Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe para 9400f precisa de dissipador?


Posts recomendados

Boa noite.

 

Estou pesquisando sobre processadores e placas-mãe para uma compra futura, e quando pesquisei sobre o ryzen 5 3600, vi muita gente falando de como é muito importante uma placa-mãe com dissipador para este processador.

Ao pesquisar sobre o i5 9400f, vi muitos falando que este é um processador "frio". A minha dúvida é: sendo este um processador "frio", faria diferença utilizá-lo com uma placa-mãe sem dissipador vrm? Ou seria melhor investir em uma placa-mãe com dissipação vrm?

 

Tenho esta dúvida porque notei que comprar o i5 9400f sairia muito mais barato que um ryzen 5 3600, principalmente pela questão de as placas mãe lga 1151 serem mais baratas. Essa diferença de preço seria ainda maior se eu comprasse o i5 9400f com uma placa-mãe sem dissipador.

 

E isso de que o i5 9400f é um processador "frio" é verdade mesmo? Ou boato?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Core i5-9400F pode até esquentar um pouco menos, porém não é muita coisa não e o desempenho dele está bem abaixo do Ryzen 5 3600.

Outro ponto importante a ressaltar é que o socket LGA 1151 não receberá novos upgrades e está limitado ao Core i9-9900K, ainda esse ano a Intel deve lançar o LGA 1200 na décima geração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela resposta.

Então realmente ainda seria adequado uma mobo com dissipador vrm, né?

 

Eu vi muita gente falando que o Ryzen 5 3600 é muito superior, mas o estranho é que quando vi comparações entre os cpus em jogos, vi que a diferença de fps é praticamente ignorável, muito pequena (geralmente menos de 5 fps de diferença). E mais estranho ainda foi em alguns jogos o i5 9400f ter média de fps até maior (mas só em alguns casos específicos mesmo).

 

Pesquisando os preços das cpu e mobos, vi que:

-um i5 9400f com uma gigabyte b365m d3h custaria uns 1400

-um r5 3600 com uma msi pro-vdh b450 ficaria 1800

(placas-mãe que me pareceram decentes, com bom custo-benefício. Caso não sejam boas, agradeço se me avisarem)

 

Com essa diferença, o R5 3600 em relação ao i5 9400f valeria a diferença de 400 reais a mais?

 

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@reinaldo assis o fato de valer ou não a diferença depende bastante do teu foco com o PC, se for pra jogar, a Intel ainda tem uma pequena vantagem em relação a AMD, mas essa vantagem fica mais evidente nos topo de linha como Core i7-9700K e Core i9-9900K.

 

Caso tu planeje fazer bem mais que jogar, quem sabe edição, streaming, produtividade, etc, o Ryzen será superior nesses aspectos principalmente pelo fato do Ryzen 5 3600 ter 12 threads (SMT).

 

Já em relação a placa-mãe, eu me sinto mais confortável com placas que possuam dissipador no VRM, o circuito está sujeito a esquentar independentemente do processador utilizado, claro que com um processador mais forte, vai esquentar mais, porém de modo geral, ter dissipador lá ajuda bastante na dissipação desse calor e garante uma maior longevidade para os componentes.

 

E antes que eu me esqueça, é possível que a última lineup dos AM4 saia esse ano também, o Ryzen 4000. Para a quinta geração é provavel que a AMD mude de socket também, ainda sim, não é de todo ruim visto que até então o AM4 vai estar suportando 4 gerações de processadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi. Vou pensar mais sobre isso levando essas informações em consideração.

 

O foco do computador realmente é jogar. Me chama muito atenção o R5 3600 pelo falo de o maior número de threads poder dar maior longevidade ao CPU, visto que jogos futuros podem exigir estes threads adicionais. Além disso, eu também teria uma placa-mãe que me permitiria mudar a CPU para um ryzen de 4ª geração daqui alguns anos, quando o R5 3600 começar a não dar conta do hardware futuro.

 

Na verdade eu estava decidido que compraria o Ryzen 5 3600 até ver este comparativo:

https://medium.com/@pcfacts/quem-gargala-a-gtx-1660-super-um-teste-com-12-processadores-d70162204ec1

Comprei uma GTX 1660 Super recentemente e já sei que meu cpu atual (i5 3330) irá gargalar a performance dessa gpu. Então fui pesquisar sobre processadores com essa placa de vídeo e vi que, nestes 43 jogos usados para compararção, em quase todos o i5 9400f empata ou ganha com o Ryzen 5 3600X (que creio que seja ainda melhor que o R5 3600).

 

E também uma diferença de 400 reais pra mim pesa muito, visto que meu orçamento está apertado e as coisas também não param de ficar mais caras na situação atual. E vendo o desempenho do i5 9400f ser tão semelhante por tão menos eu fico tentado a economizar comprando o i5.

 

Sei que parece que estou insistindo em achar o i5 9400f melhor, mas na verdade eu estou só escrevendo os motivos que me fizeram pensar em comprá-lo em relação ao r5 3600, isso porque vi em vários lugares da internet pessoas falando da superioridade do R5 3600, mas em jogos essa superioridade parece não existir. Por isso perguntei aqui, para saber se há algo que eu não estou enxergando. Tenho muito medo de comprar o i5 9400f e me arrepender no futuro.

 

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!