Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Perda de desempenho GPU dedicada em Note


Posts recomendados

Olá pessoal, tudo na boa?

 

Galera, tenho um HP DV6 7014nr:

2.30 GHz 3rd generation Intel Core i7-3610QM (GPU integrada Intel® HD Graphics 4000)

8GB DDR3 SDRAM (2 DIMM)

NVIDIA GeForce GT 650M graphics 2048MB

 

E quando tinha o Windows 7 de fábrica, sempre rodou tranquilo (não sou exigente - FPS não muito elevado) os jogos da época, BF3 por exemplo.

 

Resolvi formatar e instalar o Windows 10, fiz tudo correto, drivers e tudo mais, só que notei que o desempenho nos mesmos jogos caiu excessivamente, como se tivesse usando a GPU integrada do processador, gráficos muito travados realmente (como disse, desculpe, não sei mensurar em FPS). O mais curioso é que forcei nas configurações globais do Painel de Controle da NVIDIA para sempre utilizar a GPU dedicada:
image.png.7347eb2d98af7b8fae829a7529e5e08a.png

 

E mesmo assim não aparece nada sendo executado pela GPU:

image.png.ba3bb682666c7b71eaf4bc6c210e6bc5.png

 

PS: não sei se interfere, mas uso extensão de monitores, o original do notebook mais um monitor ligado pela porta VGA.

 

Obrigado galera, realmente não sei mais o que fazer. Grande Abraço à todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Andremalav em notebooks a placa de vídeo dedicada é usada apenas em aplicativos 3D exigentes, mas de qualquer forma, ela processa e envia as imagens para o chip integrado exibir na tela, como se fosse "terceirizado". Utilizando normalmente só vai funcionar o vídeo integrado para economia de energia. O que pode afetar o desempenho dela, caso ela esteja funcionando corretamente, é o perfil de energia do note ou altas temperaturas. Veja se mudar o perfil para "desempenho" altera em alguma coisa no desempenho, verifique a temperatura dos componentes rodando algum jogo também, bem como uso da CPU, GPU e RAM, pra isso use o MSI Afterburner.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Killer-NBT Vou criar uma repartição e instalar esses Windows que recomendou. Aliás, dentre esses: 

W10 LTSB

W10 1703

W10 1803

W10 LITE

W10 LTSB GAMER

 

Qual recomenda?

adicionado 3 minutos depois

@GuilhermeGB Segue status da GPU com BF3 rodando no LOW:

energia.png.41879d8d9f1f26c484c382c3f95d0562.png

 

afterburner.png.c86331a88beeac90551f693b2749dcba.pnggpu.thumb.png.9e355bb44312f0c3f97dc05c7c7378a8.png

Será que essa "terceirização" está ocorrendo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Andremalav

 

Até onde me recordo, os notebooks da HP usam drivers proprietários, ou seja, você tem ir no site do fabricante e baixar os drivers do seu modelo por lá (caso não existam drivers específicos para o Windows 10, pegue os drivers do Windows 8/8.1 se estiverem disponíveis - especialmente drivers de chipset).

 

Não é legal usar essas versões modificadas do Windows (independente da versão) por conta de brechas de segurança que elas possuem devido às "otimizações" e que podem ocasionar outros problemas mais à frente (fonte o vídeo é meio longo mas explica muito bem o motivo para se fugir dessas versões).

 

Outro ponto importante, a temperatura da GPU em uso está em 90°C ... já trocou a pasta térmica do processador e do chip gráfico em algum momento? Talvez este seja o problema, pois, em algum momento o sistema irá reduzir o desempenho da sua GT 650 por conta das temperaturas elevadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Andremalav de acordo com o gráfico do Windows, sua GPU está atingindo algo próximo a 100% de uso, é sinal de que ela está trabalhando, no entanto sua temperatura está chegando a 97ºC, de acordo com o MSI Afterburner, o que é muito alto. Você precisaria configurar o MSI Afterburner em conjunto com o Riva Tuner (que é instalado em conjunto) para exibir as informações em tempo real no canto da tela enquanto o jogo é executado. No YT tem alguns tutoriais ensinando como fazer. É bem provável que a frequência da GPU esteja sendo limitada pelo alta temperatura, por exemplo: se sua GPU tem frequência normal de 800MHz rodando um jogo, a alta temperatura pode estar forçando a placa a trabalhar a no máximo 600MHz (só um exemplo), e isso diminui consideravelmente o desempenho. Na imagem abaixo mostra mais ou menos como ficaria no canto da tela do jogo as informações, você pode personalizar o que vai exibir, essa é a maneira que eu uso:

 

687846953_msiafterburner.png.fa24e3e276939c0e16a5aebbe77c3f6e.png

 

Como você pode ver, dá pra acompanhar a temperatura, frequência e porcentagem de uso do processador, placa de vídeo e RAM, além do FPS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ítalo Bandeira

Fiz o download do driver mais recente (Windows 8.1) pra GPU do modelo específico da HP. sp59787. Instalei, mas não senti mudança.

 

Sobre o ressecamento da pasta térmica, bom ponto, o notebook é bem antigo, tenho ele desde 2013. E ainda ficou parado sem uso por uns 2 anos, 2016 e 2017. Porém não tenho conhecimento técnico pra abrir o notebook e realizar a troca da pasta e higienização do equipamento. Até tenho um tubo de pasta térmica que comprei há muito tempo (2010). Mas bem provável que isso possa resolver. Em assistências esse serviço é comum? Qual a faixa de valor?

Muito obrigado! 

adicionado 9 minutos depois

@GuilhermeGB

Realmente, o causa mais provável é a limitação da performance da GPU por conta da temperatura excessiva. Vou providenciar uma manutenção no equipamento e ver se melhora.

No início pensei que a GPU dedicada estava queimada, mas isso não é possível né, nas circunstâncias que descrevi acima. O que ocorre é uma limitação do desempenho dela, correto?

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, obrigado pela ajuda!

 

Levei o note em uma assistência aqui do meu bairro e solicitei o serviço de limpeza e troca da pasta térmica da CPU e GPU. Quando fui pegar o note o técnico disse que além de realizar a manutenção, o suporte/bracket que segura a GPU por baixo da placa estava quebrada, e assim a GPU não tinha contato com a placa (?!?!?!?!), mas que resolveu de alguma forma o problema. Acredito que o dissipador de calor não estava bem fixo e que isso estava ocasionando a redução de performance. Enfim, rodei o BF3 agora e tudo voltou como era antes, utilizei o CPU-Z para registrar os status durante o jogo e após, segue abaixo:

Durante o jogo:
image.png.e4270ed83f76c17c962b789b51fb5276.png
 

Algum tempo após:

image.png.1b41fe2d1085181cf6ca074722e488c0.png

 

As temperaturas já estavam estabilizadas, e isso me preocupa, 90ºC para GPU e 100ºC para CPU é de se preocupar? Logo após o serviço de limpeza e troca de pasta térmica?

 

Os valores de Clock durante o jogo também são os esperados?

 

Obrigado!

 

Edit1: Em Idle:
image.thumb.png.7d5f38db656e8e495af30a7921a09ba6.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!