Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite prezados,

Eu sou iniciante no ambiente de hardware e ando estudando para poder melhorar, montei o meu computador com a seguinte configuração:

Ryzen 7 3700x usando o cooler stock wraith prism

placa-mãe Asus TUF x570

2 memórias de 8gb Hyper X 2400mhz

ssd gigabyte nvme2 128 gb pro sistema

HD seagte barracuda 1TB

Fonte gigabyte 750w 80 plus gold
GTX 1060 3gb (usando ela por enquanto até eu comprar outra)

Quando eu terminei de instalar o windows eu reparei que a temperatura estava alta com o computador praticamente sem nenhuma aplicação ativa, e a tensão do cpu estava fixa em 1.4v e as vezes chegava até 1.5v, usando esse utilitário de placa-mãe abaixo, eu fui na opção autotunning e ele reiniciou meu PC e desceu a tensão automaticamente, minha duvida é: será que não abaixou demais e isso pode gerar problemas depois? porque com poucas pesquisas que fiz no google, dizem que o normal é 1.37, se eu setar manualmente para 1.37 corro o risco de danificar meu processador?

Grato desde já pela ajuda.

image.thumb.png.d070aecbece7765f9bf0e10761b20bc2.png

Postado

Essa tensão está muito alta para um processador em stock, por um acaso você está fazendo overclock? Se não recomendo baixar o software utilitário da AMD nesse link:

https://www.amd.com/pt/technologies/ryzen-master

A tensão de 1.4 é a tensão máxima recomendada pela amd, você pode conferir neste artigo:

https://adrenaline.com.br/analises/v/59858/analise-amd-ryzen-7-3700x-e-o-processador-ideal-para-jogar-e-trabalhar

Postado

@TORYM Mas 1.32 já não é aceitavel para o ryzen 7 3700x ? ainda tá muito alto?

usando o autotunning do AI3 (utilitário da asus para minha placa-mãe) ela deixa setado em 1.32 como mostra na imagem acima, e a fan trabalha mais tranquilamente e a temperatura é menor, mais quando eu uso o ryzen master e coloco da opção deafaut stock, ele some pra 1.4 quase 1.5 e a fan vira uma turbina, o clock fica travado em 4.4 no talo mesma sem rodar nada. Usando o teste de stress para cpu do CPUZ o precessador chega ate uns 75°c com a tensão setada em 1.32.

Postado

Eu pesquisei sobre o assunto e aparentemente, tensões altas são "comuns" na série ryzen 3000. Caso você queira saber mais sobre isso aqui estão os links dos foruns:

https://linustechtips.com/main/topic/1097795-ryzen-3700x-high-core-voltage-and-temperatures/

https://forums.tomshardware.com/threads/voltage-on-ryzen-7-3700x.3500141/

Caso você deseje baixar a tensão manualmente eu achei este artigo como fazer undervolt nos ryzen 3000:

https://www.gamersnexus.net/guides/3494-amd-ryzen-3000-undervolting-offset-override

Postado
7 horas atrás, Wesley Rodrigues Sales disse:

@TORYM Mas 1.32 já não é aceitavel para o ryzen 7 3700x ? ainda tá muito alto?

Na real que não. Rodando em stock você até deve conseguir baixar um pouco mais que isso, mas é melhor tentar aumentar o clock para conseguir mais desempenho do que ficar se preocupando em levar a tensão ao limite inferior.

• 10 meses depois...
Postado

Meu pc

windows 10 pro

asus tuf x570

2x8  total 16 GB xpg d60g spectrix  

ryzen 7 3700x

fonte corsair 600w

gtx 1060  6gb  video

watercooler   deepcool 240t v2

useio programa  Ai suite 3 da asus.

Estou com o mesmo problema, fiz o Autotunning no programa e  ficou a mesma configuração, travado no 40.50 ghz  e 1.32v cpu core.  Queria poder deixar em stock novamente, mas não consigo, parece que ele travou na BIOS desse jeito e não achei mais no programa o local onde fazia o AutoTunning. Além de não não lembrar a tensão do CPU core padrão para stock.   Queria poder usar Stock novamente, mas ele ta travado no 40.50ghz. Alguém sabe desfazer? já desinstalei o softwarte e olhei na bios, não consgui achar nada.  Daí para processamentos mais pesados tô tentando fazer o over clock em 43.00ghz  em até 1.4 volts que dizem ser bom.. no limite até 80graus  celsius. 

Também uma pergunta de amador. Como sabemos se a tensão está muito baixa ou muito alta? alta da temperatura alta, mas a baixa?  o que acontece no pc, temos tela azul?  Não tem em lugar nenhum isso dizendo como podemos avançar ou recuar no over clock.

complicado, porque a gente fica tentando aprender a coisa, faz uma dessas e depois fica todo com medo de queimar tudo.

Postado

@LYNX MOLLERKE Vai na bios, coloca load optimized settings. Reinicia e veja se o clock começa a variar.

Se der certo, reinicia de novo e ativa o DOCP/XMP e pronto.

Caso o load optimized settings nao funcione, tera de usar uma chave de fenda ou tesoura pra dar um clear cmos.

• Curtir 1
Postado

pessoal, OC nao e so subir uns megahertz e pronto, tem que saber mexer, calcular corrente x tensão... ver se a mobo aguenta...

por isso tanta gente diz que OC estraga o processador, so estraga se nao souber fazer, ao longo do tempo o desgaste e devido a temperatura, que muitas vezes em OC e menor do que a temperatura stock por causa da mobo jogar tensoes altas pro processador sem necessidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...