Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Bom dia pessoal, recentemente fiz a compra de uma rx570 4gb, porém não foi perceptível a diferença que ela fez para os jogos, anteriormente eu possuía uma gtx 650 ti e agora estou tendo praticamente o mesmo desempenho. 

Queria entender o porquê disso acontecer sendo que a placa nova é muito superior a antiga, e se precisar de um upgrade, qual seria? (Orçamento de máximo R$1500)

 

Minhas configurações:

Processador: OctalCore AMD FX-8320, 2900 MHz (14.5 x 200)

placa-mãe: Gigabyte GA-78LMT-S2  (1 PCI, 1 PCI-E x1, 1 PCI-E x16, 2 DDR3 DIMM, Audio, Video, Gigabit LAN)

Memória ram: (2 unidades) Kingston 99U5474-028.A00LF    4 GB DDR3-1333 DDR3 SDRAM  (10-9-9-24 @ 666 MHz)  (9-9-9-24 @ 666 MHz)  (8-8-8-22 @ 609 MHz)  (7-7-7-20 @ 533 MHz)  (6-6-6-17 @ 457 MHz)  (5-5-5-14 @ 380 MHz)

Fonte: corsair cx 600

 

Preciso de uma ajuda, por favor !

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, joão vitor peito disse:

FX-8320

É esse o seu problema, processador de 4 núcleos com algumas partes dobradas que já tinha desempenho medíocre na época de lançamento... a 7 anos, quem dirá hoje em dia. Troque isso aí que você vai ver a melhora.

 

Quanto ao que comprar, nessa faixa de preço você quer um Ryzen 1600 AF com placa-mãe B450 e 16gb DDR4.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado meu amigo, você acha possível obter uma melhora significativa com o orçamento mais baixo? @Imakuni

adicionado 39 minutos depois
39 minutos atrás, joão vitor peito disse:

obrigado meu amigo, você acha possível obter uma melhora significativa com o orçamento mais baixo? @Imakuni

 

1 hora atrás, Imakuni disse:

É esse o seu problema, processador de 4 núcleos com algumas partes dobradas que já tinha desempenho medíocre na época de lançamento... a 7 anos, quem dirá hoje em dia. Troque isso aí que você vai ver a melhora.

 

Quanto ao que comprar, nessa faixa de preço você quer um Ryzen 1600 AF com placa-mãe B450 e 16gb DDR4.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, joão vitor peito disse:

obrigado meu amigo, você acha possível obter uma melhora significativa com o orçamento mais baixo? @Imakuni

 

Eu tentei me ater aos 1500, mas se não puder, a primeira coisa seria só pegar 8gb ao em vez de 16 de RAM. Mais que isso, você começa a sacrificar bastante o desempenho; um 1600AF é o pico de custo/benefício atualmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni

11 minutos atrás, Imakuni disse:

Eu tentei me ater aos 1500, mas se não puder, a primeira coisa seria só pegar 8gb ao em vez de 16 de RAM. Mais que isso, você começa a sacrificar bastante o desempenho; um 1600AF é o pico de custo/benefício atualmente.

certo, obrigado pela explicação. Um bom dia!

😁

adicionado 50 minutos depois

@Imakuni mais uma coisa, porque o processador fica com utilização em 50% no máximo quando eestou rodando os jogos? isso não é errado?

adicionado 53 minutos depois

@Imakuni enquanto isso a placa de vídeo fica variando entre 100 % e 1% ou 0%

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, joão vitor peito disse:

@Imakuni

certo, obrigado pela explicação. Um bom dia!

😁

adicionado 50 minutos depois

@Imakuni mais uma coisa, porque o processador fica com utilização em 50% no máximo quando eestou rodando os jogos? isso não é errado?

