Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador novo esquentando demais


Posts recomendados

Preciso de AJUDA!!

Montei meu PC tal, por aí tudo ok. Decidi não colocar o Hd antigo que tinha nele pois não havia formatado e também porque comprei ssd. Porém, sexta tive ideia de colocar o Hd pra passar arquivos importantes pro ssd é assim formatar para usar para jogos, o único problema foi que o eu não consegui ter acesso a nenhuma pasta do disco e então removi. Depois de ter tentado isso, percebi que minha máquina está esquentando muito mais com tarefas simples, o fan da CPU rodando muito mais rápido que o normal logo no desktop, o que antes era silencioso hoje faz muito barulho. Será que alguma coisa do outro HD infectou meu PC? Formatar resolve? A GPU também está esquentando muito, antes era muito de boa. Além de tudo isso está gargalando, usando mais recursos "%" do que antes para a mesma tarefa.

Ryzen 1600AF

2x8gb ddr4 

GTX 1650 Super

placa-mãe Asus a320m-k

IMG_20200403_225320_720.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/04/2020 às 20:08, SKPedrO disse:

Preciso de AJUDA!!

Montei meu PC tal, por aí tudo ok. Decidi não colocar o Hd antigo que tinha nele pois não havia formatado e também porque comprei ssd. Porém, sexta tive ideia de colocar o Hd pra passar arquivos importantes pro ssd é assim formatar para usar para jogos, o único problema foi que o eu não consegui ter acesso a nenhuma pasta do disco e então removi. Depois de ter tentado isso, percebi que minha máquina está esquentando muito mais com tarefas simples, o fan da CPU rodando muito mais rápido que o normal logo no desktop, o que antes era silencioso hoje faz muito barulho. Será que alguma coisa do outro HD infectou meu PC? Formatar resolve? A GPU também está esquentando muito, antes era muito de boa. Além de tudo isso está gargalando, usando mais recursos "%" do que antes para a mesma tarefa.

Ryzen 1600AF

2x8gb ddr4 

GTX 1650 Super

placa-mãe Asus a320m-k

IMG_20200403_225320_720.jpg

 

Amigo, defina "Aquecendo mais"?
Usou algum aplicativo de monitoramento de temperatura (Como Hwmonitor, Hwinfo, Speedfan etc)? Se sim, quais as temperaturas obtidas em cada componente (Processador, placa-mãe, Placa de vídeo e Hd) com o pc em repouso.
Você citou também que o uso de recursos está maior que anteriormente. Acesse o Gerenciador de tarefas (atalho CRTL + SHIFT + ESC), acesse a opção Mais detalhes, em seguida vá na aba DESEMPENHO, tire um print e post aqui no tópico.
Outro detalhe importante, qual a marca e modelo do seu gabinete?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, lucas r disse:

@SKPedrO Posso estar viajando, mas pode ser que seu hj poderia estar infectado com algum malware e este está minerando, ou algo do tipo;seria bacana você formatar !!

abra o gerenciador de tarefas, tem algum processo usando muito os componentes?  

Cara, eu estou realmente pensando que isso pode ter acontecido. Meu HD era antigo, estava lotado e fazia muito barulho. No Pc antigo, mesmo formatando a máquina continuou um lixo. Mas o gerenciador de tarefas mostra tudo aparentemente normal, única coisa que notei é que antes consumia apenas 1,2gb de ram sem nada aberto, agora está consumindo 2gb.

Mais tarde irei mandar alguns prints de coisas q achei estranho no msconfig, agora estou no trabalho.

adicionado 5 minutos depois
2 horas atrás, NIGHT FALL disse:

 

Amigo, defina "Aquecendo mais"?
Usou algum aplicativo de monitoramento de temperatura (Como Hwmonitor, Hwinfo, Speedfan etc)? Se sim, quais as temperaturas obtidas em cada componente (Processador, placa-mãe, Placa de vídeo e Hd) com o pc em repouso.
Você citou também que o uso de recursos está maior que anteriormente. Acesse o Gerenciador de tarefas (atalho CRTL + SHIFT + ESC), acesse a opção Mais detalhes, em seguida vá na aba DESEMPENHO, tire um print e post aqui no tópico.
Outro detalhe importante, qual a marca e modelo do seu gabinete?

CPU antes com cooler box rodando o mesmo jogo ficava a 50° agora está ultrapassando 60°. O mesmo com a GPU, porém ela está usando mais memória de vídeo pra mesma configuração que eu usava antes. Está muito diferente o ruído de ambos. Estou usando o RivaTuner da MSI para checar as informações. Estou levando em consideração desmontar e montar novamente o PC pois fiz uma grande bagunça nos cabos da fonte lá atrás e também formatar o PC e colocar o windows 10 home. GRANDE DÚVIDA: ALGUM PROBLEMA EM FORMATAR SSD??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, SKPedrO disse:

Cara, eu estou realmente pensando que isso pode ter acontecido. Meu HD era antigo, estava lotado e fazia muito barulho. No Pc antigo, mesmo formatando a máquina continuou um lixo. Mas o gerenciador de tarefas mostra tudo aparentemente normal, única coisa que notei é que antes consumia apenas 1,2gb de ram sem nada aberto, agora está consumindo 2gb.

Mais tarde irei mandar alguns prints de coisas q achei estranho no msconfig, agora estou no trabalho.

adicionado 5 minutos depois

CPU antes com cooler box rodando o mesmo jogo ficava a 50° agora está ultrapassando 60°. O mesmo com a GPU, porém ela está usando mais memória de vídeo pra mesma configuração que eu usava antes. Está muito diferente o ruído de ambos. Estou usando o RivaTuner da MSI para checar as informações. Estou levando em consideração desmontar e montar novamente o PC pois fiz uma grande bagunça nos cabos da fonte lá atrás e também formatar o PC e colocar o windows 10 home. GRANDE DÚVIDA: ALGUM PROBLEMA EM FORMATAR SSD??

 

Se não há alteração de temperatura enquanto o pc está em IDLE (Repouso) não deve haver nenhuma relação com consumo de recurso. Se houvesse algum aplicativo consumindo recurso na máquina (Um Malware por exemplo) isso já seria sentido ao iniciar o Sistema Operacional.
Seria interessante verificar a lista de processos em execução, porém ainda acredito que isso não tenha relação, apesar da coincidência.
Aconselho a verificar a instalação do cooler do processador e também das fans do gabinete, talvez alguma tenha sido desligada por acidente durante a troca do hd.
Respondendo sua dúvida, não há nenhum problema em formatar SSD, o processo é o mesmo feito em um HD convencional, porém tem apenas alguns detalhes a serem observados, um deles é ativar o modo SATA como AHCI (Caso esteja como IDE), isso tornará a inicialização muito mais rápida.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...