos. Principalmente na Europa, se aqui não foi feito isso, talvez será feito em um futuro próximo..

 

Por isso, você não vai resolver o problema trocando de aparelhos e/ou aumentando o plano de internet.

 

Aqui em casa, durante a semana, tive queda na net virtua, foi uma queda  da região sul inteira por conta do pico de usuário conectado. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15Mbps para a quantidade de equipamentos mencionados sendo utilizados todos ao mesmo tempo, é certeza de que irá ter lentidão na conexão, navegação e afins... Pelo que contei são entre 10 e 12 equipamentos...

 

Teria de ser uma internet de 120Mbps para essa quantidade de equipamentos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DiF Desculpa, mas quando que caiu a NET aqui no RS? Sou de Santa Maria, tenho 240Mb e tenho usado direto a internet mesmo enquanto durmo (fazendo downloads/uploads) e os programas não acusaram nenhuma queda. Aliás desde que assinei a NET em 2016, nunca tive interrupção de sinal, por menor que seja. Como você é de Pelotas achei estranho sua afirmação que foi "em toda a região sul", pois aqui não caiu 1s sequer. Estou sentindo um pouco de lentidão à noite só, por conta do alto uso das pessoas em quarentena, mas nada absurdo, de 253Mb que geralmente bate no speedtest, dá 245~242, nunca abaixo disso. Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
5 horas atrás, simforoso disse:

Desculpa, mas quando que caiu a NET aqui no RS?

Foi em algum dia dessa semana que passou.  Ficou aproximadamente 5 ou 6  horas sem. Quando liguei para central da net, me informaram que era instabilidade da região sul. Pode ser que sua cidade, não tenha caído.. mas Pelotas, Porto alegre e  maior parte da região caiu.

 

Inclusive, caiu a tv a cabo junto.. pois tenho net combo.

 

O problema é que a central sempre generaliza tudo. não dizem exatamente onde é o problema, então eles assumem a região sul por completo.

 

Na verdade ta muito mais lento do que o normal.. tenho 35 Mb, o teste as vezes aponta 38 e mesmo assim tudo está uma carroça. Youtube, netflix,  meus jogos online o ping vai lá em cima.. passando os 999+ no eso por exemplo. Só tem um alivio mesmo é de madrugada.  Só aí que eu consigo jogar bem. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!