É um "50%" que parece mais 100% por causa de como os FX funcionam. E também, uso é diferente de desempenho; a exemplo, só porque escrever ocupa 100% da sua mão, não quer dizer você escreva tão bem quanto um Shakespeare da vida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, mas e sobre a placa de video ficar variando muito? é por falta de desempenho do processador ou é normal? @Imakuni

adicionado 10 minutos depois
10 minutos atrás, joão vitor peito disse:

Entendi, mas e sobre a placa de video ficar variando muito? é por falta de desempenho do processador ou é normal? @Imakuni

 

18 minutos atrás, Imakuni disse:

É um "50%" que parece mais 100% por causa de como os FX funcionam. E também, uso é diferente de desempenho; a exemplo, só porque escrever ocupa 100% da sua mão, não quer dizer você escreva tão bem quanto um Shakespeare da vida.

@Imakuni

adicionado 18 minutos depois
3 horas atrás, Imakuni disse:

É esse o seu problema, processador de 4 núcleos com algumas partes dobradas que já tinha desempenho medíocre na época de lançamento... a 7 anos, quem dirá hoje em dia. Troque isso aí que você vai ver a melhora.

 

Quanto ao que comprar, nessa faixa de preço você quer um Ryzen 1600 AF com placa-mãe B450 e 16gb DDR4.

andei pesquisando por aqui no fórum e não parece que o processador tem grande influencia no desempenho, você tem completa certeza que o problema pode não ser mais simples? (a pergunta só porque estamos falando de muito dinheiro, não quero correr o risco de estar gastando tudo isso à toa)

 

@Imakuni

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, joão vitor peito disse:

Entendi, mas e sobre a placa de video ficar variando muito? é por falta de desempenho do processador ou é normal? @Imakuni

Em certas situações, é normal sim, como por exemplo rodando um jogo que não puxa tanto da placa. Mas geralmente, é sinal de processador fraco.

 

40 minutos atrás, joão vitor peito disse:

andei pesquisando por aqui no fórum e não parece que o processador tem grande influencia no desempenho, você tem completa certeza que o problema pode não ser mais simples? (a pergunta só porque estamos falando de muito dinheiro, não quero correr o risco de estar gastando tudo isso à toa)

A partir de certo ponto, realmente o processador não influencia, não adianta ter mais que não ajuda. O problema é se tiver de menos: aí ele só faz o desempenho cair.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Julio Barros disse:

Isso ta parecendo um problema de falta de memoria ram.

 

10 horas atrás, Imakuni disse:

Em certas situações, é normal sim, como por exemplo rodando um jogo que não puxa tanto da placa. Mas geralmente, é sinal de processador fraco.

 

A partir de certo ponto, realmente o processador não influencia, não adianta ter mais que não ajuda. O problema é se tiver de menos: aí ele só faz o desempenho cair.

Fiz alguns testes de benchmark e percebi que minha gpu fica na maioria dos casos em 100% enquanto minha cpu não ultrapassa os 30%/40%, se o problema é o processador por que nem ao menos utiliza 100% do desempenho? O que pode estar acontecendo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, joão vitor peito disse:

Fiz alguns testes de benchmark e percebi que minha gpu fica na maioria dos casos em 100% enquanto minha cpu não ultrapassa os 30%/40%, se o problema é o processador por que nem ao menos utiliza 100% do desempenho? O que pode estar acontecendo?

Porque o problema não é o uso, é o IPC fuleiro do seu processador. Veja, a única coisa que seu processador tem de bom é ter vários threads, mas nenhum dos núcleos presta, então acaba que um deles fica sobrecarregado porque não faz o que tem que fazer e os outros ficam ociosos esperando esse 1 núcleo fraco, e isso faz com que o "%" seja baixo. Não se guie por % de núcleos, não é isso que importa aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Imakuni disse:

Porque o problema não é o uso, é o IPC fuleiro do seu processador. Veja, a única coisa que seu processador tem de bom é ter vários threads, mas nenhum dos núcleos presta, então acaba que um deles fica sobrecarregado porque não faz o que tem que fazer e os outros ficam ociosos esperando esse 1 núcleo fraco, e isso faz com que o "%" seja baixo. Não se guie por % de núcleos, não é isso que importa aqui.

você tem razão, estou optando pela configuração que você me passou porém com uma placa-mãe mais em conta. O que achei estranho também foi a avaliação que achei na internet entre o meu processador atual (fx8320) e este ryzen 5 1600 e parece que esse modelo é pior avaliado do que o próprio fx, porém os pontos positivos como a tecnologia mais avançada e outras coisas são o que realmente importam para o mim?Para melhor desempenho em jogos no caso. Também optarei por 16 gb de ram

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, joão vitor peito disse:

você tem razão, estou optando pela configuração que você me passou porém com uma placa-mãe mais em conta.

Se não for pegar uma B450, que seja no mínimo uma B350; não vá numa A320 que é furada.

 

2 minutos atrás, joão vitor peito disse:

O que achei estranho também foi a avaliação que achei na internet entre o meu processador atual (fx8320) e este ryzen 5 1600 e parece que esse modelo é pior avaliado do que o próprio fx, porém os pontos positivos como a tecnologia mais avançada e outras coisas são o que realmente importam para o mim?Para melhor desempenho em jogos no caso.

Ignore essa "avaliação", certamente que é abobrinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni

2 minutos atrás, Imakuni disse:

Se não for pegar uma B450, que seja no mínimo uma B350; não vá numa A320 que é furada.

 

Ignore essa "avaliação", certamente que é abobrinha.

a avaliação não me importei muito mesmo, mas em relação a placa-mãe a A320 é furada pois deixa a desejar?

Vou optar por essa b350 mesmo, mas só uma dúvida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, joão vitor peito disse:

a avaliação não me importei muito mesmo, mas em relação a placa-mãe a A320 é furada pois deixa a desejar?

Vou optar por essa b350 mesmo, mas só uma dúvida

Ela não permite OC no processador e não tem dissipador nos VRM para suportar um Ryzen de 6+ núcleos adequadamente. Também não são todas as B350 / B450 que atendem esse último requisito, mas pelo menos já são minoria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni

12 horas atrás, Imakuni disse:

Ela não permite OC no processador e não tem dissipador nos VRM para suportar um Ryzen de 6+ núcleos adequadamente. Também não são todas as B350 / B450 que atendem esse último requisito, mas pelo menos já são minoria.

encontrei um kit muito bacana porém com essa a320, pode dar uma olhada pra ver se vale a pena mesmo assim? https://www.pichau.com.br/pichau-kit-upgrade-ryzen-7-2700-asrock-a320m-hd-8gb-2666mhz-sage-x-led-branco?gclid=EAIaIQobChMIwYqEia7e6AIVUj0MCh0LUg7YEAQYASABEgJyAfD_BwE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, joão vitor peito disse:

Bem, você próprio já disse o problema: é uma A320.

 

E outra coisa, se você quer gastar os 1500 inteiros que eu falei, você tem sim condição de pegar um 1600AF, mobo B450 e 8gb. Aliás, dá até menos que esse kit, e ainda vai ser melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Imakuni disse:

Bem, você próprio já disse o problema: é uma A320.

 

E outra coisa, se você quer gastar os 1500 inteiros que eu falei, você tem sim condição de pegar um 1600AF, mobo B450 e 8gb. Aliás, dá até menos que esse kit, e ainda vai ser melhor.

sim , entendi, mas o 1600 ainda deixa a desejar por ser mais desatualizado não acha? pelo mesmo preço não seria melhor levar o que tem processador melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, joão vitor peito disse:

sim , entendi, mas o 1600 ainda deixa a desejar por ser mais desatualizado não acha? pelo mesmo preço não seria melhor levar o que tem processador melhor?

O 1600AF na realidade é um 2600, que nada mais é do que o 2700 com menos núcleos para fazer stream e maior facilidade de OC. Para um PC focado em jogos, um 1600AF é melhor que um 2700 considerando o geral. E isso tudo assumindo que ambos estejam com uma mobo adequada, coisa que não se aplica para esse kit fuleiro de 2700 com A320.

 

Vou repetir porque acho que você não entendeu: não compre A320 com processador de alto consumo pois corre risco de ter perda de desempenho por má refrigeração, e é CERTEZA que vai perder desempenho por não poder fazer OC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...